TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Interna Na Gestão De Risco

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  15.393 Palavras (62 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 62

INTRODUÇÃO

 O cenário atual do ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam minimizar falhas e evitar problemas que coloquem em risco a imagem da entidade, diante dos acionistas, dos clientes e do mercado em geral.

Diante desse cenário, e ainda, das novas exigências regulatórias que seguem na tendência mundial de fortalecimento, cada vez mais evidenciado nas estruturas de controle, tem aumentado consideravelmente, por parte das organizações, a criação ou o aperfeiçoamento do controle interno, levando, por conseqüência, a elevação do grau de importância das atividades desempenhadas pela Auditoria Interna.

        

  Nesse sentido, a importância da Auditoria Interna no processo de gestão tem aumentado a exigência por um alto grau de especialização por parte dos auditores, o que supõe que o auditor atue de forma coordenada e tenha como finalidade básica o assessoramento à administração.

  A Auditoria Interna é o conjunto de técnicas que visa avaliar, de forma amostral a gestão da entidade, pelos processos e resultados gerenciais, mediante a confrontação de informações.  Tem por objetivo fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle da empresa, bem como prestar apoio aos gestores.

O principal ponto de gerenciamento de riscos é avaliar a incerteza do futuro, de modo a tomar a melhor decisão possível, onde por meio de planejamento, haja melhora no relacionamento com as partes interessadas.

Desse modo, tem-se como problemática da pesquisa: a Auditoria Interna auxilia na gestão de riscos das empresas?

   

 A fundamental hipótese pesquisada é que a Auditoria como controle interno auxilia a administração na tomada de decisão, demonstrando por meio de relatórios os riscos que a empresa pode enfrentar. A adoção de um novo gerenciamento que visa à prevenção de erros e fraudes, irá criar dentro da empresa a oportunidade de se aplicar novas idéias que venham proteger a empresa de futuras ameaças.

 

O auditor por meio de análises e estudos irá emitir relatórios que auxilie a administração a gerenciar os riscos de modo a reduzi-los e a ter benefícios com os pontos positivos e minimizar os pontos negativos, preparando assim a empresa para enfrentar os riscos e gerenciá-los adequadamente.

O principal objetivo da pesquisa é analisar a importância da Auditoria para as entidades, expondo os riscos que encontrados diante da dinâmica do mercado concorrente.

                     

                          A estrutura da monografia está composta em quatro capítulos, a saber:

No primeiro capítulo são apresentados o conceito, objetivos e normas utilizados pelo profissional desta área, estabelecendo a responsabilidade, o processo de trabalho e os relatórios emitidos.

É evidenciado no segundo capítulo o conceito de controles internos, juntamente com as medidas utilizadas pela empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos fatos contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas.

O terceiro capítulo apresenta a gestão de risco, com sua definição, bem como com as perspectivas dos riscos nas empresas, classificação dos riscos empresariais e a Auditoria Interna na gestão de riscos.

No quarto capítulo é apresentada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário aos funcionários de uma multinacional com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos em relação aos controles internos da empresa.

O presente estudo pretende demonstrar que a adoção de um controle interno adequado auxilia na tomada de decisão, além de prevenir a empresa contra os riscos que podem surgir. Um controle interno eficiente possibilita a empresa estabelecer metas com o objetivo de estimular os empregados de modo que ambas as partes fiquem satisfeitas.

CAPÍTULO I. AUDITORIA

Administração, de um modo geral, deve apresentar relatórios contábeis e informações sobre a situação financeira e patrimonial a sociedade das entidades. É nesse momento que o parecer do auditor se torna de importância fundamental, pois o parecer evidencia que as demonstrações contábeis das empresas foram elaboradas de acordo com as normas e princípios contábeis.

Segundo CREPALDI, [1] a Auditoria ganha espaço quando tenta esclarecer à sociedade se as informações que as empresas fornecem são coerentes com o divulgado, valendo-se de normas e padrões de natureza técnica e ética, tornando-se assim elemento fundamental no sistema.

A Auditoria não substitui a função da Administração, mas sim, se soma e auxilia na tomada de decisão e mostra a real situação da empresa, tal como seus pontos fracos e fortes.

O autor referenciado comenta que a Auditoria objetiva mensurar os registros e demonstrações contábeis decorrentes do patrimônio, por meio de exames de documentos, livros, registros e inspeções. Os exames efetuados são de acordo com as normas de Auditoria, onde o auditor utilizará os procedimentos que julgar necessários para assim comprovar que os registros contábeis estão de acordo com as normas e princípios contábeis, e se a situação econômico-financeira do patrimônio reflete adequadamente as informações ali prestadas.

FRANCO e MARRA definem Auditoria como,

                                  “A técnica contábil que – através de procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções, e na obtenção de informações e confirmações, relacionados com o controle do patrimônio de uma entidade – objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com princípios fundamentais e normas de Contabilidade e se as demonstrações contábeis deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.” [2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100 Kb)   pdf (500.8 Kb)   docx (353.5 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com