TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO:

Escrituração contábil, conceitua-se pelo registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos acontecidos no ambiente empresarial, poderá ainda ser conhecida por “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”.

Esses registros de dados são feitos em livros, que são gerenciados por profissionais capacitados, agindo sempre de acordo com normas que constam no Código Civil, na Legislação Tributária, nas Normas Brasileiras de Contabilidade e em outras leis.

É essencial para as empresas, entenderem a necessidade de realizar o processo de escrituração contábil com a ajuda de um especialista no assunto, pois não há como gerenciar um empreendimento sem ter os registros de patrimônio arquivados desde o início.

A IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR O PATRIMÔNIO:

Uma empresa sem setor de contabilidade fiscal não tem como manter os registros de gastos, dos lucros e dos bens pertencentes ao empreendimento, por esse motivo, monitorar o patrimônio da entidade através de técnicas de gestão tributária é de extremamente importante.

Nesse caso, é essencial para a empresa ter um setor responsável pela escrituração contábil, pois ele funcionará como um instrumento de prevenção e de controle de patrimônio.

OS REFLEXOS DO CONTROLE FINANCEIRO:

Todos os registros anteriores informarão em que estágio financeiro a empresa encontra-se, e ter um maior controle financeiro e econômico de seu negócio é sem dúvidas o principal benefício que a instituição pode ter aplicando o procedimento de escrituração.

Também poderá ser identificado possíveis gastos desnecessários, desde questões tributárias á até mesmo com a folha de pagamento.

OS MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO:

Para realizar a escrituração, tem-se alguns métodos. Exemplos:

Método de partida simples:

O método de partida simples é assim chamado, porque em uma transação é considerado um simples débito ou o crédito ocorrido no fato, neste método os eventos são registrados em controles externos à contabilidade. Assim, o método de partida simples é considerado menos eficiente e seguro na informação dos dados contábeis.

Método de partida dobrada:

Já no método das partidas dobradas: para cada débito existe um crédito correspondente, porém, isso não significa que um fato contábil envolve um só débito e um só crédito apenas, pode envolver vários débitos e créditos num mesmo evento. O essencial no método é que a soma dos débitos seja igual à soma dos créditos. Esse princípio determina a equação dos demonstrativos contábeis.

A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS:

Para efetuar a escrituração contábil devem ser contratados profissionais qualificados, para que os procedimentos sejam realizados de maneira correta, tais profissionais serão responsáveis por avaliar erros e adequar a maneira de fazer a folha de pagamento, sped contábil, planejamento tributário, fluxo de caixa, gestão fiscal e tudo que esteja ligado à contabilidade.

OS DOCUMENTOS ESSENCIAIS PARA REALIZAÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL:

É necessário para a realização da escrituração contábil juntar toda a documentação econômica e financeira da empresa, a documentação é a base dos registros contábeis, dentre as quais pode-se destacar:

Notas Fiscais de entradas e saídas (venda e compra);

Informações sobre aquisição de imobilizado, como por exemplo: Notas Fiscais de aquisição veículos, máquinas, equipamentos, escrituras e contratos de compra e venda de imóveis;

Financiamentos ou Empréstimos que a empresa venha a contrair com alguma instituição financeira, juntamente com seus pagamentos;

Extratos bancários mensais de toda movimentação financeira da empresa (conta corrente e aplicação financeira);

Despesas mensais da empresa, tais como: recibos de luz, água, telefone, aluguel, fretes, folhas de pagamento dos funcionários, combustível, conservações e reparos, entre outras despesas que venham a ocorrer na empresa;

Impostos e contribuições pagos e etc.

OS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS MAIS USUAIS:

Há a possibilidade de elaborar demonstrativos contábeis que possibilitam maiores analises da empresa, através da escrituração contábil, como por exemplo, demonstrações destaca-se o Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Ambos são obrigatórios e demonstram uma maneira simples de analisar o estado “saúde” da empresa. O Balanço Patrimonial apresentada na forma quantitativa e qualitativamente, em determinado momento, o patrimônio da entidade. A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia se a empresa apresentou lucro ou prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com