TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1][pic 2][pic 3]

A CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR

INTRODUÇÃO

Mediante proposta lançada, buscou-se identificar os fatores que regem o cronograma administrativo e econômico da empresa ...
Portanto, conclui-se que a contabilidade é um sistema que registra atos e fatos administrativos e subsidia a atuação do consultor de empresas, através de balanços e balancetes patrimoniais, projeções dos demonstrativos financeiros, orçamentos estratégicos, etc

CONTABILIDADE AMBIENTAL
A contabilidade do meio ambiente tem crescido em importância para as empresas em geral, porque a disponibilidade e a escassez de recursos naturais tanto nas empresas privadas quanto nas estatais a cobrança é a mesma. 
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
Poderíamos sintetizar as seguintes vantagens da utilização da contabilidade ambiental: 
- identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em custos e benefícios adequadamente medidos;
- permite aferir, economicamente, as reduções de gastos com água, energia e outros recursos, renováveis ou não;
- gera informações e demonstrativos sobre a eficácia e viabilidade econômica das ações ambientais;
- a publicação do balanço ambiental gera transparência da gestão e uma potencial melhoria de imagem da entidade produtora perante o público;
- a contínua correção dasações ambientais, em decorrência da utilização de dados físicos-contábeis, contribui para a sociedade como um todo – pois haverá redução do nível de agressão à natureza na elaboração de produtos e serviços indispensáveis

A Demonstração do Valor Adicionado é um dos indicadores constantes do Balanço Social e segundo Kroetz (2000, p. 40) “[...] apresenta o conjunto de dados que revelam a riqueza gerada pela entidade em determinado período, bem como sua distribuição.”.
Ou seja, ela é a diferença entre as receitas brutas da empresa e os recursos adquiridos de terceiros e aplicados no processo produtivo, num determinado período, bem como este valor foi distribuído entre empregados, governo, sócios ou acionistas e financiadores.
Embora os dados sejam retirados em sua grande maioria da Demonstração dos Resultados do Exercício, estas duas demonstrações não se confundem, uma vez que a DRE tem o objetivo de demonstrar a remuneração do capital investido, o lucro, enquanto a DVA evidencia, além do resultado gerado para sócios e acionistas, a quem se destinou o restante da riqueza gerada.
Segundo Rodrigues (1995, apud KROETZ, 2000, p.42) “A DVA vem sendo considerada pelos analistas um dos critérios que melhor indicam a medida da eficácia da gestão empresarial, superior a do lucro [...] tudo isso dentro da concepção de que a missão moderna na empresa representa um papel econômico e social.”
Conforme Kroetz (2000), a DVA representa o Produto Interno Bruto da Empresa (PIB), e uma de suas relevâncias é ade permitir o cálculo do PIB de um ramo de atividade, de uma região, de um município, de um estado, de um país etc.

REGIONALIZANDO
A pesquisa foi realizada na cidade de Petrolina, localizada na região sertaneja do Estado de Pernambuco. Após a pesquisa realizada, identificou-se que existe apenas uma ONG que trabalha com reciclagem de lixo. A empresa em estudo é a Ecovale que tem parceria firmada com a Prefeitura de Petrolina, tendo em vista à implantação da coleta seletiva no município, cujo resultado é a construção de uma rede de colaboradores, tais como, SEBRAE, Corpo de Bombeiros, Aromed Cosmético, COMPESA, SEST/SENAT, Associação de Moradores, Instituto Federal do Sertão – IF Sertão e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, que buscam maximizar o processo de implantação da Coleta Seletiva no município. Segundo Abramavoy (2012, p.156). esse é um dos poucos setores que a cooperação social caminha junto com a lógica de mercado e que cuja prática “cria valores não apenas para os empreendedores, mas para o conjunto daqueles que com eles se relacionam”. 
A Ecovale do São Francisco foi fundada, informalmente, em 2009, no bairro Pedra Linda, na cidade de Petrolina-PE objetivando os movimentos culturais e sociais e sem perspectivas ambientalistas. Em 2011, quando registrada oficialmente na Receita Federal, firma a parceria com a Prefeitura de Petrolina visando à promoção do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Como exposto anteriormente, trata-se de uma meta do PlanoNacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Entende-se, portanto, que uma meta com tamanha amplitude requer a soma de esforços de diversos atores sociais, daí a configuração em rede social no enfrentamento de um dos maiores problemas contemporâneo, a saúde ambiental local e global.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com