TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Externa em empresa de Construção Civil para obtenção de Certificação em Meio Ambiente

Por:   •  22/11/2017  •  Artigo  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E PERICIA CONTABIL – UNINORTE, Manaus, Am, Brasil, novembro/2009

Auditoria Externa em empresa de Construção Civil para obtenção de Certificação em Meio Ambiente

Sarah Maia Viana (UNINORTE) sarahmviana@gmail.com

Edileuza Lobato da Cunha. Msc. (UNINORTE) edileuza@uninorte.com.br

Resumo

Este estudo objetivou identificar os fatores contribuem para o surgimento de legislações, normatizações e certificações nas Empresas de Construção Civil que buscam se certificar na ISO 14001. Em resposta a esse problema de pesquisa, os objetivos deste artigo são identificar e caracterizar as etapas de implantação da auditoria e analisar os requisitos para atender as normas e instituições que tratam do Meio Ambiente. Para tanto, verificou-se a relevância e dificuldades de Empresa de Construção Civil na implantação dessas normas ambientais e os processos da implantação de normas e procedimentos com o uso de SGA – Sistema de Gerenciamento Ambiental, como também a obrigação de fazê-lo funcionar dentro das exigências de padrões legais. Na pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se dos métodos de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, através de análise de dados de uma Auditoria Interna no Canteiro de Obras para levantamento de desvios e não conformidades, assim como pontos de ação a serem executados para o sucesso da obtenção da Certificação, foram também usados livros que subsidiarem teoricamente esta pesquisa; seguindo de uma entrevista direcionada aos Gestores de um Consórcio firmado entre Camargo Corrêa e Construbase na elaboração do Projeto Ponte Estaiada sobre o Rio Negro na cidade de Manaus/AM. Como resultado constatou-se que a implantação de normas e procedimentos traz resultados satisfatórios, como redução no custo benefício devido a altas multas aplicadas caso a empresa não cumpra com legislação vigente de Meio Ambiente, assim como proporcionará ter-se um melhor controle sobre a qualidade dos serviços executados e redução dos acidentes de trabalho e, consequentemente, permitir as tomadas de decisões mais eficazes para o sucesso da Obra.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Auditoria Ambiental, SGA - Sistema de Gerenciamento Ambiental, Legislação Ambiental e ISO 14001.

1 - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP

Devido a competitividade de empresas brasileira nos mercados internacionais o PBQP veio com o objetivo de fornecer a gestão de qualidade nas empresas nacionais e prepará-las para competir com as empresas internacionais. O programa difundiu o conceito de qualidade na construção, como estratégias empresarial e gerencial.

Com as mudanças provocadas na sociedade e com o aumento das exigências dos clientes privados e do Estado fizeram com que as empresas buscassem novas formas de gestão, cada vez mais fundamentadas nos princípios dos sistemas de gestão da qualidade.

Dentre os Programas voltados às empresas construtoras destaca-se o Projeto de Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras – SiQ –C, do qual resultou um sistema de Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, que tem como referência as normas da série NBR ISO 9000. Esse sistema é composto de uma série de requisitos e uma estrutura de operacionalização.

Neto (2001) explica que a auditoria ambiental é uma ferramenta gerencial, que por meio de uma verificação da performance ambiental, pode auxiliar na determinação de melhorias a serem realizadas. Logo, seria possível afirmar que esta ferramenta tem função importante não apenas para a gestão ambiental, mas também para toda a gestão da empresa. A auditoria ambiental pode ser utilizada para minimizar os riscos financeiros da empresa e auxilia na avaliação do SGA, comparando-o com a política definida pela empresa.

De acordo com o Plano do Sistema Integrado de Gestão – SIGO da empresa Consórcio Rio Negro, revisão 02 datado em 28 de maio de 2009, classifica e define o Desdobramento da Estratégia e a Política Integrada em:

Quadro 1: Desdobramento da Estratégia e a Política Integrada

Perspectivas:

Definição:

Econômica-Financeira

Define os objetivos e metas relacionadas a índices econômicos financeiros, tais como: Fluxo de Caixa, Lucratividade e Margem Bruta. Esta perspectiva garante a sobrevivência do Consórcio Rio Negro. Ela se relaciona com a Política Integrada através da frase: “Atendimento às expectativas e necessidades das partes interessadas”.

Cliente Mercado

Define os objetivos e metas relacionadas à satisfação de seus clientes externos, partes interessadas e posicionamento de mercado, tais como: índice de satisfação dos clientes, desenvolvimento de novos negócios, relação de confiança com o Cliente e Responsabilidade Social com a comunidade. Esta perspectiva se relaciona com a Política Integrada através das frases: “Atendimento às expectativas e necessidades das partes interessadas” e “Atendimento à Legislação e outros requisitos aplicáveis”.

Processos Internos

Define os objetivos e metas relacionadas à melhoria contínua de seus processos, levando-se em consideração aspectos de qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social, tais como: índices de não conformidades, índices de produtividade, taxa de frequência, prazo, risco do empreendimento, ações na comunidade, desempenho ambiental e grau de conscientização sobre Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Esta perspectivas se relaciona com a Política Integrada através das frases: “Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, “Qualidade dos nossos produtos e serviços”, “Preservação de aspectos sociais negativos”, “Prevenção e controle dos aspectos ambientais” e “Promoção da ética e do desenvolvimento sustentável”.

Inovação e competências

Define os objetivos e metas relacionadas à inovação dos processos e desenvolvimento de competências, tais como: treinamentos e formação de pessoas. Esta perspectiva se relaciona com a Política Integrada através de frases: “Melhoria continua” e “Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores”.

Fonte: Plano do Sistema Integrado, Consorcio Rio Negro, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com