TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Viabilidade

Por:   •  10/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ÁREA DE HUMANIDADES

DISCIPLINA: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS E NEGÓCIOS

BRUNA SCHULZ, GABRIELLE SANGIOGO, GUILHERME SANGIOGO E MATEUS SPRINGER

PROJETO DE NEGÓCIO: BUONGIORNO CAFÉ DA MANHÃ

IJUÍ (RS)

2022

INTRODUÇÃO

Empreendedores de primeira viagem e até grandes empresas cometem falhas graves na definição dos seus objetivos e no momento de elaborar seus projetos de negócios, fatos que colaboram para que as estatísticas sobre a vida de novas empresas em nosso país não sejam muito otimistas - de acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos.

O ideal seria que, todas as tarefas envolvidas em um negócio - desde o planejamento estratégico até as inovações tecnológicas, passando pela gestão financeira, a execução e acompanhamento dos resultados e a avaliação de desempenho das atividades - fossem pensadas antes de sua execução, verificando a praticabilidade do mercado para o negócio projetado e a viabilidade financeira do mesmo.

Portanto, o objetivo deste trabalho é elaborar um projeto de negócios funcional, desenvolvendo a estrutura inicial de uma empresa de produtos de café da manhã no formato delivery, a fim de verificar sua viabilidade, desde o planejamento financeiro - de investimentos iniciais e de infraestrutura -, inserção de mercado, produção e logística até a forma de verificação dos resultados obtidos.

1. IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

1.1 Caracterização da empresa

O projeto desenvolvido é para a criação de uma empresa de serviço no ramo alimentício com produtos comercializados exclusivamente em formato de delivery, onde os principais produtos comercializados são combos de café da manhã característicos por serem artesanais, produzidos com produtos preferencialmente caseiros e frescos.

1.2 Missão, Visão e Valores

Missão

Entregar um café da manhã sempre fresco e de qualidade, com gostinho de casa, onde você estiver.

Visão

Ser reconhecida como referência no momento do café da manhã, oferecendo aos clientes e parceiros uma relação duradoura

Valores

Comprometimento

Atenção aos detalhes

Qualidade

Equilíbrio

1.3 Ambições

Apresentar ao consumidor uma nova forma de tomar seu café da manhã, trazendo a ele o clássico café da manhã caseiro e tornando isso habitual, de forma que o cliente tenha a possibilidade de fazer a sua primeira refeição do dia de forma mais variada, com alimentos sempre frescos e de forma equilibrada.

2 MERCADO CONCORRENTE

A análise de mercado pode ser considerada uma das mais importantes seções do plano de negócios, toda a estratégia que será utilizada depende de como a empresa abordará o seu mercado consumidor, em busca da diferenciação da concorrência para agregar valor aos seus produtos e conquistar clientes.

Conforme DORNELAS (2018), os mercados mais atrativos são aqueles que possuem maior escalabilidade e potencial de crescimento, contudo, há outros aspectos a serem considerados, como a concorrência, as possibilidades de retorno de investimento e a possibilidade de atingir a liderança de mercado.

2.1 Tendências Ambientais

De uma perspectiva demográfica, esse projeto não possui restrições de abrangência, de modo a atender qualquer público, independente de segmentações. A principal ferramenta utilizada para a divulgação e venda dos produtos será um aplicativo de pedidos de comida, em formato de delivey, portanto, configura-se como um negócio online, os produtos serão disponibilizados em um formato dark kitchen.

Os modelos de negócios virtuais deixaram de ser privilégio de grupos seletos e de modelos específicos de empresas tradicionais ou com maior capacidade de expansão, isso tem criado oportunidades de negócios para empresas novatas ou que não tenham foco somente para produção de conteúdo online. Ainda mais num cenário pós pandêmico, onde este formato de negócio se mostra promissor e mais abrangente do que em anos anteriores, tendo em vista a transformação digital - e até mesmo cultural - que ocorreu e influenciou a forma dos consumidores comprarem.

Por se caracterizar como um modelo de negócio num formato de tele entregas também traz a possibilidade de reduzir custos e conseguir ser mais exato no momento de programar gastos, este formato de negócio promete fornecer maiores possibilidades de gerenciamento, tanto de custos de produção quanto de promoção de marketing, de forma a estar mais preparado para possíveis mudanças nas tendências do mercado.

2.1.1 Descrever o setor no qual seu negócio está inserido

A empresa constitui-se na área de prestação de serviços e comercialização no ramo alimentício, setor que apresentou grande crescimento no último ano em comparação aos anos anteriores. Os serviços serão oferecidos através de plataforma digital que permite a realização do pedido de forma personalizada - desde a construção do seu combo até o local de entrega.

Considerando ainda a retomada à rotina de trabalho e estudos pré-pandemia, a projeção é que o mercado consumidor deste serviço aumente, de forma que a corrida contra o tempo - seja para deixar as crianças na escola e ir para o trabalho, seja para chegar à escola a tempo - mostre o valor que o produto que oferecemos pode agregar à rotina do consumidor.

2.1.2 Quem são os competidores?

Tomar conhecimento da concorrência é dever de qualquer empreendedor que queria ter potencial competitivo no mercado. Uma análise criteriosa dos principais concorrentes do negócio, no momento do planejamento, permite que a empresa estabeleça estratégias de marketing e market share mais eficientes.

Se tratando de um empreendimento que não oferece um produto inovador, este projeto enfrenta o desafio de que outros estabelecimentos poderão ofertar produtos semelhantes e podem substituir o ofertado. O diferencial está na apresentação e entrega dos produtos.

Esse diferencial será destacado como uma das principais estratégias do marketing realizado para a empresa.

2.1.3 Quadro de comparação

[pic 1]

3 MERCADO CONSUMIDOR

O trabalhador e o estudante estão sempre em movimento, muitas vezes com pouco ou nenhum tempo para o preparo de suas refeições, sendo essas pessoas em sua maioria também moradores unitários em suas residências, ou quase não estão em casa fazendo com que quantidades normais de alimentos a serem comprados acabam estragando-se, dessa forma trazendo a considerada mais importante refeição do dia, o café da manhã sempre fresco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (361.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com