TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  25/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5]

Gestão Comercial

Uma empresa nada mais é do que uma atividade econômica que tem o intuito de administrar a circulação e venda de bens com o fim lucrativo. Dentro desta organização existem alguns setores preestabelecidos que garantem a produtividade e a eficácia dos serviços prestados. Esses setores se dividem de acordo com o tamanho e as demandas da empresa.

O setor de gestão comercial pode ser considerado o coração de um negócio, visto que nele são determinadas ações e estratégias que fazem com que todos os outros setores funcionem da melhor maneira. O gestor comercial tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da empresa, tendo em vista que a elaboração de um plano comercial para ser bem-sucedido depende de uma análise eficiente de vários fatores apresentados pela área.

Muitas vezes a gestão comercial é confundida com os setores de marketing e vendas, mas o seu diferencial é que o setor comercial está focado nas estratégias para coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa, enquanto o marketing estuda o público alvo e as melhores formas de divulgação, e o setor de vendas é responsável direto pelos ganhos da empresa.

A Gestão comercial se estrutura por quatro pilares que moldam a forma de agir de uma empresa, que são esses; os objetivos, que nascem do planejamento estratégico que foi elaborado em torno das decisões futuras da companhia; a qualidade das informações geradas ou adquiridas que dão a certeza que as escolhas da gestão estão corretas ou erradas; a equipe que é o motor de força responsável pelos resultados; e por fim o plano de ação que lavará a equipe rumo ao sucesso.

Um gestor precisa desenvolver algumas habilidades para conseguir realizar seu plano de ação com êxito, como por exemplo, ter uma abordagem consultiva onde o profissional atua como parceiro do cliente descobrindo sua necessidade para oferecer uma solução efetiva; Ter uma boa comunicação e construir bons relacionamentos com clientes e membros da empresa; saber identificar padrões e tomar decisões com base em informações relevantes; e ter interação com o marketing e afinidade com tecnologias, tendo em vista que o futuro das vendas é digital.

Algumas das funções que um gestor comercial deve desenvolver:

  • Análise de Resultados;
  • Assegurar a competitividade de produtos e serviços da empresa no mercado;
  • Gerenciar recursos visando redução de custos e aumento dos lucros;
  • Gestão do relacionamento com o cliente;
  • Gestão de relações comerciais;
  • Representação comercial;
  • Supervisão de vendas;
  • Promover treinamentos e capacitações constantes que otimizem o trabalho da equipe;
  • Atuar visando o alcance de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.

Os 10 cargos da área comercial

DIRETOR DE VENDAS

é responsável por todas as estratégias de negócios da empresa e alinhando a equipe de vendas com os objetivos do negócio. Ele trabalha com o CMO (Chief Marketing Officer) e outros gerentes seniores para determinar a estratégia de produtos, preços, mix de produtos, canais de vendas, mercados-alvo e outros aspectos importantes

GERENTE COMERCIAL

é responsável por todas as estratégias de negócios da empresa e alinhando a equipe de vendas com os objetivos do negócio. Ele trabalha com o CMO (Chief Marketing Officer) e outros gerentes seniores para determinar a estratégia de produtos, preços, mix de produtos, canais de vendas, mercados-alvo e outros aspectos importantes.

ANALISTA DE INTELIGENCIA COMERCIAL

É um caçador profissional, responsável por analisar os negócios da empresa, previsões de vendas e indicadores de negócios. O analista de inteligência coleta dados valiosos para a tomada de decisões de gestão, sugere uma lista de potenciais clientes e dota a equipe de vendas com as informações necessárias para melhorar o desempenho, dando início a todo o processo.

SALES DEVELOPMENT REPRESENTATIVE

Também conhecido como pré-venda ou prospector no Brasil, este é um cargo relativamente novo responsável pela abordagem inicial e qualificação de clientes potenciais. Sua função é buscar novas oportunidades de negócios e identificar clientes com identidades ideais, além de cultivar e limitar clientes em potencial, aumentando assim as chances de sucesso nos métodos de vendas.

VENDEDOR

É o especialista em execução de vendas que conclui a transação - ainda melhor. Seu objetivo é alcançar a conversão o mais rápido possível e garantir que o produto atenda às necessidades de seus clientes.

PROMOTOR DE VENDAS

Os promotores fazem parte da equipa de trade marketing e constituem a ponte entre as áreas de negócio e marketing da empresa, tendo como função atrair a atenção dos compradores e estabelecer uma relação de confiança com a marca no próprio PDV, promovendo assim a receita do produto.

AUXILIAR DE VENDAS

Os assistentes de vendas são profissionais responsáveis ​​por apoiar o trabalho de outros profissionais da área empresarial.

ASSISTENTE COMERCIAL

O auxiliar de negócios é o responsável pelo suporte administrativo da área comercial e por todo o dia a dia do departamento. Suas funções incluem atendimento ao cliente, registro, atendimento de pedidos, emissão de faturas e tarefas relacionadas ao estoque, análise de crédito e negociação geral.

CONSULTOR DE VENDAS

É um profissional externo contratado pela empresa para diagnosticar, atualizar e otimizar a área de negócios. Sua função é revisar o processo de vendas do início ao fim e desenvolver estratégias para aumentar as vendas, aumentar as taxas de conversão e reduzir custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com