TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL CONTABILIDADE

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3]

ATIVIDADE INDIVIDUAL CONTABILIDADE

LOJAS AMERICANAS

Janeiro/2019

[pic 4]


Disciplina: Contabilidade

Turma: [turma]


Introdução

O presente trabalho busca elaborar um relatório que analise os dois exercícios sociais da empresa Lojas Americanas, dos períodos base de 2017 e 2016. Com base em seus demonstrativos elaboramos as análises verticais e horizontais.

A partir dessas análises calculamos os indicadores contábeis no que tangem a liquidez, estrutura de capital, lucratividade e rentabilidade. Assim, além de analisar os números da empresa comparando com as contas internas e séries históricas (2017X2016), demonstramos também os principais índices que demonstram a saúde da empresa para o usuário das demonstrações.

Portanto, ao final da análise pudemos ter uma visão não só contábil como também gerencial das Lojas Americanas. Podendo, assim, concluir sobre a sua situação econômica e financeira.


Desenvolvimento

Análise Vertical e Horizontal do Ativo

[pic 5]

Análise Vertical: Podemos observar que tanto em 2016 quanto em 2017 (sendo mais expressivo em 2017) o ativo circulante é maior que o ativo não circulante, demonstrando uma maior liquidez no ativo. O ativo circulante é predominantemente composto por caixa e equivalentes (somente em 2017), aplicações financeiras, contas a receber e estoques.

Vale destacar que o estoque apesar de alto não é tão representativo igual em alguns setores, visto que no setor varejista uma das principais estratégias para incrementar a rentabilidade patrimonial (ROE) é a utilização do menor nível de estoque possível. Para alcançar os objetivos da organização, as margens podem ser reduzidas para incentivar o aumento no giro de parte do ativo circulante. Dessa forma, buscando impulsionar os resultados através do aumento de volume de vendas.

Já no ativo não circulante as contas mais representativas são investimentos e imobilizados, o que é bastante comum nas empresas.

Análise Horizontal: Na análise horizontal destaca-se o grande aumento na conta de Caixa e Equivalentes, o que pode ser explicado pela capitação de empréstimos em 2017, o qual pode ser notado no passivo, pincipalmente no curto prazo. Esse fato também pode explicar o aumento na rubrica de aplicações financeiras, uma vez que a sobra de caixa (proveniente do empréstimo) possa ter acarretado em uma aplicação.

O aumento de 12% no estoque pode ser explicado pelo aumento do número de lojas da Companhia, o qual passou de 1.127 em 2016 para 1.306 em 2017. O pequeno aumento no Contas a Receber pode ser explicado pelo pequeno aumento do prazo médio de recebimento (de 50,19 dias em 2016 para 51,12 dias em 2017) e pelo aumento de 6% da receita líquida de vendas (Vide DRE):

[pic 6]

Para o ativo não circulante a variação deve-se basicamente ao aumento do imobilizado e dos investimentos. Isso pode ter ocorrido por conta das novas lojas (aumento do imobilizado).

Análise Vertical e Horizontal do Passivo

[pic 7]

Análise Vertical: A composição do passivo permaneceu muito parecida em 2017 se comparado a 2016. No passivo circulante as principais contas são Fornecedores e Empréstimos e Financiamentos, demonstrando a dependência da empresa ao capital de terceiros. No ativo não circulante a conta mais significativa é Empréstimos e Financiamentos de longo prazo, corroborando que a empresa é alavancada.

Para o patrimônio líquido destaca-se o Capital Social sendo seguido pela Reserva de Lucros

Análise Horizontal: Na análise horizontal o aumento de 11% na conta de Fornecedores pode ser explicado pelo aumento do Estoque de 12% de 2016 para 2017. A conta de Salários de Obrigações Trabalhistas pode ter tido seu aumento de 70% relacionado ao aumento no número das lojas, os quais demandaram novos funcionários.

A conta de Empréstimos e Financiamentos tanto de curto quanto de longo prazo apresentou um aumento significativo (76% no curto e 11% no longo). Essa captação de recursos também pode estar associada às novas lojas, visto que são demandados investimentos e recursos.

Por fim, houve um aumento expressivo do Capital Social em 2017. Esse fato pode ser explicado pela oferta pública de ações.

Análise Vertical e Horizontal do Resultado

[pic 8]

Análise Vertical: A composição do resultado permaneceu muito parecida em 2017 se comparado a 2016. Podemos observar que os custos e as despesas operacionais são muito altos e são valores bem próximos da Receita Líquida de Vendas, o que acaba por reuzir muito a margem da Companhia. Contudo, esse é um fator comum nas empresas de varejo, as quais buscam reduzir sua margem e ganhar no volume de vendas.

Análise Horizontal: Na análise horizontal o aumento de 6% tanto na Receita Líquida quanto no Custo de Venda pode ser explicado pelo aumento no número das lojas. Além disso, em 2017 foi acelerada a mudança do modelo de negócios das Lojas Americanas do e-commerce (Vendas Diretas/1P) para o modelo híbrido de plataforma digital (combinação de Vendas Diretas/1P, Marketplace/3P e Serviços).

O aumento das despesas operacionais também pode ser devido ao aumento das lojas. Isso porque aumenta-se despesas com pessoal e com obras devido aos novos pontos de vendas.

Análise dos Indicadores

Indicadores de Liquidez

Os indicadores de liquidez apontam a capacidade financeira da empresa para honrar os compromissos com terceiros, logo demonstra a capacidade da empresa para liquidar suas dívidas.

Liquidez Imediata

[pic 9]

Esse índice mede a capacidade financeira da empresa para honrar seus compromissos de curto prazo contando apenas com suas disponibilidades (caixa e equivalentes). Observa-se que a Liquidez imediata aumentou, mas ainda se manteve baixa sinalizando uma eficiente gestão do fluxo de caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (812.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com