TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Cenário

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

6.0 Construção de Cenário

A construção de cenários baseia-se na análise de riscos. Toda empresa corre riscos, seja na sua criação ou quando está em atividade, cabe ao proprietário perceber o grau de risco, prever e administrar tais riscos, estes são os pontos principais para que uma empresa possa progredir no mercado. A análise de cenário traz um maior entendimento dos riscos, permitindo estratégias baseadas em circunstâncias futuras para um cenário de maior probabilidade são desenhadas várias estratégias. Simule valores e ocasiões diversas, prepare cenários onde o negócio obtenha resultados negativos como a queda nas vendas ou aumento dos custos e também os resultados positivos como o faturamento crescer e as despesas diminuírem, pense em ações para prevenir contratempos que venha a ocorrer ou para potencializar situações favoráveis, imagine inúmeras situações e tenha sempre alternativas para se sobressair caso o primeiro plano venha a falhar. É a Analise de Cenários que será responsável por construir fundamentos estratégicos para o desempenho desta empresa. Por isso que ela se torna um ponto crucial na construção do Planejamento Estratégico, tendo como uma das principais funções a análise do contexto no qual a empresa pretende se adentrar ou já está inserida.

Após análise de cenários para um plano de negócios, a análise dos adversários e o planejamento estratégico se torna um passo fundamental, proporcionando uma projeção de cenários mais ampliada. Portanto busque um cenário rico em detalhes, tanto em pontos positivos quanto negativos sobre seu adversário, no qual possa identificar fatos expressivos para que o investimento consiga ter vantagens contra seu oponente, procurando aspectos nos quais sua empresa tenha destaque e adverta quanto às ameaças dos concorrentes. Procure utilizar ferramentas consolidadas no mercado e que tenham um grande nível de aceitação entre as mais famosas empresas do mercado. Estas ferramentas vão lhe direcionar à um planejamento estratégico com precisão, através de um estudo amplo do ambiente corporativo, possibilitando novas táticas ou planos de ação para reduzir riscos e maximizar as oportunidades e possibilidades de sucesso da empresa.

Temos como principais ferramentas de análise de cenários no planejamento estratégico, a análise do ambiente competitivo (PORTER), análise de risco (PESTEL) e a análise do ambiente interno e externo das organizações (SWOT).

6.1 Análise do ambiente competitivo (PORTER)

A análise do ambiente competitivo é uma ferramenta criada por Michael Porter em 1979, que consiste em acreditar em 5 “forças” que podem definir o lugar de qualquer empresa no seu respectivo mercado. Esta é formada por 5 forças competitivas: Rivalidade entre concorrentes; poder de negociação de fornecedores; ameaça de produtos substitutos; ameaça da entrada de novos concorrentes e por último poder de negociação dos clientes.

A primeira força é a rivalidade entre clientes, ou seja, busque providenciar em primeiro momento qual é o grau de competição atual, número de competidores, como estes competem, se é por preço ou possui algum diferencial, busque distinguir quem é o seu público alvo e encontrar uma melhor maneira de atender suas necessidades, estando sempre à frente de seus adversários.

A segunda força trata-se do poder de negociação dos fornecedores. Ela determina o seu posicionamento em relação a quem fornece a matéria prima. Quando o mercado possui poucos fornecedores, eles podem ditar preços e prazos de entrega. Já quando o número de fornecedores aumenta, o cenário muda, pois você poderá ter maior controle, ou seja, quanto maior a concorrência menores serão os preços, menor os prazos de entrega e melhor será as formas de pagamento.

A terceira força é a ameaça de outros produtos que podem substituir o seu, de uma forma melhor, atingindo diretamente as necessidades de seus clientes e oferecendo mais benefícios.

A quarta é sobre a entrada de novos concorrentes que definem o seu mercado e quais foram os obstáculos que eles enfrentaram para seu surgimento no segmento.

A quinta força é o poder de negociações dos clientes, que segue o mesmo princípio da segunda força, mas procure sempre saber a proporção de compradores do seu produto e o poder de mercado deles. Diferenciar é o caminho para tentar controlar esse cenário.

6.2 Análise de risco (PESTEL)

         É voltada para o estudo de fatores externos, sua principal função é identificar e analisar tais fatores que de alguma forma afetam o ambiente em que um empreendimento está introduzido, permitindo examinar o cenário em que o segmento do empreendimento se encontra, mudanças que venham ocorrer, a forma que irá abalar a empresa e quais medidas deveram ser tomadas no ponto de vista estratégico.

A ferramenta PEST pode ser aplicada no planejamento estratégico, planejamento organizacional, planejamento de marketing, planejamento de negócios, desenvolvimento de produtos e projetos de melhorias. Essa análise possibilita que seus utilizadores percebam aspectos que possuem certa carência e que necessitem ser pesquisados de melhor forma. Estes fatores são:

Político: São aspectos governamentais que podem influenciar o seu negócio, como leis trabalhistas, políticas fiscais, restrições comerciais, reformas comerciais, mudanças de governo, tarifas, etc.

Econômico: São fatores que afetam o ambiente econômico, como economia local, problemas sazonais, juros, taxas de inflação, disponibilidade de crédito, recessão, desemprego, custo de vida, disponibilidade de financiamento, etc.

Sociais: São os eventos que afetam o mercado e a comunidade, tais como taxas de crescimento, mudanças de geração e estilos de vida, normas, consciência saudável, aquecimento global, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com