TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  9/5/2023  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis

ROL escolhida: 01

Participando da “ROL 1” foi discutido em sala online os principais conceitos trazidos no módulo 1 da disciplina, assim como os conceitos básicos da contabilidade e sua importância não só para as empresas, mas para a sociedade como um todo, pois qualquer impacto financeiro e/ou econômico pode refletir em toda a sociedade, e nessa ROL entendemos de forma mais clara o principal diferencial de cada vertente da contabilidade, quais são os diferenciais entre a Contabilidade Financeira e a Gerencial, quais são as etapas de um Ciclo Operacional e os tipos de Gastos e como elas estão diretamente relacionadas ao nosso dia a dia.

Durante os debates com os grupos definidos pela tutora, entendemos sobre os tipos de funções existentes na contabilidade, a Financeira, que foca no controle do patrimônio, tais como bens, direitos e obrigações, e a Econômica, que está voltada para a apuração do resultado. Também foi falado sobre os tipos de usuários que as informações contábeis podem ter: Internos, que são os proprietários, diretores, gerentes e supervisores e o Externo, que são os acionistas, governo, fornecedores, clientes, entidades financeiras, entre outros e os tipos de Gastos, que são todos os consumos de bens e serviços, adquiridos a vista ou a prazo, efetuados pela empresa, que conforme suas características podem se dividir em: Custos, que são gastos efetuados com o objetivo de gerar bens ou prestação de serviços, como por exemplo a matéria prima; Despesas, que representam o consumo de bens e serviços, com o objetivo de gerar receita, como por exemplo a despesa de vendas; Perdas, que são gastos involuntários feitos pela empresa, como um incêndio; Investimento, que é o gasto atribuído a geração de benéficos futuros.

Em conversa sobre alguns exemplos da contabilidade em grandes empresas, foi citado por uma colega o caso mais recente da empresa Americanas envolvendo uma fraude corporativa e um rombo de 20 Bilhões de reais. Esse caso para mim foi um exemplo claro de como a contabilidade vai além dos muros da empresa. Este em específico afetou a todos: aqueles que investiam em ações da empresa, os funcionários diretamente e indiretamente vinculados a corporação e a empresa de auditoria relacionada a esse caso. Esse rombo afetou também os clientes das Americanas, pois as ofertas foram atingidas, abrindo margem para que seus concorrentes ofertassem produtos com valores abaixo dos anunciados por eles. Nesse exemplo citado durante a ROL 1, ficou claro o conceito de risco sacado, que é a antecipação de recebíveis (que foi o principal causador dessa fraude), a importância de uma equipe de auditoria bem preparada e principalmente a importância da Contabilidade dentro do mundo corporativo e como ela está ligada a ciências humanas.

Em resumo ao debate da “ROL 1”, a contabilidade é importante para qualquer empresa ou organização, independente do seu tamanho ou setor de atuação, se é publica ou privada e exerce um papel importantíssimo na sociedade, pois é a partir das informações geradas por ela que uma empresa pode tomar qualquer decisão.

Por todas essas razões, a contabilidade é se torna uma área fundamental para a gestão de qualquer empresa ou organização, sendo indispensável para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com