TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção do Auditor Sobre os Balanços Patrimoniais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Santa Terezinha de Goiás

2015

JOÃO PEDRO CAMILO NOGUEIRA

CONTABILIDADE APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis UNOPAR - Universidade

Norte do Paraná, para Produção Textual

Interdisciplinar Individual.

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................4

Planejamento Tributario....................................................................................5

Atuação da Controladoria na Gestão Tributária.................................................7

Processo de Auditoria.....................................................................................12

Concepção do Auditor Sobre os Balanços Patrimoniais.................................14

Parecer do Auditor..........................................................................................15

Revisões Consideradas..................................................................................16

Segundo Parecer do Auditor...........................................................................17

Conclusão................................................... ...................................................18

Referências Bibliográficas...............................................................................19

INTRODUÇÃO

A economia globalizada gera um elevado aumento da competitividade, podendo-se verificar uma tendência mundial de atividades produtivas se concentrando em um número cada vez menor de grupos econômicos. Tudo isto se deve a alta concorrência que existe entre as empresas.

Na busca pela redução de custos, assim como pela competitividade entre as empresas, surgem as figuras da cisão, fusão e incorporação para que, apesar dos desafios, as empresas possam continuar suas atividades e também perpetuar-se no mercado. Várias são as dificuldades enfrentadas pelos empresários para manterem as empresas competitivas no mercado, seja pela falta de financiamento, mão-de-obra qualificada, custos de manutenção e aquisição, transporte, armazenagem, oscilações do câmbio entre outras.

Surge, desse modo a figura do planejamento tributário que se torna um meio para alcançar tal objetivo de maneira lícita e possibilita também compensar os prejuízos fiscais através da melhor análise dos institutos de incorporação, cisão ou fusão. Essas operações facilitam a circulação de riqueza evitando os transtornos do processo ordinário de liquidação de uma sociedade e também tornam célere os procedimentos que visam resolver problemas de melhoria financeira das empresas.

Nesse sentido busco demonstrar algumas consequências das figuras supramencionadas, tendo em vista o assunto ser constantemente pertinente para as empresas.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O Planejamento Tributário é um tema debatido com frequência nos últimos tempos em meio à crescente competitividade entre as empresas. Com o objetivo de abranger o entendimento sobre planejamento tributário e suas aplicações, é necessário compreender o seu conceito e suas características.

O Tributo é definido como toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Examinando este conceito, verifica-se que tributo é todo valor monetário pago pelo cidadão, através da obrigatoriedade da lei, para o Estado realizar atividades fins de bem comum.

Definido o significado de tributo, fica mais fácil entender o Planejamento Tributário, que significa a construção de um conjunto de operações, consubstanciadas em negócios ou atos jurídicos ou situações materiais que, em relação a outro conjunto de operações, com o mesmo resultado econômico, representa carga tributária menor e, portanto, resultado econômico maior.

O Planejamento Tributário equivale ao detalhamento das opções escolhidas dentro de determinada perspectiva temporal, estimada pela entidade como médio e longo prazo, quantificando-se analiticamente recursos, volumes, preços, prazos, investimentos e demais variáveis planejadas.

A necessidade de um Planejamento Tributário já é comprovada para as grandes entidades e até mesmo as de pequeno e médio porte, visto que esta

ferramenta pode simplificar e facilitar o cumprimento das obrigações do empresário e minimizar os custos tributários, sem comprometer o resultado da arrecadação.

O Planejamento Tributário é uma pilha de procedimentos legais que visam diminuir o pagamento dos tributos, e o contribuinte que pretende abrandar estes encargos, poderá fazê-lo legal ou ilegalmente, sendo a forma realizada jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la.

O Planejamento Tributário é absoluto e pode resultar em real economia para as empresas, sem o temor com posteriores problemas com o Fisco. Mas para que tenha um bom resultado é substancial que a entidade tenha uma contabilidade fiel, ou seja, a mesma deve seguir as normas e princípios contábeis normalmente estimados, considerando o que recebe e gasta verdadeiramente.

Existem três finalidades do Planejamento Tributário:

 Evitar a incidência do tributo, tomando-se providências com o fim de desviar-se do seu fato gerador;

 Reduzir o montante do tributo, buscando-se meio de se reduzir a alíquota ou sua base de cálculo;

 Retardar o pagamento do tributo, adotando-se medidas que têm este fim, sem a ocorrência da multa.

O hábito de praticar o Planejamento Tributário é pouco utilizado no Brasil em relação ao restante do mundo, talvez pela procura de profissionais que sejam altamente capacitados para este estudo, mas a maioria das vezes, é principalmente pelo fato de mudar a prática e a rotina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com