TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTATÍSTICA

Por:   •  22/7/2019  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

ESTATÍSTICA

Fichamento: Anderson, Devid R. Estatística aplicada a administração e economia. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Distribuição de frequência:

Utiliza-se uma distribuição de frequência quando possuímos muitos dados, então os distribuímos em uma tabela de frequência dividindo-os em classes pré-estabelecidas e enumerando sua frequência.  

Variável:

São os valores que podem assumir características diversas em uma pesquisa.

Variável quantitativa:

Quando trabalha-se com variáveis quantitativas, utiliza-se de representações numéricas, podendo elas serem classificadas em discretas e continuas, as discretas são as que só podem apresentar determinados valores simples e inteiros, por exemplo; quantidade de filhos, carros, imóveis etc. já as variáveis quantitativas contínuas,  são aquelas que possuem uma abrangência maior de resultados, esses resultados podem pertencer a um intervalo infinito de valores, como exemplo podemos citar: a altura de pessoas de uma determinada faixa etária, o peso, a velocidade, entre outros.

Variável qualitativa:

As variáveis qualitativas não são expressas numericamente, suas variáveis possuem dois níveis de mensuração, nível nominal que divide os dados somente pela denominação da categoria, por exemplo, pela cor, sexo, marca etc. E o nível ordinal, que mesmo não oferecendo números, segue uma relação de ordem, por exemplo: a avaliação de uma apresentação na qual se utilizará de conceitos como ótimo, bom, regular e ruim.

Média:

A média é o valor médio de um conjunto de dados e é calculada através da soma de todos os valores de um conjunto divido pela quantidade de elementos.

Mediana:

Mediana é o valor central de um conjunto de elementos quando eles são organizados na ordem crescente ou decrescente, quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois. Quando o número é ímpar a mediana é o valor intermediário.

Moda:

Moda é o valor que ocorre com mais frequência em um determinado conjunto de dados.

Percentis:

Um percentil representa cada uma das partes de 100 partes iguais de um conjunto, ele apresenta informações de como os dados se distribuem dentro do intervalo de menor e maior valor.

Quartis:

A forma de calcular os quartis é a mesma de calcular os percentis, sendo que os quartis são valores que dividem um conjunto de elementos ordenados em quatro partes iguais, ou seja, cada parte contém 25% dos elementos.

Variância:

A variância é uma medida que utiliza de todos os dados e mostra a distância de cada elemento em relação à média.

Desvio de padrão:

O desvio padrão é definido é definido como a raiz quadrada positiva da variância.

Coeficiente de variação:

O coeficiente de variação indica qual é o tamanho do desvio padrão em relação à média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com