TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de Uma Pesquisa Sobre Neoliberalismo

Por:   •  28/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de Economia e Mercado

Nome: Taine A Falcão                                                                        Turma: 304

  1. Elaboração de uma pesquisa sobre neoliberalismo

Neoliberalismo

        O Neoliberalismo é uma doutrina voltada para os princípios do Liberalismo clássico e de um Estado que deva controlar, de maneira parcial, o andamento do mercado. Com origem no iluminismo, o liberalismo clássico defende o Estado Mínimo e hoje é tido como um opositor do socialismo, pois se relaciona com a luta das classes altas, a burguesia. Existem três enfoques para o liberalismo: político, econômico e corrente de pensamento. Corrente de pensamento: se opõe ao conservadorismo e engloba pessoas com a mente aberta, mais tolerantes com o que é incomum; Político-econômico: política e economia estão associadas e, diferentemente da corrente de pensamento, no Brasil, essas apresentam visões conservadoras, de direita.

         As principais ideias do liberalismo são: Extinção de privilégios e reconhecimento do mérito. Aqui, pressupõe-se que todos os indivíduos têm as mesmas oportunidades de crescimento e alguns só possuem mais bens e conquistas porque se esforçaram mais para isso; Liberdade de expressão, de imprensa e de religião; Livre Mercado. De acordo com esse ideal econômico, o Estado não deve intervir em preços, salários e trocas comerciais, pois o livre mercado regularia a sociedade de forma natural através da lei de oferta e demanda;

        A concepção básica do liberalismo defende que o Estado deve intervir o mínimo possível na vida individual de seus habitantes, tendo limites legais e privados estabelecidos para que isso aconteça na prática. Assim, a população tem direito à liberdade individual, a igualdade perante a lei, segurança, liberdade religiosa e de imprensa, etc., no entanto, o Estado precisa apenas fornecer condições mínimas de desenvolvimento e não suprir necessidades individuais nem interferir no mercado e na economia. Entendendo o que é liberalismo e Estado Mínimo, podemos partir para o próximo tópico.

        Neoliberalismo é uma doutrina que prioriza a redução da interferência do Estado sobre a economia. Sendo assim o Estado deveria retirar-se do mercado, levando a uma regulação natural da ordem econômica. Nessa doutrina, os princípios do liberalismo estão atrelados às condições do capitalismo, o neoliberalismo foi o ressurgimento de seu precursor, dotado de algumas modificações como: Redução dos gastos públicos; Pouca intervenção estatal no mercado; Privatização de empresas estatais; Juros e câmbio de mercado; Investimento estrangeiro direto; Abertura econômica para multinacionais; Incentivo à competição; Fim da burocracia econômica; Flexibilização de leis trabalhistas; Oposição aos juros e tributação; Direito às propriedades intelectuais, pode-se dizer que o liberalismo clássico apresenta uma definição mais ampla, enquanto neoliberalismo é mais específico, menos rígido e não deixa brecha para interpretações erradas, como você observou nos enfoques liberais. Em 1970, iniciou-se a implantação do neoliberalismo por diversos países.·.

        Suas características principais são o combate à política do Estado de bem-estar social: segundo essa política, o Estado deveria interferir o máximo possível na economia de modo a fortalecer as leis trabalhistas, aumentar o potencial consumista e escoar as produções fabris; Defesa da desregulamentação da força de trabalho: uma pessoa considerada neoliberal é aquela que visa diminuir a renda da classe trabalhadora e flexibilizar o processo produtivo por meio da desregulamentação da força de trabalho; Oposição à elevação salarial: de acordo com os neoliberais, essa prática aumenta os custos de mão de obra, os índices de inflação e ameaçam da economia; Aumento de privatizações: ao desligar-se do Estado, a economia funcionaria pela lei de oferta e procura e teria uma concorrência mais justa. Assim, só poderia haver interferência estatal em tempos de possíveis crises.

        Os EUA e a Inglaterra foram os pioneiros na implementação da doutrina neoliberalista e também os responsáveis por sua disseminação mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI) causou a sua hegemonia a partir de suas pressões econômicas. Alguns países foram forçados a implementá-la, como o Chile. Exemplos de países que já tiveram uma política neoliberal: Brasil: Fernando Collor implementou a doutrina neoliberal no Brasil de 1990 a 1992. Depois, Fernando Henrique Cardoso a implementou de 1995 a 2003. Atualmente, a democracia brasileira está sendo colocada em risco por conta de políticas neoliberais que estão sendo implementadas desde impeachment de Dilma, em 2016. Chile: entre 1994 e 2010 houve diferentes governantes no país, mas todos adotaram esse sistema político; Estados Unidos: entre 1981 e 1989, Ronald Reagan popularizou a doutrina neoliberal pelo mundo todo. De 1989 a 1993, George Bush continuou o seu legado, que só retornou em 2001 com George W. Bush, tendo fim em 2009.

        A Terceira Revolução Industrial aconteceu nos anos 1970 e com ela a informática se tornou mais popular e a informação passou a ser obtida mais rapidamente. Assim como a comunicação, o transporte passou a ser mais eficaz e dessa forma, as empresas expandiram seus negócios por diversos países. O desenvolvimento dessas empresas foi exponencial, pois elas aproveitaram-se da mão-de-obra barata e a baixa de impostos.  Foi nessa época que surgiu o conceito de globalização, que significa basicamente o processo de integração entre sociedade e economia, em especial a troca de informação e mercadorias. Alguns exemplos: palavras estrangeiras que adotamos em nosso vocabulário diário e redes de fast-food espalhadas pelo mundo. Como forma de justificar essa fase econômica, o liberalismo clássico ressurgiu na forma do neoliberalismo, segundo o qual a economia deve ter liberdade de mercado, restringindo a intervenção estatal na mesma.

        O Neoliberalismo Econômico é uma doutrina fortemente criticada, pois suas principais medidas são responsáveis pela redução dos direitos trabalhistas e do padrão de vida dos trabalhadores. Os Tigres Asiáticos são um exemplo clássico de como o neoliberalismo interfere na classe trabalhadora: os países que o compõe são altamente industrializados, no entanto, a mão de obra é desvalorizada. Como não existem leis trabalhistas, o proletariado quase não tem benefícios, inclusive férias. Isso garante o lucro das empresas estrangeiras que pretendem investir nesses países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com