TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

2 INTRODUÇÃO

A gestão financeira de uma empresa precisa envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos financeiros através da eficiência operacional e do controle das suas atividades financeiras, muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um número apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior com pouco ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa. Dessa forma o seguinte proposto pretende discutir o papel que o orçamento empresarial, a gestão financeira, as noções de atuária e o direito empresarial têm em uma organização, bem como os erros que muitos gestores tem feito com relação a sua real aplicação.

3 DESENVOLVIMENTO

O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa principalmente nas atividades da área financeira, onde se podem considerar que os recursos são escassos e os riscos grandes. A gestão financeira tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, ao qual cabem as análises, decisões e controle de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários á atividade da empresa, visando formar uma estrutura financeira organizada e equilibrada, de modo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. O fluxo de caixa é uma das ferramentas utilizadas na administração financeira empresarial, a qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa, sua montagem é simples e exige acompanhamento diário para registrar as movimentações. Primeiramente é necessário levantar o saldo inicial, isto é, o valor que existe em caixa composto por dinheiro, cheques e saldos bancários no inicio do período, desta forma para o êxito do fluxo de caixa, é importante criar uma cultura de planejamento e de sistematização na empresa. As principais decisões de investimento têm diversas origens dependendo das causas para as quais foram criadas, as principais modalidades são: ampliação do volume de atividade, reposição e modernização de ativos fixos, arrendamento ou aquisição. Os investimentos estão associados a risco e retorno sem dúvida, é um dos principais pontos que qualquer investidor deveria observar e analisar ao fazer um balanço de suas aplicações. Os principais tipos de orçamentos são: Orçamento Estático, Orçamento Fléxivel, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle Matricial. Os pontos positivos do orçamento para a gestão são eles: lucratividade; rentabilidade; liquides e risco.

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas da análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão, tem como conhecimento específico das matemáticas estatística e financeira. As origens da atuária remontam ás primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas. Em geral, muitas pessoas têm uma noção muito vaga do que é Atuária e muito menos sabem o que faz o Atuário, esse desconhecimento ocorre em vários países e é fruto da falta de divulgação da profissão, trata de uma atividade muito antiga, o seu conhecimento ainda se restringe aos setores técnicos de seguros e previdência. Já para o setor público, no caso do Brasil o melhor conhecimento das práticas atuariais aplicadas aos sistemas de previdência caminha na linha imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 04 de Maio de 2000, que passou a obrigar o Governo Federal a enviar ao Congresso Nacional avaliações atuariais para os distintos regimes de previdência. Essa obrigação legal tem imposto ao Governo a necessidade de melhor conhecer e aplicar a matemática atuarial na lógica de funcionamento dos sistemas de previdência.

As sociedades simples são aquelas que os sócios exercem as suas profissões, ou seja, a prestação de serviço tem natureza estritamente pessoal, um exemplo clássico é uma sociedade de médicos, em que os próprios profissionais realizam a atividade de sociedade, ou também, advogados, dentistas, pesquisadores, etc. Em razão disso, as cooperativas e associações também sempre serão sociedades simples. Como se pode compreender do exemplo citado é que no caso da sociedade simples, a expertise dos sócios deve ter direta ligação com a atividade desenvolvida pela sociedade, o que não é o caso, na empresária que tem por objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com