TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Fiscal e Tributaria

Por:   •  20/3/2020  •  Seminário  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual é a associação entre os vídeos?

Os vídeos se relacionam por se tratarem das concentrações de poder no Governo. No Federalismo são três níveis: União, Estado e Município. Onde existe um pacto federativo para funcionar bem, mas para isso eles precisam de recursos financeiros quando na verdade grande parte dos impostos arrecadados vão para o Governo Federal que não repassa o dinheiro suficiente para o Governo Estadual e Municipal.

A associação entre os vídeos também consiste na questão econômica e política. Essa relação da política com a economia  comparado com o Separatismo mostra os motivos para o sul do Brasil querer ter essa “autonomia”, um dos motivos é a divisão dos recursos financeiros para cada município. Não são todos que acabam gerando rescursos financeiros para cumprir com suas atribuições e obrigações (sem a ajuda do Governo), o que chega a ser impossível já que grande parte do que é gerado pelas cidades vai para o Governo Federal, e consequentemente acabam dependendo da União. Outra situação seria as cidades que geram lucro mas tem tributações menores, fazendo com que o Estado enfraqueça e fortalecendo a União.

  1. Qual é a associação com a disciplina?

A disciplina Contabilidade Fiscal e Tributária trata-se do conjunto de leis que regula a arrecadação e a fiscalização dos tributos. É ela quem associa a contabilidade com a administração tributária e com o próprio direito tributário. Já os vídeos em geral faalm da carga tributária nos Estados e como funciona a arrecadação entre os entes federativos e quem recebe as partes do que foi arrecadado (União, Governo Estadual ou o Governo Municipal).

  1. Qual é a associação entre os vídeos com temas atuais?

Formado por um conjunto de estados, aqui no Brasil se um ou mais estados quiserem se separar não será possível politicamente, porque somos uma República Federativa do Brasil formada pela união indissolúvel, o que significa ser inseparável, pela Contituição Federal, e é o fato de sermos indissolúvel que faz com que sejamos confiáveis futuramente, para novas empresas, investidores e até para execução de programas do Governo, um separatismo gera grande impacto na separações de tudo que há no país, como petróleo e etc, criando uma nova moeda, um próprio banco central, e novas relações econômicas e uma nova forma de governo federado ou únitário oque gera desconfiaça internacional, para ter uma democracia que realmente acontece os Estados e Municípios precisam de recursos para ter autonomia, mas a maior parte dos tributos que não são poucos vai para o governo federal, dependendo do governo para fazer a distribuição, oque enfraquece a resolução dos problemas por atribuições mal feitas, a centralização do poder muitas vezes não é a melhor opção para os dias atuais prova disso são as várias crises espalhadas pelo país.

Outro tema atual que entrará em vigor a partir desse mês e que tem ligação com os vídeos é a nova alíquota da reforma da Previdência. No Regime Geral de Previdência Social (RGPS), as novas alíquotas valerão para contribuintes empregados, inclusive para empregados domésticos, e para trabalhadores avulsos. Não haverá mudança, contudo, para os trabalhadores autônomos (contribuintes individuais), como prestadores de serviços a empresas e para os segurados facultativos. O que vale lembrar também é que em 2019 no Brasil, o país teve o menor nível de contribuições com previdência desde 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com