TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO FINANCEIRA, CONTABIL E AUDITORIA

Por:   •  22/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

GESTÃO FINANCEIRA, CONTABIL E AUDITORIA

ESTUDO DE CASO LEHMAN BROTHERS

SETEMBRO/2021

[pic 3][pic 4]

LEHMAN BROTHERS

INTRODUÇÃO

Foi o quarto maior banco de Investimentos e provedor de serviços financeiros, com atuação global, sediado nos Estados Unidos.

Seu negociante principal era o Tesouro Americano no mercado de valores imobiliários.

[pic 5][pic 6]

De modo especifico eram realizados empréstimos hipotecários de altíssimo risco, já que as taxas de juros nos Estados Unidos eram muito baixas promovendo assim maior negociação dos ativos imobiliários em larga escala.

A compra de imóveis era permitida até mesmo para pessoas com baixos indicies e históricos de crédito ruim, pois contavam sempre com a possibilidade de refinancia-los quando os compradores não conseguissem sustentar os pagamentos.

[pic 7][pic 8]

CRISE FINANCEIRA (SUBPRIME)

No ano de 2008 a maior crise financeira conhecida também como a crise de Subprime (tipo de credito concedido a pessoas com mau histórico de pagamento), ocorreu por conta das hipotecas. O estouro da bolha imobiliária do banco que mais apostou nesses ativos, aconteceu quando as prestações começaram a subir devido a um aumento nos juros como tentativa do governo de segurar a inflação do pais.

Dia após dia os títulos despencavam e o compromisso de honrar os pagamentos juntos aos investidores se deterioravam, uma vez que os imóveis eram dados como garantia e não conseguiam recuperar seus investimentos.

[pic 9][pic 10]

FALENCIA

Em 15 de setembro de 2008, quando a insolvência dos créditos imobiliários não pôde mais ser disfarçada, a grande Lehman Brothers declara falência após a recusa do Governo Americano em injetar dinheiro público em um banco que era privado, tendo como consequência o colapso na bolsa de valores após investidores começarem a resgatar suas aplicações.

Recorreu ao Capitulo 11 da Lei de Falências dos EUA, que permite ao devedor manter todos seus ativos, se opor às demandas de seus credores, adiar os prazos de seus pagamentos e até reduzir unilateralmente sua dívida, para continuar trabalhando e ter tempo de renegociar seus ativos e tentar um recomeço. Em contrapartida, empresa é obrigada a se colocar sob sua proteção a dar ao juiz das falências informações detalhadas sobre o andamento das transações sobre seus credores.

[pic 11][pic 12]

FRAUDE E AUDITORIA

Segundo relatório, o banco usou manobras contábeis para mascarar sua situação frágil antes de quebrar, houve manipulação ilegal de balanços, e transações não registradas para subestimar sua alavancagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com