TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade é um setor das ciências de administração

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A Contabilidade é um setor das ciências de administração 
que cuida da classificação, registro e análise de todas as transações realizadas por uma empresa ou órgão público, permitindo dessa forma uma constante avaliação da situação econômico-financeira. 
Tem por objeto o patrimônio econômico das pessoas físicas ou jurídicas, comerciais ou civis, bem como o patrimônio público e as questões financeiras do Estado. 
Seu objetivo é permitir o controle administrativo e o fornecimento de informações precisas a investidores, credores e ao público. Envolve todos os aspectos empresariais ou públicos que possam ser expressos em números, como o ativo (propriedade), o passivo (dívidas), as receitas e despesas, os lucros e perdas e os direitos de investidores.

Técnicas Contábeis

- Escrituração

- Demonstrações contábeis / Relatórios Contábeis

- Auditoria

- Análise das Demonstrações Contábeis

Escrituração é o registro dos fatos administrativos e dos atos administrativos relevantes. Esse registro é chamado de Lançamento e é feito nos livros contábeis, portanto a escrituração pode ser entendida como um conjunto de lançamentos. A escrituração tem início na existência dos documentos, os elementos de comprovação dos fatos seguido do registro dos fatos.

Métodos da Escrituração

- Partidas Simples: Registra as operações através do controle de um só elemento.

- Partidas Dobradas: A cada débito corresponde um crédito de igual valor. O método mais usado na maioria das entidades.

A ordem da escrituração pode ser feita de diversos métodos. Vejamos o exemplo:

Livro Diário => Livro Razão

Balancete de verificação

Livro razão => Balancete de verificação => Diário

Cada lançamento é feito em ordem cronológica seguindo um padrão que determina as informações do lançamento feito, em seguida transcreve os lançamentos para o livro razão, por último elabora-se o balancete de verificação, verificando o total de saldos credores e saldos devedores para assim gerar os relatórios contábeis.

Ato contábil / Fato contábil

O ano de 2010 aconteceu várias mudanças na contabilidade. Os atos contábeis podem ser também atos administrativos que são acontecimentos que não alteram o patrimônio de uma empresa. Um ato contábil é uma assinatura de contrato podendo assim alterar o patrimônio no futuro. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Se um ato contábil não altera o patrimônio significa que ele não vai ter nenhum movimento no balanço patrimonial.

Os fatos contábeis são acontecimentos que provocam alterações qualitativas e/ ou quantitativas no patrimônio de uma empresa, ou seja, o contrário de um ato contábil.

Alterações qualitativas alteram a qualidade e quantitativas alteram os valores. As alterações podem ser tanto positivas quanto negativas. Quando ocorrer uma alteração qualitativa pode-se chamar de fato contábil Permutativo, pois houve uma troca, uma alteração em algum lugar.

Fato Contábil pode ser também modificativo, pois acontece quando aumenta o patrimônio líquido ele é modificativo aumentativo e quando diminui ele é modificativo diminuitivo.

Os fatos contábeis Permutativo são alterações qualitativas, ou seja, alterações entre os elementos do patrimônio, fatos contábeis modificativos são alterações quantitativas.

As alterações do patrimônio Líquido é o modificativo e mistos que são alterações quantitativas e qualitativas.

  • O pagamento de um empréstimo com juros por atraso gera fato contábil misto diminuitivo.
  • O aumento do capital social com saldos de reservas de lucro é um fato permutativo.
  • O registro do recebimento de duplicatas com juros de mora em função do atraso do devedor no pagamento, aumenta o patrimônio líquido da entidade.

Finalidade da Contabilidade

A contabilidade tem como finalidade de controlar o patrimônio da entidade em geral que utilizamos bens patrimoniais e praticam atos de natureza econômica necessários a seus fins tendo duas funções:

- Função Administrativa: Controlar o patrimônio

- Função Econômica: Apurar o resultado

Os bens, direitos e obrigações são evidenciados por meio de contas sendo classificadas de acordo com a sua natureza, isto é, em contas patrimoniais ou de resultado, ex: dinheiro em caixa, mercadorias, automóvel, etc.

Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente.

Contas é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido), e aos elementos de Resultado (despesas e receitas). A representação gráfica da conta é chamada Razonete ou Conta em T.

O lado esquerdo de uma conta é chamado o lado do débito, o lado direito é chamado o lado do crédito. Quando fazemos um lançamento à esquerda da conta, dizemos que estamos debitando essa conta e, para o lado direito estamos creditando. Em contabilidade, pensamos que débito é algo desfavorável e crédito é algo favorável. A diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta, em determinado período de tempo é denominado saldo.

A natureza da conta é que irá determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para ser as diminuições, exemplo:

  • Contas do Ativo = dinheiro em caixa, mercadorias, automóvel (natureza de saldo devedor).
  • Contas do Passivo = contas a pagar, salários a pagar (natureza de saldo credora).
  • Contas do Patrimônio Líquido = lucros acumulados, capital social (natureza de sado devedor).

Características das partidas dobradas

Para o débito é claro dizer que estamos debitando sempre que houver uma aplicação de recursos. E para o crédito é sempre que houver uma origem de recursos. No ativo toda entrada é débito e toda saída é crédito.

Princípio da Entidade

O Princípio da entidade não pode misturar patrimônio de duas empresas ou patrimônio da empresa com o patrimônio do sócio, ou seja, não se pode misturar a contabilidade das empresas mesmo que elas sejam do mesmo dono, cada uma tem que ter sua contabilidade extremamente separada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com