TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Case Destin Brass

Por:   •  23/1/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do Case: Destin Brass Products Co.

Custeio de Absorção versus Custeio por Atividades (aBC)

Tabitta Cristina da Silva Oliveira Trindade

Matrícula: 201501772597

Sobre o case:

        A Destin Brass uma empresa que trabalha com a linha de produtos de: Válvulas, Bombas e Reguladores de Pressão; estava passando por um processo decisório  sobre qual método de custeio utilizar: Custeio por Absorção (atual) ou ABC (custeio por atividades). Devido a insistente atitude dos concorrentes,  do mercado de bombas,  reduzirem seus preços levando os gerentes da empresa a pensarem que estavam desatualizados sobre algo que não sabiam sobre  a alocação dos custos indiretos aos produtos ou que seus concorrentes estavam negligenciando os custos reais de seus produtos.

sobre os métodos de custeio

Custeio por Absorção

O Custeio por Absorção é o método aceito pelas Normas de Contabilidade e pelo Fisco que respeita os princípios de contabilidade geralmente aceitos, válido por tanto para fins de avaliação de estoques, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício muito utilizado na Contabilidade Financeira. Segundo MARTINS (2003) este método “consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos”.  Ou seja os custos indiretos são alocados aos produtos por meio de rateios arbitrários que provocam distorções significativas no custo dos produtos.

No case, a Destin Brass utiliza-se deste método para apurar seus custos, enquanto seus concorrentes utilizam a metodologia que será apresentada a seguir.

Custeio Baseado em Atividades (ABC)

O ABC (Activity-Based Costing) é uma metodologia que permite alocar os custos indiretos de uma forma menos arbitrária e diminuir sensivelmente as distorções provocadas pelo método abordado acima. Esta metodologia fere os princípios contábeis e por isso não é aceito para fins fiscais e de publicação das Demonstrações Financeiras. Porém é uma ótima ferramenta para fins gerenciais e é amplamente utilizado na Contabilidade Gerencial.  Segundo BOMFIM & PASSARELI (2011) “... os recursos das empresas são consumidos pelas atividades nelas desenvolvidas; os produtos ou serviços, por sua vez, consomem atividades” assim ‘... o conjunto das atividades da empresa é o consumidor dos seus recursos e, portanto, o verdadeiro gerador de seus gastos”.  Diferente do ponto de vista do Custeio de Absorção de que os bens e serviços produzidos que consomem recursos e assim geram custos.

CUSTEIO POR ABSORÇÃO VERSUS ABC (ANÁLISE DO GRÁFICO)

 

        O Gráfico abaixo representa a comparação entre os dois métodos de custeio referentes ao custo unitário das três linhas de produção da empresa Destin Brass:

[pic 1]

Analisando o gráfico  e o contexto do case é possível perceber que os produtos mais afetados pelas distorções do Custeio de Absorção e que apresentam maior diferença entre os dois métodos são as Bombas e o Reguladores de Vazão. O custo unitário das válvulas apresenta apenas 0,5% de diferença entre os dois métodos. O custo unitário das bombas pelo custeio ABC é 22,5% menor em comparação com o custeio por Absorção. Em contrapartida o custo unitário dos reguladores de vazão no ABC é 78,1% maior que no Absorção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (794.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com