TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE ESTOQUE NO COMÉRCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ARAUJO

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  4.817 Palavras (20 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

INSTITUTO EDUCACIONAL DO NORTE DE MATO GROSSO (IENOMAT)

FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA (FADAF)

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDRESSA VIDOTO

RENNER ALVES

VANESSA VIDOTO

VIVIAN MARCILIO PÉRIGO

A GESTÃO DE ESTOQUE NO COMÉRCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ARAUJO

Alta Floresta-MT

2016

ANDRESSA VIDOTO

RENNER ALVES

VANESSA VIDOTO

VIVIAN MARCILIO PÉRIGO

A GESTÃO DE ESTOQUE NO COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ARAUJO

Artigo elaborado no primeiro semestre sobre gestão de estoque, da disciplina de Metodologia Cientifica, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF), sob orientação do Professor Eduardo José Freire.

Alta Floresta-MT

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        5

3 METODOLOGIA        8

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

APENDICES        16

ANEXOS        17


A GESTÃO DE ESTOQUE NO COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO ARAUJO

ALVES, Renner[1]

PÉRIGO, Vivian Marcilio[2]

VIDOTO, Andressa[3]

VIDOTO, Vanessa[4]

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar como se dá a pratica de gestão de estoque na empresa de materiais para construção Araújo, empresa estabelecida no município de Alta Floresta, MT. A metodologia aplicada baseia-se no método indutivo, na técnica de entrevista para a coleta de dados e utilização de pesquisa de caráter exploratória. Os resultados obtidos comprovam que a gestão de estoque é uma pratica essencial para as empresas, tanto no quesito custo quanto em demanda, e que a falta de conhecimento desses quesitos pode gerar prejuízo para a empresa.

Palavras-chave: Controle. Estoque. Gestão.

1 INTRODUÇÃO

No interior das empresas de materiais para construção há uma grande necessidade de gestão, dada grande quantidade de mercadorias e pela evolução dos materiais, onde sempre aparece um novo tipo de material. Não tendo uma boa gestão de estoque pode acabar havendo um acumulo de material que pode acabar gerando prejuízo para a empresa. 

Marion e Ribeiro (2015, p. 109) destacam que “gerenciar estoque é uma tarefa que exige do profissional muita habilidade e flexibilidade no relacionamento com todas as áreas da organização, seja de compras, produção, vendas, financeira e administrativa”.

Em Alta Floresta as empresas enfrentam grande problema com a gestão de estoque, pelo fato de não ter conhecimento que ela é tão importante para o cotidiano da empresa.

A pesquisa tem pretensão de demonstrar a importância de uma boa gestão de estoque, sendo que, sem ela a empresa poderá enfrentar problemas com demandas e custos. Por isso reforçamos a ideia de que toda empresa necessita de uma gestão de estoque, pois ela influencia no planejamento da produção e minimiza os custos, visando aumentar o capital investido. Arbache, Santos, Montenegro e Salles (2011, p. 53) afirmam o pensamento acima dizendo:

A gestão de estoque é uma das atividades mais importantes para qualquer negócio, pois o estoque tem uma característica ambígua, uma vez que sua existência, se por um lado tranquiliza a empresa quanto às flutuações da demanda e à manutenção do nível de serviço, por outro é a fonte de constante atrito em função do capital investido.

O estoque existente dentro de uma empresa é um patrimônio, que cresce continuadamente no qual seu custo é maximizado no decorrer do ano, e, muitas vezes a empresa sofre com atraso de fornecedores, devido a este problema, deve-se existir um estoque mínimo, também conhecido como estoque de segurança, necessário para atender a demanda dos clientes. Dias (2011, p. 50) explica que o estoque mínimo é “a quantidade mínima que deve existir em estoque, que se destina a cobrir eventuais atrasos no ressuprimento, objetivando a garantia do funcionamento ininterrupto e eficiente do processo produtivo, sem o risco de faltas”. Em outro capitulo, Dias (2011, p. 301) diz que o estoque mínimo “é necessário para cobrir alguns atrasos por parte do fornecedor, para a empresa continuar operando”.

Sendo assim, pretende-se demonstrar quais são os benefícios que a gestão de estoque propõe para empresas do ramo comercial, em destaque aquelas que desenvolvem atividades relacionadas a comercialização de materiais de construção, objeto deste estudo, procurando demonstrar como se dá o processo de funcionamento da gestão de estoque em um caso particular: Materiais para Construção Araújo, estabelecida no município de Alta Floresta, MT.

A problemática que se busca estudar questiona: Qual o método de avaliação de estoque utilizado no comércio de materiais para construção Araújo e como ele ajuda na organização da empresa? Como hipótese de estudo, tem-se, que na referida empresa, as práticas de gestão de estoque suprem as suas demandas.

Partindo do problema anunciado anteriormente elaborou-se o seguinte objetivo geral: verificar, na empresa pesquisada, como se dá a prática de gestão de estoque, I) verificar os métodos utilizados para manter o estoque suprindo as demandas; II) demonstrar que a gestão de estoque favorece a relação entre empresa e cliente, III) identificar, caso existam, problemas em relação a gestão de estoque.

Este artigo está organizado em quatro tópicos, o primeiro tópico fala sobre o referencial teórico, onde fazemos uma breve apresentação sobre a gestão de estoque e como ela se dá. No segundo tópico introduzimos a metodologia utilizado para produzir o artigo, explicando seus métodos e meios e como foram utilizados no decorrer do artigo. No terceiro tópico apontamos os resultados obtidos com a entrevista e discutimos sobre eles. No quarto e último tópico apresentamos nossas considerações finais sobre a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (601.7 Kb)   docx (471.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com