TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  19/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O sucesso financeiro pode servir como inspiração para colocar essa metodologia em prática, mas existem objetivos palpáveis para ter uma sistema financeiro organizado.

Os departamentos que gerenciam as finanças têm como principais objetivos:

  1. Garantir a disponibilidade de DINHEIRO dentro da empresa (ter caixa para colocar em prática o planejamento estratégico);
  2. Cumprir OBRIGAÇÕES legais e fiscais;
  3. Oferecer INFORMAÇÕES precisas para a tomada de decisões da empresa;
  4. Apoiar a empresa na busca constante por MELHORES RESULTADOS financeiros;

Responda com sinceridade: você ou as pessoas que fazem a gestão financeira de sua empresa conseguem executar estas tarefas com tranquilidade?

Em uma cenário ideal, existe perfeita integração dos setores - entende-se: a informação flui pela empresa. O departamento financeiro gerencia recursos, efetua os pagamentos e recebimentos; o departamento fiscal cumpre obrigações fiscais e o departamento contábil abastece a empresa com informações financeiras (DRE, balanço, demonstrativo de fluxo de caixa).

Porém, no Brasil existem muitas leis complexas, mudanças constantes na legislação e burocracia gerando desorganização. Esse processo muitas vezes, gera dificuldade na troca de informação. Vamos resolver este abismo? Nós propomos a Metodologia Nibo de Gestão Financeira em 3 passos simples para ajudá-lo.


1º Passo: Quais são os créditos e débitos.

Quanto tem para pagar e receber? Onde está o comprovante de um determinado recebimento? Existe algum recebimento vencido hoje?

Estas respostas não devem estar apenas em sua cabeça, mas estruturadas e organizadas disponíveis para funcionários, gestores, sócios ou investidores de forma clara e rápida.

Para você ter esse tipo de informação de uma maneira rápida, nós sugerimos que você escolha uma ferramenta:

[pic 3]

Você deve definir e comunicar CLARAMENTE as rotinas (mensais, semanais e diárias) aos departamentos e pessoas dentro de sua empresa criando uma cultura de organização - facilitando a gestão mesmo em caso de mudança de funcionários na equipe.

Algumas sugestões para ajudá-lo:

[pic 4]


[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

2º Passo: Conhecer o fluxo de caixa

Você sabe quanto sua empresa tem em caixa? Sabe se ela terá dinheiro para fechar o mês? Você consegue investir na empresa? Sabe em quais condições poderia fazer isso?[pic 10][pic 11]

[pic 12]

Relatório de fluxo de caixa é um demonstrativo simples, que informa o seu saldo bancário e quanto você deve pagar e receber no futuro. Dessa forma você consegue agir, planejar e contornar problemas.

Exemplo: Caso verifique uma queda no seu fluxo de caixa você consegue se antecipar e evitar o problema. Como? AGINDO. Ligue para seus clientes e peça para antecipar um pagamento, ou cobre um cliente devedor. Entre em contato com fornecedores e tente um acordo. Converse com seus sócios, consiga um empréstimo no banco. QUANTO MAIS RÁPIDO VOCÊ AGIR, MELHOR.

Dicas para gerenciar seu fluxo de caixa em caso de crise:

[pic 13]


3º Passo: Análise dos processos.

Como está a sua performance? Com tem evoluído a performance do seu negócio? Você sabe o que fazer para melhorar? Neste momento é importante responder com números de forma a argumentar e não tornar este processo em uma discussão lúdica e troca de ideias.[pic 14]

A primeira atitude a tomar para visualizar com clareza e precisão o seu fluxo de caixa é classificar recebimentos e pagamentos separados em:

[pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]


Receitas operacionais[pic 21][pic 22]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (641.1 Kb)   docx (348.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com