TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4

2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal......................................................................4

2.1.2 Relatorios Resumidos de Execução Orçamentaria 4

2.1.3 Quais são os Relatorios que Compoem o RREO.........................................4,5

2.2 Indice de Sustentabilidade Empresarial 5

2.2.1 O que e o ISE-BOVESPA6............................................................................5

2.2.2 A Empresa Ganha Algo em Integrar Esse Tipo de Índice?. 6

2.2.3 Quantas Empresas Integram atualmente o ISE-BOVESPA?..........................6

2.3 Agronegocios..................................................................................................6

2.3.1 O Que Seria Gerir o Agronegocio....................................................................6,7

2.3.2 Que Conhecimentos Você Julga Importante Para um Bom Gestor do Agronegócio?.........................................................................................................7

2.3.3 Você Acredita que a Contabilidade Aplicada ao Agronegócio Representa uma Área em Expansão para Atuação do Contador? Justifique........................................7

3 CONCLUSÃO....................................................................................................8

REFERENCIAS.....................................................................................................9

APÊNDICES.........................................................................................................10

Internet; Livros 10

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade e importante em todas as entidades econômico-administrativas, no setor público os governos devem elaborar seus planejamentos, e apresentar os resultados em transparência, conforme LRF.

O ISE tem por objetivo, dentro dá ética criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade. No agronegócio será apresentado o cresciemnto e a importancia da contabilidade para as empresas e para si mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PUBLICO;

Ela tem o dever de fornecer aos usuários sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentaria, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor publico e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de conta, e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social, ela visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento.

2.1.1 Lei de Responsabilidade Fiscal (n.101 de 04/05/2000).

A lei pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas publicas, o seu objetivo principal foi estabelecer condições e exigências aos gestores públicos na busca do equilíbrio orçamentário e fiscal é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF promove a transparência dos gastos públicos, como salários dos servidores públicos.

2.1.2 Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária.

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO é exigido pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, que estabelece em seu artigo 165, parágrafo 3º, que o Poder Executivo o publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre. O objetivo dessa periodicidade é permitir que, cada vez mais, a sociedade, por meio dos diversos órgãos de controle, conheça, acompanhe e analise o desempenho da execução orçamentária do Governo Federal; Ele será obrigatoriamente elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

2.1.3 Quais São os Relatórios Que Compõem o RREO e os Seus Prazos de Publicações.

Os relatórios deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício, eles são:

Balanço Orçamentário; Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção; Demonstrativo da Receita Corrente Líquida; Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social; Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias do Regime Próprio dos Servidores; Demonstrativo do Resultado Nominal; Demonstrativo do Resultado Primário; Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão; Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; Demonstrativos das Despesas com Saúde; Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Além dos acima citados, também deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do último bimestre, os seguintes: Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital; Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Geral de Previdência Social; Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores; Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos; e Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas.

2.2. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:

O Índice de Sustentabilidade Empresarial ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com