TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Demonstrações Contábeis

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Agres Stefane Mendonça Gonçalves

Carem Santana

Jaqueline Ramos

Luis Rogério

Orlando Almeida

Paula Layane

Sara Santos

Witiane Livino dos Santos

ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Administração da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC) como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração

Prof. (a): Rute Santana

Camaçari

2018

ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Agres Stefane Mendonça Gonçalves

Carem Santana

Jaqueline Ramos

Luis Rogério

Orlando Almeida

Paula Layane

Sara Santos

Witiane Livino dos Santos

RESUMO

O presente trabalho que tem por tema “Análise das demonstrações contábeis”, tem como foco principal destrinchar os passos da contabilidade gerencial principalmente dentro de sistemas de informações. Mostrar as análises de forma detalhada mostrando seus objetivos e finalidades.

        

Palavras-chave: Análise. Demonstrações contábeis. Contabilidade gerencial.

ABSTRACT

The present work that has the theme "Analysis of the accounting statements", has as main focus to unravel the steps of the managerial accounting mainly within information systems. Show reviews in detail showing your goals and purposes.

Key words: Modernity. Analyze. Accounting statements. Management accounting.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 04

2 REVISÃO DE LITERATURA ------------------------------------------------------------------- 04

  2.1 CONTABILIDADE GERENCIAL ----------------------------------------------------------- 04

  2.2 CONCEITO ------------------------------------------------------------------------------------- 05

  2.3 HISTÓTIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL --------------------------------------- 05

  2.4 AREA DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL ------------------------- 07

  2.5 QUAL A DIFERENÇA DE DEMONSTRAÇÃO CONTABIL E FINANCEIRA? - 08

  2.6 SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS (SIC) ---------------------------------- 09

  2.7 OBJETIVOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL ----------------------- 10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------------- 12

4 REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------------13

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial é uma área e extrema importância tanto para administradores como para contadores, com ela pode-se ela lidar com informações, cálculos de impostos, tributos dentre outras finalidades. Para Crepaldi (2011, p. 6), “contabilidade gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivos fornecer instrumentos aos administradores de empresas que auxiliem em suas funções gerenciais.” Entende-se que a Ciência Contábil toma forma de um sistema completo e dinâmico que incorpora todos os eventos financeiramente mensuráveis dentro de uma organização, com o propósito de informar com exata totalidade o valor patrimonial da empresa.  

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade é um dos principais sistemas de controle e informação das empresas. Com a análise do Balanço Patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, é possível verificar a situação da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como análises de estrutura, de evolução, de solvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, de retorno de investimentos etc. (CREPALDI, 2010, p. 6).

Conforme o pesquisador Silva (2008, p. 1) “a contabilidade é uma ciência que registra, verifica e analisa os fatos financeiros e econômicos que decorrem da situação patrimonial de uma pessoa física ou jurídica, mostrando ao usuário que tem interesse de avaliar a situação da entidade.”

Qualquer empresa precisa de uma contabilidade, independentemente do tamanho e porte da mesma. Seja prestadora de serviços ou vendas. É necessário ter controle de fluxo de caixa, balancetes, livros diários. Com essas informações é possível administrar e fazer decisões mais precisas dentro das organizações. Silva (2008, p. 01) assim revela:

“A importância da contabilidade para qualquer empresa independe se seu tamanho; é decorrente da necessidade de ter a escrituração contábil completa, inclusive o livro diário e os balancetes, não apenas para controlar o patrimônio, mas também para administrar as tomadas de decisões nos negócios.”

2.2 CONCEITO

A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de meditação sobre os mesmos, objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros. A análise de balanços deve ser entendida e estudada de maneira abrangente, isto é, deve ser designada mais propriamente como “Análise Contábil” ou “Análise das Demonstrações Financeiras”, uma vez que a mesma tem como objeto de estudo, análise e interpretação, não apenas o Balanço Patrimonial, como também todas as demais demonstrações contábeis ou financeiras, elaboradas pela empresa e prescritas nos textos legais. A análise das demonstrações contábeis é uma técnica onde a realização dos processos de formação, comparação e execução demonstra a situação financeira da empresa para um diagnóstico sobre o momento econômico e financeiro da empresa em tempo estabelecido e comparado aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com