TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Analise de Indicadores

Por:   •  9/2/2017  •  Artigo  •  7.372 Palavras (30 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 30

CONTROLADORIA COMO FATOR ESTRATÉGICO DA GESTÃO: O CASO DE UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS EM FORTALEZA, CEARÁ.

Priscylla Alves de Carvalho da Costa1

                                  Orientador: Ms. Francisco Robério Vidal do Nascimento2

RESUMO

O objetivo desse trabalho é demonstrar os impactos da utilização dos conceitos de controladoria na geração de informações relevantes ao processo de decisão por meio de indicadores de desempenho ou kpi’s. Para atingir o objetivo, foram explicados os principais conceitos sobre Controladoria, Controles Internos, Sistemas de Informação e Indicadores de Desempenho. A metodologia utilizada para elaboração do artigo foi à revisão bibliográfica e o estudo de caso. No resultado da pesquisa foram apresentados alguns dos indicadores de desempenho utilizados na empresa, divididos em três: tipos Financeiro, Operacional e Rh. Os resultados demonstraram que as informações são essenciais para que a alta gestão tome decisões que venham a contribuir para a otimização de resultados.

Palavras-chave: Controladoria, Concessionária de veículos, Gestão, Indicadores de Desempenho, Tomada de Decisão.

ABSTRACT

The aim of this study was to demonstrate the impacts of the use of controllership concepts in generating relevant information to decision-making through performance or kpi's indicators. To achieve the goal were explained the main concepts of Control, Internal Control, Information Systems and Performance Indicators. The methodology used for the preparation of the article was the literature review and the case study. The outcome of there search were presented some of the performance indicators used in the company, divided into three types Financial, Operational and Rh. The results showed that the information is essential for senior management to make decisions that contribute to the optimization of results.

Keywords: Controllership, vehicle dealership, Management, Performance Indicators, Decision Making.

  1. INTRODUÇÃO

O atual cenário empresarial é um constante desafio aos que estão à frente na gestão da empresa. O aumento das exigências dos consumidores e as constantes transformações na cadeia de suprimentos do setor automobilístico têm trazido grandes desafios para as concessionárias de veículos automotores, atrelando a isto se convive com a concorrência acirrada do setor, segundo pesquisa realizada, em 2012, pelo instituto auto-análise o número de concessionárias de veículos leves cresceu 12% em todo o país, comparando com 2011. O mercado aumentou em 2,9% somando 3,42 milhões de automóveis e comerciais leves.

A globalização fez deste segmento altamente competitivo, sendo necessário que os empresários tenham mais empenho, flexibilidade na forma de administrar, trazer instrumentos e ferramentas de gestão e controle mais dinâmicas e competitivas, para que a empresa possa se manter no mercado.

Para que isso seja possível a empresa precisa constantemente fazer uma avaliação eficaz a fim de medir seu desempenho, visto que há recorrentes mudanças no mercado atual a maneira de avaliar aperformance seja ele de natureza financeira ou não-financeira, deve ser feita da maneira mais transparente possível, para que se possa tomar decisões rápidas e eficazes.

Segundo Hronec (1994) um sistema de medição de desempenho deve estar ligado a estratégia organizacional, incluindo os diversos interessados na organização: os clientes, os empregados, os acionistas, os fornecedores, etc. Este sistema deve conter um conjunto de medidas referentes à totalidade da organização incluindo suas partes, os seus processos e as suas atividades organizadas, de forma a refletir as características do desempenho para cada nível gerencial interessado. Dessa forma, os sistemas de medição de desempenho devem passar, a contemplar um conjunto mais amplo de informações para o adequado suporte ao gerenciamento do negócio. Devem, ainda, ser geradas por um sistema de medição de desempenho que permita às empresas conhecerem os seus pontos fracos e estabelecerem medidas corretivas, colaborando para o sucesso da organização.

Neste cenário, a controladoria assume um papel fundamental na administração do negócio, apoiando os gestores no planejamento por meio dos controles internos, sistemas de informação de apoio às operações e avaliação por meio de indicadores de desempenho.

O objetivo geral deste artigo é apresentar como a controladoria atua no segmento de concessionária de veículos, objetivando a otimização do controle no processo de suas atividades. Tendo como objetivo específico a identificação de indicadores de resultado que auxilia a alta administração na avaliação de desempenho dos setores e qual a utilidade dos indicadores apresentados no resultado da pesquisa.

Desta forma, essa pesquisa pretende investigar como a controladoria poderá contribuir como ferramenta de controle e auxílio à gestão em uma concessionária de veículos em Fortaleza?

  1. A NATUREZA DA CONTROLADORIA E CONTROLE INTERNO

2.1 Controladoria

Conforme Catelli (2010, p.346) a missão da Controladoria é assegurar a eficácia da empresa através da otimização de resultados. Padoveze cita sobre o comentário de Catelli, que a controladoria é a unidade de gestão da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa. (Padoveze, 2010, p.31)

A visão da Controladoria, apresentada por Heckert & Willson, é bastante esclarecedora. Segundo eles, à Controladoria não compete o comando do navio, pois está tarefa é do primeiro executivo; representa, entretanto, o navegador que cuida dos mapas de navegação. É sua finalidade manter informado o comandante quanto à distância percorrida, ao local em que se encontra, à velocidade da embarcação, à resistência encontrada, aos desvios da rota, aos recifes perigosos e aos caminhos traçados nos mapas, para que o navio chegue ao destino. Dessa forma, podemos apontar a missão da controladoria: dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua missão.

A Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia. (FONSECA, 2009, p. 289).

A Controladoria pode ser entendida como um departamento responsável pelo projeto, elaboração, implantação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis dentro de uma organização (Barreto, 2008). As suas funções incluem projetar, elaborar, implementar e dar manutenção a estes sistemas. Logo, ela oferece suporte à gestão, de modo a permitir que a gestão atinja seus objetivos, possibilitando a execução e controle do planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (962 Kb)   docx (698.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com