TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  5/11/2021  •  Exam  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

A CPFL Energia S/A, uma das maiores companhias privadas do setor elétrico brasileiro, fundada a mais de 100 anos, é uma holding que através das suas subsidiárias, distribui, comercializa e gera energia elétrica para várias regiões do território nacional.

Em 2016, no início de julho, a CPFL Energia foi informada por um de seus acionistas controladores, a Camargo Corrêa S.A., que esta havia recebido e aceitado proposta da State Grid Corporation of China (“State Grid”) para aquisição de sua participação no bloco de controle da Companhia. A referida transação passou por todas as aprovações cabíveis e foi concluída no dia 23 de janeiro de 2017, quando a State Grid se tornou acionista controlador da CPFL Energia, com participação acionária de 54,64%

Atualmente a State Grid Corporation of China (SGCC) controla a CPFL Energia S/A por meio de suas subsidiárias State Grid International Development Co., Ltd, State Grid International Development Limited (SGID), International Grid Holdings Limited, State Grid Brazil Power Participações S.A. (SGBP) e ESC Energia S.A.

A empresa possui 14% do market share nacional e, através de suas 4 distribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE), abastece  687 municípios e distribui energia elétrica a 9,7 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Esta análise tem como principal objetivo avaliar a situação econômico-financeira da CPFL Energia S/A através do estudo do balanço patrimonial, DRE e DFC no período de 2016 a 2019. Utilizou-se, para tanto, as informações contidas no site da B3 (http://www.b3.com.br/pt_br/), as demonstrações completas anuais publicadas no site da empresa, as informações do site da CPFL e, com esses dados, calculou-se análise horizontal e vertical, indicadores de rentabilidade, liquidez endividamento e lucratividade.

Para fins de comparabilidade entre os anos, foi necessário atualizar os valores das demonstrações conforme os índices de inflação dos períodos, conforme quadro abaixo:

Inflação

2019

-

2018

3,75%

2017

2,95%

2016

6,29%

Ao longo do período de 2016 a 2019, a CPFL Energia, uma das maiores companhias privadas do setor elétrico brasileiro, obteve desempenho favorável no que diz respeito à capacidade de ofertar retornos pelo capital investido pois, no período analisado, a empresa apresentou resultados positivos e crescentes, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 8, 11, 17 e 20%. nos respectivos anos, o que faz dela uma boa opção de investimento. O fato de a CPFL conseguir, em 2019, uma margem líquida de 9% no último ano de análise ajuda a alavancar o ROE. Dos, 29 bilhões, de receita líquida, 78% foi absorvido pelos custos da operação, 6% foi utilizado para custear as despesas gerais, administrativas, comerciais e de equivalência patrimonial, 2% foi para custear o resultado financeiro e 4% foram devidos em impostos, resultando assim, em um lucro líquido de 2,7 bilhões.

A empresa ao longo dos períodos analisados passou por significativas mudanças em sua estrutura organizacional, principalmente após a aquisição de controle pela State Grid. Em 2016 a empresa finalizou o período com 44 bi de ativos em seu balanço patrimonial e ao final de 2019 esse número subiu para 44,8 bi (atualizado conforme inflação do período). Em 2019, do ativo total ,10,34 mi (23,5%) compunha o ativo circulante, onde a conta clientes é a que possui maior representatividade neste grupo, com 4,9 mi (11,3%). Tal fato se deve devido ao ramo de atuação da CPFL, que diferentemente do que se observa na maioria das empresas industriais e do varejo, onde a conta estoque possui maior representatividade, na CPFL a conta clientes é mais representativa pois trata-se de companhia responsável por distribuição de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com