TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  17/1/2021  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Matriz de Trabalho da (PI)

Elaborado por:

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma:

Introdução

O tema em análise escolhido, cujo material fonte foi a ROL do módulo 1 da matéria Contabilidade Financeira, refere-se sobre a importância da Contabilidade, trazendo a todos, através de uma linguagem simples e acessível, o fato de como a Contabilidade é uma ferramenta de gestão, tornando assim fundamental, já que fornece informações relevantes sobre a companhia aos próprios proprietários, investidores, acionistas, clientes, fornecedores, etc.

A contabilidade financeira visa colher e processar todos os dados financeiros e contábeis de uma empresa, no qual inclui patrimônios, investimentos, despesas, faturamentos, etc.

Além disso, avalia todas as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio da empresa, traz informações relevantes para o controle de operações, facilita o planejamento, controle de custos, preços e estoques, orçamentos e projeções, financiamentos e concessão de crédito, e, por conseguinte, é um importante suporte para a tomada de decisões.

Desenvolvimento

Uma empresa que não faça gestão e que exerce suas atividades sem uma contabilidade financeira, é provável que confronte com vários problemas no futuro. Como casos comprovados, de inúmeras empresas que encerram as atividades por problemas financeiros com bancos, acionistas, clientes, etc.

Casos como de falência não é praticado somente por empresas pequenas, acontecem com empresas de todos os portes e em diversos setores. Um problema muito comum em empresas pequenas e/ou familiares é a falta da gestão de caixa (entradas e saídas), tornando a renda de pessoa física o caixa da pessoa jurídica. Nesses casos, a empresa torna-se insustentável, até que chega o momento da falência.

Um exemplo desse caso comum, há uns anos atrás uma cliente, médica, a qual tinha uma renda bem diversificada, composto por atendimentos médicos, plantões, cirurgias, aluguéis de 3 clínicas e uma microempresa. Leiga no assunto de Contabilidade, não fazia nenhuma gestão de suas receitas, muito menos de sua microempresa. A renda de todos os ativos, não eram contabilizados, não tinha planejamento e muito menos controle dos gastos. Com isso, as receitas eram recebidas em apenas uma conta, misturando receita de pessoa física e pessoa jurídica, tornando insustentável, até que esta cliente faliu a microempresa e adquiriu uma grande dívida com banco.

Esses casos são comuns, independente da renda, do faturamento da empresa, do porte da empresa, etc., se não souber fazer ou ter uma empresa contratada para fazer a contabilidade financeira, não há dinheiro que sustente uma empresa não mal gerida.

Para isso, a contabilidade financeira é fundamental para qualquer tipo de organização, uma vez que ela permite um maior controle financeiro, evitando o acúmulo de dívidas, conduzindo como uma ferramenta de apoio na tomada de decisões. Além disso, também gera um maior embasamento no momento de realizar ou adequar o planejamento financeiro da empresa, já que traz dados concretos e sólidos sobre a situação do caixa. Sendo assim, como um dos principais objetivos da contabilidade é cumprir com as obrigatoriedades legais relacionados à empresa, essa transparência permite repassar aos seus clientes/acionistas informações mais seguras e concretas, através do balanço patrimonial (BP), Demonstração de Resultado e Exercício (DRE) e as demonstrações dos fluxos de caixa (DFC), que são documentos para realizar uma análise mais segura e transparente à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (725.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com