TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Case começa com o relato da empresa Destin Brass Product Co

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Destin Brass Product Co. – Alteração do modo de visão contabil

A case começa com o relato da empresa Destin Brass Product Co. ao discutir a rentabilidades de seus produtos, principalmente suas bombas, em seu aumento de 12,5% de seus preços e a falta de novos competidores em seu mercado. A história desta começa com a aquisição de uma fábrica de máquinas falida.

Seus fundadores, Abbott, Guidry e Scott tinham histórias distintas de vida profissional. Passaram por empresas de acessórios de barcos, convidando Peggy Alford como contadora para se incorporar em sua empresa. O princípio básico da formação da empresa fora melhorar um problema recorrente de fabricantes de equipamentos para purificação de água, suas válvulas de latão não satisfaziam o padrão necessário. A especialização se deu em produtos em latão. E, posteriormente, foi fabricado bombas em latão.

O processo de fundição era terceirizado, e sim somente sua usinagem. Com 3 linhas diferentes de produção a filosofia instituída era just in time, modelo ao qual se mantem estoques mínimos e, produção e alocação organizadas pela demanda. Conforme Chase (2006) fator que reduz custos com estoque, desde matérias-primas ao produto final. O mesmo possui um maior contraponto, de acordo com Womack (2004), este sistema sofre mais com as oscilações de disponibilidade de matéria-prima.

De acordo com o texto, devido ao custo elevado de produção das válvulas em relação aos seus concorrentes diretos, o pedido de produção mensal era executado em uma só vez, o que correspondia a quase um quarto da receita da empresa. Um grande perigo, pois, de acordo com Lemes Junior e Pisa (2010), quando se depende de somente um cliente, o mesmo achata sua lucratividade e sua falta de ingerência o leva a falência.

Já as bombas, que correspondia mais da metade de sua receita, possuía um processo idêntico ao das válvulas, porém os pedidos eram realizados cinco vezes ao mês. O mercado possuía muitos agentes de mesmo tamanho, o que gerara certa vez uma redução de margem para 22%, abaixo dos 35% institucionalizado a seus três produtos. O último produto de sua carteira eram os reguladores de vazão, sendo o outro um quarto de sua receita, com processo parecido com o das bombas.

O questionamento por parte dos administradores da empresa era o mercado pulverizado que se encontravam e a não compreensão sobre a redução de margem realizada por seus concorrentes – claro mercado de concorrência perfeita, Varian (2010). Assim a inversão de metodologia contábil tornou-se necessária para melhorar a visão sobre a produção.

A inversão para uma contabilidade focada nos custos de operação indiretos (recebimento e movimentação de material, embalagem e transporte, e as atividades de engenharia) revelará uma rentabilidade maior sobre as bombas. O foco da afirmação do texto revela que os custos indiretos devem ser alocados inicialmente nas atividades causadoras do custo, visando os custos diretos constantes.

De acordo com os custos indiretos de produção, verificando os anexos de suas tabelas, verifica-se da seguinte forma:

[pic 1]

[pic 2]

Comparando as tabelas percentual versus valores totais, chega-se as conclusões:

[pic 3]

O que no texto diz que os reguladores de fluxo são os produtos mais rentáveis, a análise indireta revela que os mesmos são financiados pelos dois primeiros produtos.

No comparativo dos 3 custos unitários em relação ao preço de venda obtém uma margem de retorno:

[pic 4]

Em outra abordagem, o único produto que fica com uma margem inferior a 35% é o regulador de fluxo. Nas outras duas abordagens o único produto que mantém a sua margem superior da meta é o mesmo regulador, assim conclui-se que este utiliza a cadeia de produção dos outros para reduzir artificialmente seus custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (647.8 Kb)   docx (509.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com