TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria e Certificação Ambiental

Por:   •  5/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria interna é a auditoria realizada dentro da organização, efetuada por um funcionário da empresa, que não deve estar subordinado àqueles cujo trabalho examina. Ela tem o objetivo de atender as necessidades da administração e para isso é realizada a auditoria contábil e operacional. Além de gerenciar o controle interno ela pode detectar e prevenir fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades, praticadas por agentes internos ou externos. Também são vantagens da mesma o ajuste de processos contábeis a padrões internacionais e a contribuição para uma maior observância das leis fiscais.

A auditoria externa é a auditoria executada por um profissional independente em relação à organização, contratado exclusivamente para verificar os relatórios contábil-financeiros e atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras. Ele emite sua opinião sobre as demonstrações financeiras examinadas, como por exemplo o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração do fluxo de caixa.  Para atingir esse objetivo é necessário planejamento adequado de seu trabalho, avaliação do sistema de controle interno relacionado com a parte contábil e revisão analítica das contas do ativo, passivo, receita e despesa. Adicionalmente, o auditor externo ou independente, além de sua opinião ou parecer sobre as demonstrações contábeis, passou a emitir um relatório-comentário, no qual apresentava sugestões para solucionar os problemas da empresa.

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada. Ela tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

 A auditoria financeira compreende a preocupação em certificar se os valores físicos existentes estão de acordo com os saldos registrados nos extratos bancários, nos registros contábeis e no boletim de caixa.

É também de responsabilidade da auditoria financeira verificar se o dinheiro da empresa está sendo aplicado corretamente e se os controles internos do departamento financeiro são eficazes em evitar fraudes e irregularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com