TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE GUANAMBI - BA

Por:   •  1/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

cesg – centro de educação superior de guanambi

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 2]

USANDO A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: A importância da contabilidade no comércio varejista de Guanambi

Guanambi – BA

Setembro / 2014

ALEX SILVA CRUZ[pic 3]

DAUANA VIEIRA DE CASTRO FIALHO

ADRIÂNGELO GOMES DE OLIVEIRA

USANDO A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: A importância da contabilidade no comércio varejista de Guanambi

Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis apresentado à Faculdade Guanambi, como requisito básico para aprovação da matéria.

Orientador Metodológico: Prof. M.Sc. Pablo Teixeira Viana.

Orientador Temático: Prof. Warlei Oliveira De Souza.

Guanambi – BA

Setembro / 2014

[pic 4]

SUMÁRIO


USANDO A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: A importância da contabilidade no comércio varejista de guanambi

  1. INTRODUÇÃO

As atuais exigências do cenário econômico fazem com as empresas adequem cada vez mais as suas práticas de gestão a essa nova realidade de um mercado competitivo. Essa nova realidade se da tanto no campo tecnológico, social, econômico, financeiro, etc., exigindo das empresas meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao sucesso da empresa, que chegue em tempo hábil afim de auxiliar nas tomadas de decisões corporativas.

Nesse contexto a Contabilidade gerencial pode ser definida como o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação (tanto financeira como operacional) utilizada pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro da organização e para assegurar o uso e a responsabilidade sobre seus recursos.

Para Crepaldi (2011, p. 6):

A contabilidade é uma atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter a documentação dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros. O papel da contabilidade torna-se ainda mais importante nas complexas economias modernas. Uma vez que os recursos são escassos, temos de escolher entre as melhores alternativas, e para identifica-las são necessários os dados contábeis.

Dessa forma nota-se quão indispensável é a contabilidade no auxílio da gestão empresarial, responsável por fornecer os instrumentos que contém as informações sobre a situação econômico financeira das entidades e auxiliarão os gestores nos processos de tomadas de decisões a fim de maximizar os lucros das entidades.

Porém muitas empresas, ainda nos dias atuais, não utilizam a contabilidade como ferramenta de gestão deixando de tomar as melhores decisões com base nos relatórios por ela fornecidos. Uma das causas para isso é a falta de conhecimento do empresário sobre a contabilidade e as diversas demonstrações contábeis oferecidas por essa ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com