TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Desenvolvimento

Por:   •  30/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento

É de conhecimento geral que o mercado de capitais e o mercado financeiro desempenham um papel de extrema importância na evolução das atividades empresariais e no desenvolvimento econômico. Porém, o que não é sabido por boa parte das pessoas, é que, para se ter um bom crescimento e tomadas de decisões assertivas nas atividades, é necessário o uso da contabilidade, sem a+ qual, qualquer passo tomado pela empresa, através dos seus gestores, ou por acionistas, se empresa de capital aberto, seria um “tiro no escuro”.

Para o auxílio das tomadas de decisões, foram criadas as “Demonstrações Contábeis”, nas quais podemos citar as quatro mais importantes discutidas na sala virtual com a professora Ana Carine, sendo elas: “Balanço Patrimonial - BP”, “Demonstração do Resultado do Exercício - DRE”, “Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC” e “Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL”.

Das quatro citadas anteriormente, demos enfoque na maior parte da aula no “Balanço Patrimonial - BP”, que é a relação de seus ativos, passivos e patrimônio líquido em uma data específica e a “Demonstração do Resultado do Exercício - DRE”, que mostra a situação financeira da instituição, pois essas demonstrações são suficientes para tomada de diversas decisões. Porém, em um breve momento no final da reunião online, a professora Ana Carine comenta sobre as demais demonstrações e relatórios, e menciona um relatório que possui muito peso e relevância para tomada de decisões, o “Relatório dos Auditores Independentes”.

Esse relatório tem como objetivo mostrar os resultados analisados sobre as demonstrações contábeis da instituição de forma que, outras pessoas (acionistas, governos, bancos, clientes e fornecedores) possam ter um maior conforto e uma posição resumida de alguém que não faz parte da organização sobre as informações passadas pela empresa em seu BP, DRE, e outros.

Conclusão

Com isso, podemos concluir que, por mais que o BP e a DRE sejam tidos como as demonstrações contábeis mais importantes de uma instituição, elas e as demais demonstrações ganham uma enorme força e criam uma visão positiva da instituição, para interessados na mesma (acionistas, governos, bancos, clientes e fornecedores), se o relatório de auditoria tiver um parecer positivo. Também, podem causar um grande prejuízo caso esse parecer for negativo, podendo perder muita credibilidade no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com