TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Investimento

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Na atividade supervisionada apresentada e desenvolvida, é possível identificar a maneiras que um grupo de pessoas com um recurso de R$ 1.000.000,00 de reais tiveram para ter uma renda proveniente deste valor inicial, para que tal feito tenha ocorrido vai ser apresentado ao longo do trabalho como multiplicar esse valor, uma das maneiras vai ser a abertura de uma empresa e a outra maneira é de investimentos em diversos setores, como ações, CDB, títulos do tesouro, entre outros.

Etapa 1

Passo 1 - Investimentos e economia brasileira para os próximos anos.

Para compreender melhor o cenário de investimentos no Brasil é necessário conhecer e definir as possibilidades de investimento, que é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, em longo prazo). O investimento pode ser caracterizado pelos seguintes aspectos:

• São todos os gastos que utiliza determinado modelo de mensuração, normalmente fluxo de caixa descontado;

• São geradores de outros produtos e serviços;

• São instrumento e meios para desenvolver as atividades;

• Não se exaurem de uma única vez;

• Deve haver o usufruto (uma obra de arte não seria considerada um investimento  industrial).

Investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

Os investimentos são divididos por tipos simples como:
- Investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks.
- Investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia. Os investimentos podem ser realizados das seguintes formas: Investimentos públicos, privados e mistos.

As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. Ele pode diferenciar-se segundo inúmeros fatores, podendo ser: de títulos (ações, títulos de dívida, opções de compra de ações etc), e propriedade (imóveis); direto (adquire diretamente direito de reivindicações sobre um título ou propriedade), e indireto (feito em uma carteira); de dívida (obrigação), capital próprio (patrimônio) ou títulos derivativos; de baixo ou alto risco; de curto ou longo prazo.

As organizações privadas têm como objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno ao investidor. Somente realizando investimentos a empresa ira viabiliza esse crescimento. Numa situação inversa, temos organizações que não estão em expansão, e que necessitam de um fluxo de investimentos, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência de suas máquinas e equipamentos. O administrador deve investir no segmento que ele conheça bem, pois já estará familiarizado com qual o equipamento comprar e qual estrutura é necessária para dar suporte a empresa, isso tudo vai ajudar a estimar o capital necessário para o negocio.

No Brasil hoje a vulnerabilidade de investir em algum setor da economia é muito grande pois determinados investimentos acabam tendo um retorno muito demorado, e grande parte dos investidores busca um investimento mais rápido.

Para quem deseja retorno rápido de seus investimentos no Brasil deve aplicar seus recursos em títulos do tesouro nacional onde as taxas são muito atrativas gerando grande crescimento na aplicação realizada.

Já quem aplica seus recursos e habilidades nas áreas de serviços deve seguir com cautela, pois em grande parte o retorno do dinheiro investido vem apenas a partir de dois anos que o estabelecimento já esteja em funcionamento e total faturamento. Muitas vezes as pessoas não possuem fundo o suficiente para entrar na modalidade de franquias e negócios próprios e acaba se endividando e alimentando cada vez mais o sonho de ser auto suficiente e seu negócio nunca atingir este objetivo.

Pode-se concluir que independente de onde se vá investir existe crescimento e sempre uma brecha positiva de alavancar seu negocio com sucesso, crises no país sempre existiram e  não é por isso que cada vez mais brasileiros atingem a casa dos milhões em seus negócios e investimentos, então se planeje e acredite no seu sonho no Brasil.


Passo 2 – Tabela: As principais modalidades de aplicação financeira.

Tipos de Aplicação

Risco

Rentabilidade

Liquidez

CDB (Certificado de depósito bancário)

Risco de a instituição financeira quebrar.

Taxa próxima a Selic.

Esperar o prazo de carência terminar ou optar pela liquidez diária.

Imóveis

Não ocorrer valorização na região.

Valorização da região

Aluguel

Tem um risco alto de liquidez (se precisar do dinheiro e não conseguir vender pelo preço do mercado, precisará vender pelo preço abaixo).

Fundo de Investimento

Oscilação no preço do mercado

Incerteza se irá receber ou não.

Depende do valor do investimento (quanto maior, mais lucro)

Não conseguir vender os ativos.

Caderneta de Poupança

Risco baixo.

Taxa de 0,5 mensalmente

Liquidez Imediata

Títulos Públicos

Governo Federal não honrar a dívida (Risco Baixo)

Possui rentabilidade definida (taxa fixa) no momento da compra.

Transforma o titulo em dinheiro antes do prazo.

Ações

Renda Variável.

Empresa falir.

Variável

Conforme acordado no ato do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com