TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS APLICADA

DEPARTAMENTO CONTABILIDADE

GERSON COSTA JUNIOR

LARISSA HRABER

LETICIA NOGUEIRA M TAMANINI

SABRINA LOPES

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIA

PONTA GROSSA

2018

GERSON COSTA JUNIOR

LARISSA HRABER

LETICIA NOGUEIRA M TAMANINI

SABRINA LOPES

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIA

[pic 1]

PONTA GROSSA

2018

SUMÁRIO

1. Introdução                                                                        pag.04

2. Desenvolvimento                                                         pag.06

2.1 Principais Conceitos, Objetivos e Características                         pag.06

2.2 Processo Orçamentário                                                 pag.07

2.2.1 Previsão                                                                pag.07

2.2.2 Orçamento                                                                 pag.07

2.2.3 Controle                                                                pag.08

2.3 Controle e Planejamento                                                pag.08

3. Conclusão                                                                 pag.10

Referencia                                                                        pag.11


1. INTRODUÇÃO

        A contabilidade é uma ciência que tem por desígnio: registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e acontecimentos que comprometem as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade, este um conjunto de bens, direitos e obrigações.  

A Contabilidade Orçamentária é uma especialização da Contabilidade Gerencial, contando com todos os recursos desta e funcionalidades como diversos orçamentos de forma independente. Também define regras de transferência de valores realizados oriundos de outras contabilidades, em tempo real ou em processo de batch.

A Contabilidade Orçamentária também pode manter os valores orçados com a preservação dos valores originais, registrando as revisões de orçamento. Ainda controla os valores orçados, revisados e empenhados. No fim, pode emitir relatórios específicos para comparação entre valores orçados e realizados.

O objeto de qualquer contabilidade é o patrimônio. A Contabilidade Orçamentaria não está interessada somente no patrimônio e suas variações, mas, também, no orçamento e sua execução (previsão e arrecadação da receita e a fixação e a execução da despesa), além de registrar todos os fatos contábeis (modificativos, permutativos e mistos), registra os atos potenciais praticados pelo administrador, que poderão alterar qualitativa e quantitativamente o patrimônio.

Contabilidade Orçamentaria tem o objetivo de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.

II  – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender o gestor público que trabalha no setor de contabilidade, de auditoria, bem como aquele que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processará as mudanças na contabilidade do setor público.

Procedimentos Contábeis Orçamentários: princípios orçamentários; receita orçamentária: conceito, classificações, estágios, mecanismo de dedução da receita orçamentária; despesa orçamentária: classificações, créditos orçamentários, estágios, estágio intermediário “em liquidação”, restos a pagar, despesas de exercícios anteriores;

2. DESENVOLVIMENTO

        O desenvolvimento deste trabalho é expor sobre contabilidade e planejamento orçamentária, como um instrumento que vem disponibilizar as entidades benefícios quanta informação e benefícios.

        Em primeiro lugar será descrito conceito, objetivos e características de orçamentária, para então relatar os processos utilizados e por fim contabilidade e planejamento.

        No cenário atual, pode-se observar que os negócios empresariais buscam profissionais qualificados para gerir, obter informações rápidas e eficientes para maximização de lucros.  A contabilidade orçamentária é uma ferramenta de planejamento e controle onde a entidade pode mensurar o quanto se deseja produzir e alcançar a receita proposta, partindo de um recurso analisado.

2.1 PRINCIPAIS CONCEITOS, OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

        A contabilidade orçamentária é uma ferramenta para planejamento e controle das entidades, pode-se dizer que seja uma especialização da contabilidade gerencial, o qual busca planejar com antecedência as ações a serem executados e o recurso a serem aplicados, com regras de transparência nos resultados, seja em tempo real ou em processo.

Pode-se definir que orçamentaria tem um plano administrativo que abrange muitas fases de operações para um período futuro definido. O orçamento tem como objetivo acompanhar a atuação da entidade e garantir que as irregularidades sejam analisadas e adequadamente controladas, para isto é necessário o acompanhamento diário do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com