TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

[pic 1]

Aluno(a):  . MARCOS HENRIQUE OLIVEIRA DE SÁ

Turma...:  C02.

Trabalho sobre: TRABALHO SOBRE O MÓDULO - I

[pic 2]

Goiânia, 10 de Agosto de 2021.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Escola de Gestão & Negócios – Disciplina: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS.

Prof. Ricardo William Borges, Ms – Turma.C02 - Data de recebimento: 10/08/2021.

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO – I: ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Primeira Questão - Análise Financeira.

Aprendemos com os sócios Jorge e Paulo, da fábrica "Salgadinhos Doce Sabor", que para fazer uma análise financeira da empresa, é necessário se organizar e controlar todos os seus registros. Jorge sabiamente detalhou que a organização financeira se faz através do levantamento dos números da empresa. Diante disso, peço a você:[pic 3]

  • Liste pelo menos três controles financeiros necessários para a boa gestão financeira em uma empresa, e comente sobre a importância de cada um deles – sempre colocando sua opinião;

 Controle diário de vendas, com finalidade é acompanhar as vendas diárias e o total das vendas acumuladas durante o mês, possibilitando ao empresário tomar providências diárias para que as metas sejam alcançadas.

Controle de contas a pagar, capacidade na hora de honrar os compromissos financeiros. Organizar os totais a pagar, obedecendo a seus períodos de vencimento: dia, semana, quinzena, 30, 45, 60 dias etc. 

Controle mensal de despesas, registrar o valor de cada despesa, acompanhando sua evolução. Algumas delas necessitam de um controle mais rigoroso ou até de providências urgentes, como cortar gastos que podem e devem ser eliminados.

  • Se uma empresa ainda não possui controles financeiros, descreva os primeiros passos para implantá-los para que possam ter resultados eficazes – dê sua opinião.
  1. Conhecer a situação atual
  2. Saber o quanto gastou
  3. Avaliar a posição no mercado
  4. Planos para o futuro

Segunda Questão - Movimento de Caixa.

O Movimento de Caixa é o registro que a empresa deve fazer de todos os pagamentos e todos os recebimentos efetuados. É como se fosse o “diário” da empresa, mostrando os seus acontecimentos.

Sendo assim, pergunto: Quais as informações que podemos obter deste controle?


Realizando um controle financeiro da empresa através dos fluxos de caixa, registro de lançamentos de contas a pagar e receber e DRE, ao longo do tempo pode melhor analisar a situação e tomar a melhor decisão.

Terceira Questão - Controles Financeiros.

Verificamos que o Movimento de Caixa nos traz informações muito importantes, ele nos mostra o que ocorreu na empresa.  Então vamos falar de outros controles importantes:

  • O Controle de Contas a Receber é o registro que a empresa deve possuir sobre todos os recebimentos pendentes da empresa.
  • O Controle de Contas a Pagar é o registro que a empresa deve possuir para saber quais são os pagamentos que a empresa tem pendentes.

Desta forma em sua opinião de estudante, quais informações podem obter a partir destes controles?

Contas a pagar pode proporcionar a empresa um bom planejamento financeiro que define quais serviços ou produtos precisam ser comprados e com uma excelente pesquisa de mercado para definir os melhores custos, e contas a receber pode proporcionar que a gestão de cobranças gere dinheiro, em tempo e quantidade suficiente, para quitar as contas a pagar.

Quarta Questão - Organizar dados.

Depois de ler e verificar a importância dos controles financeiros é possível opinar sobre a seguinte situação: É possível verificar que uma das primeiras providências que a empresa deve ter quando inicia as suas atividades é “começar a organizar os dados financeiros”, concorda?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (705.7 Kb)   docx (609.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com