TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE A UVA

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Aluno: Victor Hugo Grijo dos Santos

Turma :ENG8004_22

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem de fazer registros de transações comerciais, teve maior notoriedade a partir do século XV quando o Frei Franciso Luca Pacioli criou o método de partidas dobradas. Com o aumento das transações econômicas a contabilidade vem tendo papel cada vez mais importante no mercado e nas relações da empresas entre si ou com o mercador exterior. Para isso o profissional de contabilidade necessita dominar as ferramentas que permeiam essas ciências, além de ter pleno conhecimento das normas nacionais e internacionais de contabilidade.

Para desempenhar um bom papel um cientista contábil ou contador deve entender quem são os usuários e para quem as informações contábeis prestadas irão, os usuários podem ser internos, da empresa, ou externos, além disso cada usuário vai necessitar de um conjunto ou seleção de informações diferentes para análise, um sócio ou acionista de uma empresa estão interessados na rentabilidade da empresa logo, querem saber se empresa traz retorno ao seu investimento, já o governo ,que também é usuário das informações contábeis, observa o crescimento social, ambiental, a lucratividade e na arrecadação de impostos de uma empresa. Com o intuito de prestar boas informações o profissional contábil deve ter domínio e compreender os princípios contábeis (entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competências e prudência), sem deixar de ter domínio das ferramentas e normas contábeis.

As principais ferramentas contábeis são os livros de escrituração e as demonstrações financeiras, essas ferramentas servem não somente para controle das transações da empresa, mas também para futuras auditorias e melhoras e controle de despesas.

Por fim, o alinhamento e a adaptação às normas contábeis internacionais e as adaptações estudadas e analisadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), vão pouco a pouco padronizando as normas contábeis nacionais com as do mercado internacional, fazendo com que os profissionais da área tenham que se manter em constante atualização, para continuarem dentro dos padrões e emitam suas informações de forma coesa e principalmente em um mesmo padrão que os outros profissionais do mercado interno e externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com