TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CUSTEIO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MECÂNICOS, EM UMA EMPRESA

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE DE CUSTEIO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MECÂNICOS, EM UMA EMPRESA, EM MARABÁ

Alex Fagundes Brito(UEPA)

alexfagundes@hotmail.com

Brenno Pinheiro Dias(UEPA)

brennopinheiro82@hotmail.com

José Hilton da Silva (UEPA)

jshs@bol.com.br

Victor Rodrigues Matos(UEPA)

victor@hotmail.com

          Resumo

 Em meio à conjuntura de incertezas, que vão da economia à política, as empresas tem demandado profissionais mais bem preparados para melhorar o gerenciamento das suas operações internas. O controle de custos é muito importante para auxiliar o gestor a garantir a efetivação de um serviço, garantindo preço justo e lucro satisfatório. À vista disto, este artigo tem por finalidade analisar o custeio da prestação de serviços mecânicos em uma empresa localizada na cidade de Marabá-Pará. Para atingir o objetivo, a metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratória, onde se utilizou da compreensão dos conceitos relativos ao tema, assim como seus complementos; conhecer os fundamentos básicos de sistemas de custos. Assim o estudo pretende expor situações vivenciadas na prática e que poderão contribuir para outras análises e, consequentemente ajudar gestores na tomada de decisões quanto ao custeio de serviços de mão de obra mecânica e entre outros.

            Palavras-chave: Análise de custos, Sistema de custos, Custeio por absorção.

           Introdução

Nas últimas décadas, o desempenho das atividades que compõem o setor de serviço vem se destacando pelo dinamismo e pela crescente participação na produção econômica brasileira (IBGE, 2016). A prestação de serviços mecânicos é um segmento que merece atenção pela sua importância, pois deve ser oferecido com qualidade, tanto na execução do serviço em si, como no tempo hábil. Neste sentido, entende-se que é necessário para uma empresa deste ramo estar antenada às demandas do mercado.


À vista disso, o controle de custos é muito importante para auxiliar o gestor a garantir a efetivação de um serviço, garantindo preço justo e lucro satisfatório. Gerir custos é a demonstração de como vai ser a tomada de decisão na execução de ações, assegurando benefícios à organização. Por isso os sistemas de custos têm seu papel fundamental nas empresas.

Nota-se, então, que os gestores precisam contar com ferramentas certas e eficazes oferecendo-lhes tomadas de decisões seguras. Para os custos não aumentar, se faz necessário a preparação e qualificação dos gestores, melhorando a qualidade dos serviços. Disso, surge a necessidade de se ter um custeio, na qual se adapte às necessidades das prestadoras de serviços.

Para que isso ocorra, é preciso ter um gerenciamento de custos no ambiente de serviços, acertando os verdadeiros custos com o prazo de execução das atividades. Pensando nisso, criou-se aqui a situação de pesquisa: analisar a ferramenta de controle de custos de uma empresa de prestação de serviços, em Marabá – PA, com o intuito de verificar alguns dados envolvidos no custeio destes serviços, e seu comportamento, como o ponto de equilíbrio, etc.

O método utilizado aqui é o de Custos por Absorção, em que todos os custos ligados direta ou indiretamente à produção/serviço são fixos ou variáveis e são apropriados aos bens ou serviços oferecidos pela empresa. As empresas prestadoras de serviços seguem os mesmos padrões para a amortização dos custos usando a Absorção.

Os custos para empresas prestadoras de serviços são aqueles ligados à sua execução. O Custeio por Absorção é muito utilizado por estar de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade e das leis tributárias e por ser de fácil implementação por não precisar separar os custos.

Neste trabalho trataremos de custos sem fazer relacionamentos com despesas, embora ela esteja sempre presente. Assim o estudo pretende expor situações vivenciadas na prática e que poderão contribuir para outras análises e, consequentemente ajudar gestores na tomada de decisões quanto ao custeio de serviços de mão de obra mecânica e entre outros.

           Referencial teórico

Conceituação e classificação dos custos

Para Martins (2003, p. 17), “Custo é um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. Ou seja, quando se fala em custos faz-se referência aos salários, aos funcionários da produção, às matérias-primas ou recursos ligados direta ou indiretamente à produção de bens e/ou execução de serviços e podem ser fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. “Ocorre efetivamente quando da transformação da matéria prima em produto acabado, de forma que todos os gastos incorridos no processo fabril representam custos de produção.” (SZUTER, 2008, p. 139).

Conforme sua relevância, os custos são classificados como direto ou indireto. O primeiro é aquele que se consegue identificá-lo facilmente, pois estão ligados diretamente à produção/serviços. Quanto aos indiretos, estes têm identificação mais difícil e que muitas vezes se dá na forma de rateio, como por exemplo, o aluguel. E, conforme sua ligação com o volume produzido é classificados em fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que não dependem da quantidade produzida, ou melhor, não se alteram se a produção aumentar ou diminuir. Os custos fixos também podem ser vistos como custos fixos totais (CFT) custos fixos unitários (CFU), uma vez que este último tem variação inversamente proporcional ao volume produzido, pois seu valor é igual aos CFT divididos pelo total de unidades produzidas (CFU=CFT/Unidades Produzidas). Sendo assim, se diminuir a quantidade produzida, aumenta o custo fixo unitário.

Os custos variáveis têm variações proporcionais ao volume produzido, pois se o volume produzido aumentar, os custos variáveis também aumentará. Aqui, ao contrário dos custos fixos, quando se trata de custos variáveis unitários, estes são constantes, ou seja, não sofrem variação com o volume produzido. Logo, “É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos.” (MEGLIORINI, 2007, p.113).

Margem de contribuição

A Margem de Contribuição é a participação do produto/serviço em relação aos custos fixos. É o resultado da subtração dos custos variáveis totais pela receita. A Margem de Contribuição também pode ser unitária. O cálculo para tal consiste na subtração do preço de venda unitário do custo variável unitário. Ou seja, pode ser entendida como o Lucro Bruto, que é o quanto sobra ao empresário, do valor vendido, para pagar suas despesas fixas e ainda ter algum lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (361.9 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com