TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual - Contabilidade

Por:   •  4/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  2.620 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo: 0521-1_36

Aluno: Giovanni Polesel Dias

Turma: Gestão Empresarial

Tarefa: Relatório de Análise dos exercícios sociais de 2019 e 2020 da Magazine Luiza

Introdução

         A Magazine Luiza é uma das maiores companhias varejistas do Brasil. Criada em Franca/SP, na década de 50, a empresa expandiu sua atuação, é referência em e-commerce e possui 1.113 lojas físicas distribuídas por 21 estados brasileiros.

         A demonstração contábil do exercício tem como objetivo apresentar a situação em que a empresa se encontra para que as negociações e decisões sejam realizadas por fornecedores, investidores, administradores, entre outros.

         O objetivo dessa atividade é analisar os relatórios dos exercícios sociais de 2019 e 2020 fornecidos pela Contabilidade da Magazine Luiza, levando em conta os tópicos abaixo:

- Análise Horizontal;

- Análise Vertical;

- Cálculo do Índice de Liquidez;

- Cálculo da Estrutura de Capital;

- Cálculo da Lucratividade;

- Cálculo da Rentabilidade;

- Conclusão sobre a Situação Econômica e Financeira.

Análise horizontal

         A análise horizontal observa o resultado de demonstrações financeiras ao longo do tempo. Ou seja, demonstra o resultado de evolução da empresa, e para isso é necessário um ano base para comparação. Neste relatório, o exercício social de 2019 será considerado o ano base, conforme observado na tabela 1:

[pic 3]

Tabela 1: Análise Horizontal do Balanço Patrimonial

         Na análise horizontal realizada, podemos observar os ativos da Magazine Luiza 20% maior em comparação com 2019, com um aumento no caixa 609% maior que 2019 e com os investimentos 20% maior que 2019.

         Na análise dos passivos, os empréstimos e financiamentos de curto prazo alcançaram um valor de 20340% em relação a 2019, enquanto os empréstimos e financiamentos superiores a 1 ano reduziram 98% comparado ao ano anterior, ou seja, só atingiram 2% os valores de 2019. O patrimônio líquido ficou 3% abaixo de 2019, alcançando somente 97% do valor do ano anterior.

[pic 4]

Tabela 2: Análise Horizontal do Resultado do Exercício

        Na análise horizontal do resultado do exercício da Magazine Luiza, pode-se verificar um aumento de 41% da receita líquida de bens e serviços. As despesas também tiveram aumentos significativos. As despesas operacionais tiveram aumento de 54%, as despesas com vendas um aumento de 43%, as despesas gerais e administrativas tiveram 33% de aumento. As despesas financeiras tiveram redução de 26% em relação a 2019, porém as receitas financeiras também reduziram 69% em relação ao ano anterior. O resultado antes dos tributos sobre o lucro foi 69% menor, resultando em um lucro líquido 58% menor que 2019.

Análise vertical

         A análise vertical é realizada através dos cálculos percentuais do grupo de contas relacionado com o total, avaliando a importância das contas no resultado.

[pic 5]

Tabela 3: Análise Vertical do Balanço Patrimonial

         Na análise vertical realizada na tabela 3, o ativo circulante teve pequeno aumento na proporção dos ativos totais de 65% para 66%, enquanto o ativo não circulante reduziu de 35% para 34%. A maior diferença se observa nas aplicações financeiras, que reduziram de 24% para 5%. Os estoques também aumentaram de 19% para 24% e outros ativos circulantes aumentaram de 3% para 12%.

         Nos passivos totais, observa-se um aumento do passivo circulante de 39% para 52%, que diferem na proporção principalmente nos fornecedores, que aumentaram de 29% para 24% e nos empréstimos e financiamentos, que aumentaram de 0% para 7%. O passivo não circulante reduziu sua participação de 21% para 16%, representados principalmente pela redução dos empréstimos e financiamentos superiores a 1 ano, que reduziram de 5% para 0%. O patrimônio líquido também sofreu alteração na participação de 41% para 33%, impactado principalmente pelo capital social realizado, que reduziu de 32% para 27%.

[pic 6]

Tabela 4: Análise Vertical do Resultado do Exercício

         Na análise vertical realizada na Tabela 4, pode-se observar uma pequena variação na proporção que compõe a receita de venda de bens e serviços. O resultado bruto teve redução de 27% para 25% e os custos dos bens e serviços vendidos teve um aumento de 73% para 75%. As despesas operacionais tiveram aumento de 20% para 22%, enquanto outras receitas operacionais reduziram de 2% para 0% e o resultado antes do resultado financeiro e dos tributos reduziu de 7% para 3%.

         A proporção de receitas financeiras diminuiu de 4% para 1% e as despesas financeiras também diminuíram de 4% para 2%. Com isso, o resultado antes dos tributos sobre o lucro caiu de 7% para 1% e o lucro líquido reduziu de 5% para 1%.

Cálculo dos índices de liquidez

         A liquidez imediata demonstra a capacidade da empresa em lidar com emergências financeiras (curtíssimo prazo) e é calculada pela divisão do caixa e equivalentes de caixa pelo passivo circulante.

          A liquidez corrente demonstra a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações financeiras no curto prazo e é calculada na divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.

          A liquidez seca tem função similar à liquidez corrente, porém o estoque não é levado em conta no ativo circulante. É calculada na divisão do ativo circulante (sem o estoque) pelo passivo circulante.

         A liquidez geral demonstra a capacidade financeira da empresa a médio e longo prazo, normalmente acima de 1 ano, e é calculada pela divisão do ativo circulante somado ao realizável a longo prazo pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante.

          Os índices de liquidez demonstram as condições que a Magazine Luiza terá com relação ao pagamento de tributos, fornecedores e salários dos funcionários.

[pic 7]

Tabela 5: Índices de Liquidez da Magazine Luiza

          Como pode ser observado na Tabela 5, o índice de liquidez imediata teve um aumento de 345% comparado ao ano anterior, visto que o valor de caixa teve um grande aumento também. Porém o índice de liquidez corrente teve uma redução de 24% e o índice de liquidez seca teve uma redução de 32%, impactados pelo aumento do passivo circulante. Esse aumento também impactou o índice de liquidez geral, que teve redução de 11%.

          Apesar da redução dos índices de liquidez corrente, seca e geral de 2019 para 2020, a capacidade da empresa continua sólida mesmo para médio e longo prazo.

Cálculo da estrutura de capital

          Os índices de estrutura de capital analisam o endividamento e geração de caixa para o pagamento de juros e dívidas.

          O índice de endividamento geral mede o quanto da dívida que pode ser quitado com o ativo total da empresa. É calculado pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante e dividido pelo ativo total da empresa.

          O índice de composição do endividamento mede a relação entre o passivo de curto prazo e o passivo total da empresa. É calculado pelo passivo circulante dividido pelo passivo circulante somado ao passivo não circulante.

          O índice de imobilização de capital próprio demonstra quanto dos recursos a empresa aplica em ativos não circulantes, e é calculado pelo ativo não circulante divido pelo patrimônio líquido.

          O índice de imobilização de recursos não recorrentes mede quanto de capital próprio e capital de terceiros está investido em ativos não circulantes e é calculado pelo ativo não circulante dividido pelo passivo não circulante somado ao patrimônio líquido.

          O índice do passivo oneroso sobre o ativo demonstra o quanto a empresa está dependente de instituições financeiras, baseado no passivo não circulante dividido pelos ativos totais.

[pic 8]

Tabela 6: Índices de Estrutura de Capital

          Como pode ser observado na Tabela 6, o índice de endividamento geral da Magazine Luiza cresceu 13% em comparação a 2019. O índice de composição de endividamento também cresceu 18%, o que aumenta as obrigações de curto prazo em relação as obrigações de terceiros. O índice de imobilização de capital próprio também aumentou 20%, o que pode aumentar a dependência em capital de terceiros e financiamento para o ativo circulante. O índice de imobilização de recursos não correntes aumentou 23%, o que demonstra também um aumento do grau de imobilização da empresa. Por outro lado, o índice de passivo oneroso sobre o ativo da empresa ficou 25% inferior ao de 2019, já que houve um aumento considerável nos ativos totais.

Cálculo da lucratividade

          Os índices de lucratividade auxiliam na análise da capacidade da empresa de gerar lucro.

          A margem bruta indica a eficácia da empresa no processo produtivo e é calculada na divisão do lucro bruto pela receita líquida.

          A margem operacional também leva em conta os custos necessários para garantir a operação e é calculada na divisão do lucro operacional pela receita líquida.

          A margem líquida leva em conta além dos custos citados as despesas financeiras e impostos, e pode ser calculada na divisão do lucro líquido pela receita líquida.

          O giro do ativo avalia quantas vezes a empresa recuperou a quantia aplicada no ativo por meio de vendas. É calculada pelo valor de vendas líquidas dividido pelos ativos totais.

[pic 9]

Tabela 7: Índices de Lucratividade

          Em relação aos índices de lucratividade, a margem bruta da Magazine Luiza teve redução de 9% em relação a 2019, indicando que apesar do aumento da receita líquida, o lucro bruto não acompanhou a mesma proporção. A margem operacional teve redução de 78%, demonstrando que os custos operacionais foram maiores. A margem líquida reduziu 70%, demonstrando que o lucro líquido também não acompanhou a mesma proporção do aumento da receita líquida. Já o giro ativo teve um aumento de 18% em relação a 2019, já que a receita líquida foi maior que os ativos totais, demonstrando que foi possível recuperar a quantia aplicada no ativo.

Cálculo da rentabilidade

          Os índices de rentabilidade avaliam o retorno sobre os investimentos efetuados na empresa.

          O retorno do patrimônio líquido avalia se o rendimento é compatível com alternativas de investimento e é calculado através da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido.

          O retorno dos investimentos analisa o payback do investimento e é calculado pela divisão do lucro líquido pelos ativos totais.

[pic 10]

Tabela 8: Índices de Rentabilidade

          Com relação aos índices de rentabilidade, pode-se observar na Tabela 8 que os índices de rentabilidade apresentaram reduções. O retorno do patrimônio líquido apresentou redução de 56% em relação a 2019, demonstrando considerável queda do lucro em relação ao patrimônio líquido. O retorno dos investimentos apresentou redução de 65% em relação ao ano anterior, explicado pela redução do lucro líquido e aumento dos ativos totais da empresa.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

          Pode-se concluir na avaliação do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício da Magazine Luiza que o ano de 2020 teve resultado abaixo do esperado pela empresa.

          Na análise horizontal, podemos observar um aumento dos ativos e passivos em relação a 2019. Nos ativos circulantes, em especial, tivemos um aumento de 609% em relação ao ano anterior de caixa e nos passivos circulantes, o destaque foi em relação a empréstimos e financiamentos de médio/longo prazo, atingindo 20340% do valor de 2019. Na DRE, observa-se aumento de 41% da receita líquida, porém aumento do custo dos bens vendidos, das despesas operacionais, despesas com vendas e despesas gerais e administrativas, impactando no valor do lucro líquido com uma redução de 58% em relação a 2019.

          Na análise vertical, observa-se que as proporções do ativos circulantes e não circulantes foram similares aos de 2019, porém nos passivos houve uma diferença significativa nas proporções, com os passivos circulantes aumentando a participação para 52%, principalmente com os valores de fornecedores e empréstimos e financiamento. Por outro lado, as proporções de passivos não circulantes e do patrimônio líquido foram reduzidas para 16% e 33%, respectivamente. Na DRE observa-se o aumento dos custos dos bens e serviços e das despesas operacionais, impactado no lucro operacional e lucro líquido, que reduziram ambos para 1%.

          Analisando a Liquidez, o índice de liquidez imediata teve um aumento de 345% comparado ao ano anterior, visto que o valor de caixa teve um grande aumento também. Porém o índice de liquidez corrente teve uma redução de 24% e o índice de liquidez seca teve uma redução de 32%, impactados pelo aumento do passivo circulante. Esse aumento também impactou o índice de liquidez geral, que teve redução de 11%. Liga-se o alerta, porém apesar da redução dos índices de liquidez corrente, seca e geral de 2019 para 2020, a capacidade da empresa continua sólida mesmo para médio e longo prazo

          Na Tabela 6, podemos avaliar a estrutura de capital da Magazine Luiza, que obteve aumento em comparação a 2019 do índice de endividamento geral, do índice de composição de endividamento, do índice de imobilização de capital próprio e do índice de imobilização de recursos não correntes. O que nos demonstra que aumenta as obrigações de curto prazo em relação a terceiros, aumenta a dependência em empréstimos e financiamento para o ativo circulante e o grau de imobilização da empresa. Por outro lado, o índice de passivo oneroso sobre o ativo da empresa ficou 25% inferior ao de 2019, já que houve um aumento considerável nos ativos totais.

          Quanto aos índices de lucratividade, a margem bruta, margem operacional e margem líquida tiveram reduções significativas, demonstrando que o lucro líquido não acompanhou a mesma proporção do aumento da receita líquida. Já o giro ativo aumentou devido à receita líquida, que foi maior que os ativos totais, demonstrando que foi possível recuperar a quantia aplicada no ativo.

          Analisando os índices de rentabilidade, pode-se observar que tanto o retorno do patrimônio líquido quanto o retorno dos investimentos apresentaram redução m relação ao ano anterior, explicado pela redução do lucro líquido da empresa.

          Apesar do ano de 2020 ter um resultado bem inferior ao de 2019, a empresa está com lucro líquido positivo. É necessário para um resultado superior no próximo exercício, a redução de despesas operacionais, despesas de vendas e despesas gerais e administrativas e manter o crescimento da receita líquida.

Referências bibliográficas

OLIVEIRA, A. et al. A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações. Gestão e Negócios, 2010.

MAGAZINE LUIZA, Quem Somos, 2016. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/ShowCanal/Quem-Somos?=urUqu4hANldyCLgMRgOsTw= - Acesso em 01/07/2021.

BONA, A. Indicadores de Liquidez, 2019. Disponível em: https://andrebona.com.br/indicadores-de-liquidez-corrente-seca-imediata-e-geral-entenda/ - Acesso em 01/07/2021.

REIS, A. Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise. Ed. Saraiva, 2009.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (323.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com