TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC XANXERÊ

Ianael

Jéssica

Vanessa S. Lima

Zelca

Gestão Empresarial: Controladoria e Finanças:

Análise das Demonstrações Contábeis

Xanxerê – SC

2021

1 INTRODUÇÃO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

O presente estudo trata – se de análises de demonstrações contábeis da empresa Vulcabras Azaléia. É uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de valores brasileira (B3) e atua a mais de seis décadas no ramo calçadista brasileiro.

Com a análise de balanços, é possível mensurar a saúde de uma empresa, e neste caso, de sociedades anônimas de capital aberto. Com a abertura para adquirirem quotas, qualquer pessoa passa a ter direito de adquirir uma parte da empresa, através da compra de ações na bolsa de valores, onde é possível realizar essa operação.

As análises das demonstrações contábeis é uma ótima ferramenta para conseguir informações necessárias para o desenvolvimento de uma empresa, os indicadores financeiros permitem distinguir tanto os pontos fortes da empresa quanto os pontos vulneráveis. Deste modo, obtém-se dados coerentes acerca da saúde financeira da instituição, ajudando na constituição de planos futuros e sobre as tomadas de decisão.

        Em 2020, em especial no primeiro semestre do ano, a paralisação generalizada em virtude do combate a pandemia de Covid-19, impactou de maneira negativa no fluxo produtivo das fábricas da empresa Vulcabras. No decorrer do 2º semestre, apesar da retomada do ritmo da produção, os aumentos de preços nas matérias primas,  os problemas com o abastecimento e a alta no absenteísmo, acabaram por elevar o custo dos produtos produzidos. As matérias primas mais afetadas foram aquelas em que os preços mantêm alguma indexação ao Dólar Americano ou são cotados como commodities internacionais.

  1. INDICADORES DE ANÁLISE

Tabela 1, balanço patrimonial em anexo (Excel).

  1. INDICADORES DE ANÁLISE

  1. ANÁLISE DA ESTRUTURA DE CAPITAIS DA EMPRESA:

A estrutura de capitais de uma empresa é composta por capital de giro, fixo, terceiros, próprio.

  1.  Capital de Giro:

É a quantidade de dinheiro que a empresa precisa para operar regularmente, ele é representado pelos itens com liquidez em curto prazo.

          AC + Realizável a LP

Total do Ativo

2020

2019

2018

68,59%

60,96%

64,46%

  1. Capital Fixo:  

O capital fixo consiste no capital físico que é consumido durante um ciclo de produção. A exemplo de edifícios, máquinas e equipamentos.

        Imobilizado

Total do Ativo

2020

2019

2018

31,41%

39,04%

35,54%

Analisando os dados do capital de giro em relação ao capital fixo, podemos dizer que, por se tratar de uma indústria, há pouco investimentos em capital fixo, por exemplo, a empresa poderia investir mais em máquinas e equipamentos, para evitar sucateamento, e fragilidade diante de seus concorrentes, porém podemos perceber, que a empresa optou por arrendamentos, a partir do ano 2019, ou seja, opta por pagamento de alugueis ao invés de aumentar seu capital fixo, dessa forma tem maior liquidez em suas operações.

  1. Capital de terceiros:  

É o recurso que entra na empresa por meio de capital de terceiros(endividamentos), financiamentos.

        __PC_+ PNC_____

 Total do Passivo

2020

2019

2018

32,98%

19,77%

29,04%

  1. Capital Próprio:  

É o recurso que sai do bolso dos acionistas, está ligado diretamente no patrimônio líquido da empresa.

            _____PL______

Total do Passivo

2020

2019

2018

67%

80,23%

70,96%

        

Em análise ao capital próprios e capital de terceiros, nota-se que há maior proporção em capital próprio, isso é um ponto muito interessante, pois é a fonte de recursos menos onerosos. Neste caso é favorável que a empresa realize novos investimentos em capital fixo, para modernizar sua produção.

  1. COMPOSIÇÃO DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA

 PC/PL =

Ano 2020 = 27%

Ano 2019 = 13,7%

Realizando a análise do endividamento geral, foi constatado que a empresa possui endividamento maior a curto prazo do que a longo prazo, gerando um problema no seu fluxo de caixa, pois somente com recurso disponível em caixa, não é suficiente para honrar com suas obrigações, sendo assim é aconselhável que a empresa gire mais seus estoques, e diminua o prazo médio de recebimentos dos clientes.  

3.3 ANÁLISE VERTICAL X HORIZONTAL DO BALANÇO PATRIMONIAL E DRE

Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial - Tabela 2, em anexo (Excel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com