TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EMPRESA FAMILIAR

Por:   •  26/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 8

Desafios da gestão em uma empresa familiar

INTRODUÇAO

O artigo busca mostra como ocorro a gestão em uma empresa familiar, particularmente quais os desafios encontrados nessa administração, pois muitas das vezes ocorrem pensamentos divergentes familiar em relação ao prosseguimento de gestão atual, ou seja, nem todos tem o mesmo pensamento, o que acaba causando muitos atritos entre os entes, não sabendo, separar o familiar do profissional.

 O artigo tem como objetivo central saber como ocorre a gestão em uma empresa familiar e quais seus desafios tendo como objetivo especifico verificar o processo de gestão de uma empresa familiar tradicional e analisar os desafios encontrados em uma empresar familiar tradicional.

Com relação à metodologia, esta foi uma pesquisa bibliográfica, na qual se teve consultas em livros, artigos científicos, procurando assim dar maior ênfase à qualidade na pesquisa.

O presente artigo foi dividido em dois tópicos, em que se procurou constatar os objetivos trazidos, no primeiro item trata-se do conceito de uma empresa familiar e no segundo o processo de gestão de uma empresa familiar.

2 Conceituando a Empresa familiar

Segundo Lodi (1998) “Empresa familiar é aquela em que a consideração da sucessão da diretoria está ligada ao fator hereditário e onde os valores institucionais da firma, identificam-se com um sobrenome de família de um fundador”

As empresas familiares já são bem antiga no mundo e vêm sendo passada de geração a geração, que é administrada pelos próprios familiares carregada muitas das vezes por sentimentalismos, o que pode vir a atrapalhar na gestão, no entanto há de se delegar papeis e o compromisso de cada um nessa gestão, ela representa algumas características vantajosas outras nem tanto, depende do modo como é ou será administrada,

Talvez alguém possa afirmar que a empresa familiar é igual a toda e qualquer empresa; entretanto, isto não é verdade, pelo simples fato de que uma estrutura familiar, quando alocada em uma empresa, leva uma série de abordagens e interações que são realidades especificas de uma família, o que provoca certas particularidades de atuação na empresa familiar (OLIVEIRA, 2010, p. 9).

 Contudo e essencial  sua presença no mercado, é importante sempre estar inovando sua gestão e modo de trabalho o que é muito difícil para uma empresa familiar tradicional, pois não aceita o novo e sempre continua com as mesmas ideias, esses tipos de emprensa  cria estima na família na qual passa esse estima a empresa.

A empresa familiar geralmente começa com o pai, associada a esposa e posteriormente aos filhos e assim sucessivamente, porém, a partir do momento em que vai se passando a gestão, assim, também vao se criando novos formas de trabalho com a empresa

2.1 Desafios da empresa familiar

 As empresas familiares competem no mercado como qualquer outra, porém, um dos grandes desafios da empresa familiar são os conflitos familiares, pois geralmente acabam interferindo na gestão da empresa, assim, muitas vezes não conseguindo separar razão e emoção, e tornando-se ambíguo o papel de cada membro e confundindo o profissional do pessoal

Fazer com que o empreendimento empresarial tenha sucesso e depois passar de pais para filhos (e, recentemente, filhas), não é apenas uma projeção sonhadora. O sucesso e a continuidade das empresas familiares são o sonho dourado para grande parte da população do mundo (RICCA, 2007, p.1).

Deve, assim, ser definidos critérios para a familia se empregar e envolver no negocio para não vir confundir a situação e o relacionamento se mais profissional possível. Muitas das vezes o modelo de gestão acaba por atrapalhar o negócio da família, sendo tradicional demais, mesmo sendo uma empresa familiar é importante procurar o atual, buscar alternativas de mercados ampliando a visão de estratégias para a empresa.

Um dos maiores desafios desse tipo de empresa é a sua sucessão, que sempre fica na incógnita de quem ira assumir a partir do momento em que o atual gestor não governa mais, por isso a necessidade de preparar o sucesso para evitar situações conturbadas e também por ser uma empresa familiar não se faz um planejamento

Outro desafio bem acentuado na empresa familiar é a falta de profissionalização que por ser uma empresa familir, não procura assim uma profissionalização para se ter conhecimento sobre a área que atua dento da empresa, levando muitas  vezes a empresa a decadência. Segundo Lodi (1993) “como um processo pelo qual uma organização familiar ou conservadora adota técnicas administrativas mais coerentes, modernas e menos particulares; é o processo de interação de gestores contratados e assalariados no meio de administradores familiares, é a mudança de configurações de contratação antiquadas ou patriarcais por formas assalariadas”. A empresa so terá um crescimento significativo se conhecer seus pontos fortes e fracos mais para isso é necessário ter conhecimento de técnicas adequadas que a profissionalização concede.

3 O processo de gestão da empresa familiar

A gestão da empresa familiar é bastante limitada, pois, esta não aceita o mercado novo impondo apenas sua crença no crescimento empresarial, não observando que o mercado muda, preferindo fica com a visão antiga não dando credito as novas tendências, o que poderá levar ao desmoronamento da empresa, portanto é de extrema importância que o gestor atual capacite os funcionários para quando repassar a gestão para uns, saiba direcionar a empresa , a empresa procura se empenhar mais no negócio quando sabe que qualquer falha pode prejudicar as gerações

O governo da empresa familiar possui peculiaridades que vão além da administração dos sistemas: família, sociedade, empresa e todas as suas inter-relações nos campos financeiros, jurídicos, afetivos. Geralmente, esses sistemas se fundem, se sobrepõem e são interdependentes. Nessa dinâmica, existem muitos aspectos a seremg considerados, como a cultura organizacional, o processo sucessório e a governança da empresa da família. (Bornholdt, 1989, p.19)

Contudo existe um respeito ao líder da empresa, e é este que passa seu conhecimento ao mais novo.

O processo de gestão familiar segundo de Lodi (1987) envolve mitos da empresa familiar, é a ideia de que o ambiente de trabalho deve reproduzir a harmonia do lar, sem conflitos ou disputas. Sendo que para evitar grande parte dos conflitos que ocorrem em empresas familiares, estas precisam adotar medidas em busca da profissionalização de sua gestão. A empresa deve encarregar cada membro para determinadas atividades, sendo transparente assim com todos e estes venha a participar de decisões da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (954 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com