TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CONTABILIDADE GERENCIAL - UVA (UNIVERSIDADE VEIGA DE ALEMIDA)

Por:   •  9/6/2021  •  Exam  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

1. CUSTO, DESPESA E INVESTIMENTOS

O trabalho gerencial de uma organização não é nada fácil. As tomadas de decisão

Podemos dizer que custo, despesa e investimentos são conceitos distintos, entretanto, vale lembrar que eles têm algo em comum: Todos são gastos. Gastos são qualquer desembolso que uma empresa realiza em prol da obtenção de algo, seja um bem ou serviço, que vise ou não um benefício futuro, para operelização da organização.

Primeiramente, vamos falar sobre o que é INVESTIMENTO no âmbito contábil. De acordo com o inciso III do art. 179 da Lei 6.404/76, "Investimentos" são "as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa".

Investimentos representam aplicações e participações financeiras, conforme definido do artigo 179, possuem natureza permanente e visam rentabilizar rendimentos ao investidor, de maneira que esses rendimentos não sejam destinados a manutenção da atividade normal da instituição.

Esses investimentos podem ser classificados de acordo com a periocidade com que se vise o retorno financeiro - Investimentos de curto, médio ou longo prazo.

Agora entrando no assunto DESPESAS. Ela representa o desembolso feito pela organização sob justificativa de manter uma estrutura, ainda que mínima, para o funcionamento do negócio, visando geração de receita, porém não associada a produção de bens produtivos ou serviços. Elas estão associadas as partes administrativas e comerciais (ou vendas) de uma organização. Concluindo, estão ligados a manutenção da operelização de um negócio. Exemplos: salários, serviços de telefonia e internet, aluguel, publicidade em meios variados etc.

Essas despesas, ainda, possuem um subnível de classificação – Fixas e variáveis:

• Despesas Fixas: São aquelas despesas que não variam, de acordo com o consumo. Por exemplo, aluguel, salários de colaboradores (horas extras não entram dentro desta classificação), seguros etc.

• Despesas Variáveis: São aquelas que variam, de acordo com o consumo: Por exemplo, contas de água e luz, hora extra de colaboradores e comissão de vendas.

Elas ainda podem ser classificadas, de acordo com o departamento Administrativas (água, luz, salários etc), Comerciais (material para divulgação, comissão de vendas etc), Operacionais (material de escritório e de limpeza etc) e Financeira (tarifas bancárias e de boletos, juros etc).

Por fim, chegamos aos CUSTOS. De acordo com a NPC 2 do IBRACON:

“Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

Resumindo, podemos dizer que custos são valores gastos com bens produtivos ou serviços, estão ligados a atividade produtiva. Os custos estão intimamente ligados a atividade principal da empresa.

Os custos, também, podem ser subdivididos:

• Custos Fixos: São aqueles custos que não variam de acordo de acordo com o volume da produção. Exemplo: Aluguel do espaço onde a produção é realizada.

• Custos Variáveis: São aqueles custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com