TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Demonstrações Contábeis

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

AVALIAÇÃO A2

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis

2020.1

ARTIGO 1: Resumo preparado por Alice Costa


Título do artigo

Evidenciação de instrumentos financeiros derivativos nas demonstrações contábeis: uma análise das empresas brasileiras

Contextualização

O artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre as formas de evidenciação de instrumentos financeiros derivativos nas Demonstrações Contábeis divulgadas no Brasil. Foram analisadas as Demonstrações Contábeis das vinte maiores empresas brasileiras não financeiras classificadas de acordo com a receita líquida.

Questão e Hipótese de Pesquisas

Por que adquirem contratos dessa natureza? como contabilizam e comunicam perdas e ganhos com esses contratos?

Concentra-se em analisar de que forma as empresas brasileiras não financeiras evidenciam operações com instrumentos financeiros derivativos em suas Demonstrações Contábeis já que transações desse tipo não fazem parte de seu contexto operacional.

Objetivo

Demonstrar as alterações patrimoniais e gerar informações é um dos objetivos da Contabilidade. Essa tarefa tem se tornado cada vez mais complexa nos últimos anos devido, principalmente, ao desenvolvimento e volatilidade do sistema financeiro e pela sofisticação e complexidade das transações econômicas. Com base nas recomendações e modelos de contabilização da Instrução Normativa 235 da CVM, o presente trabalho busca analisar como as operações com instrumentos financeiros derivativos vêm sendo evidenciadas nas Demonstrações Contábeis de empresas brasileiras não financeiras.

Para a consecução dos objetivos foi realizado um estudo exploratório descritivo que segundo Lakatos e Marconi (1992) "é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno".

Breve descrição da metodologia utilizada pelo autor

Para a consecução dos objetivos foi realizado um estudo exploratório descritivo que segundo Lakatos e Marconi (1992) "é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno".

A população definida para análise na pesquisa são as empresas brasileiras, Sociedades Anônimas de Capital Aberto, não Financeiras. Através desse método, foram selecionadas 195 empresas, ordenadas em ordem decrescente em função da receita líquida constante na Demonstração do Resultado do Exercício do ano de 2002. Para estabelecer-se o tamanho da amostra, considerou-se a representatividade da amostra em relação a população em função da receita líquida anual constante na Demonstração de Resultado de Exercício de 31 de dezembro de 2002.

Resultados Encontrados

A análise das Demonstrações Contábeis das vinte maiores empresas brasileiras, no que se refere à evidenciação de instrumentos financeiros derivativos, revela que a grande maioria das companhias abertas, ainda, não informam, de acordo com a Instrução Normativa 235 da CVM, corretamente e de forma clara, o mercado de suas operações com derivativos.

Desde que a matéria foi disciplinada pela CVM em 1995, ainda há diferenças entre as práticas de divulgação de instrumentos financeiros pelas companhias abertas brasileiras e as determinações da Instrução Normativa 235/95.

Conclusão

Apesar de os instrumentos financeiros derivativos prestarem-se, principalmente, a estratégias de gestão de risco, muitas vezes eles são utilizados para especulação e operações financeiras de cur-to prazo. Assim, invariavelmente, os instrumentos financeiros sujeitam a empresa a outros fatores de risco para os quais ela não estava originariamente exposta.

ARTIGO 2: Resumo preparado por Deborah Teresa Carvalho dos Santos

Título do artigo 

ESTUDO DO GRAU DE INTANGIBILIDADE POR MEIO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS S/A DE CAPITAL ABERTO CONSTANTES DO ÍNDICE IBRX - ÍNDICE BRASIL.

Contextualização

O estudo dos ativos intangíveis tem sido significativo nas últimas décadas, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Tal interesse advêm da maneira como esses ativos têm se valorizado nas empresas. Antunes e Martins (2002) afirmam que a economia mundial vem passando por um processo de transformação dentro de um contexto de transição para uma sociedade baseada no conhecimento, na qual os ativos intangíveis apresentam-se como um recurso econômico, juntando-se aos demais recursos tradicionalmente citados como tangíveis.

Questão e Hipótese de Pesquisa

Diante dessa nova realidade, a contabilidade deve acompanhar a evolução da sociedade, fornecendo informações que considerem os ativos intangíveis. Iudícibus (2004) afirma que a função fundamental da Contabilidade tem se mantido inalterada desde os seus primórdios, sendo seu principal objetivo fornecer informações relevantes para que cada usuário possa tomar suas decisões. Porém, afirma também que tem havido significativas mudanças nos tipos de usuários e nas formas de informação que esses têm buscado.

Hendriksen e Van Breda (1999) explicitam que cada grupo de usuários pode ter objetivos muito diversos a partir das demonstrações contábeis, sendo que o que influencia essa diversidade é a necessidade das informações para predições e tomada de decisões.

Verifica-se, portanto, que a partir dos diversos tipos de usuários das demonstrações contábeis, cada um verifica quais informações lhe são úteis, sendo que essa decisão é influenciada principalmente pelo objetivo e interesse de cada usuário em uma entidade. Para atender os dois grandes grupos de usuários: externos e internos, a contabilidade, como sistema de informações, apresenta-se em dois segmentos: gerencial e financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (278.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com