TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  30/4/2021  •  Dissertação  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Gestão Financeira

A maioria das empresas tem tido dificuldades em gerir sua administração ultimamente. Nos últimos anos, as crises financeiras e administrativas que aconteceram, tanto mundial quanto localmente, foram os motivos que impediram o progresso de várias e impossibilitaram que avançassem tecnologicamente.

Neste último ano, com o agravo do sistema de saúde mundial, muitas fecharam, outras tiveram que entrar em sistema de recuperação fiscal, muitas solicitaram aos governos locais subsídios financeiros e uma quantidade muito ínfima tem conseguido se manter. E isso, com muito esforço e sacrifício de seus fundos.

Contudo, uma boa Gestão Financeira e outros meios eficazes de administração, podem ser o meio mais eficiente para reverter essa situação, possibilitando que a empresa volte a se desenvolver e crescer.

Este é o nosso ponto hoje a analisar e entender. Como fazer uma Gestão Financeira eficiente no atual cenário? E como ser mais eficaz e eficiente ? Vamos começar analisando partindo do seguinte pressuposto, que: uma boa administração só é viável quando se considera como as decisões que tomamos influencia a sociedade. Assim, uma Gestão Financeira eficiente tem haver em analisar como a economia pode auxiliar a sociedade na vida e retomada de seus costumes e cultura. Não se deve analisar de maneira emotiva ou sensacionalista ou ter por mera suposição que o pouco que se faz é suficiente. Processos têm de ser considerados e uma ampla gama de informação colocada “na mesa”, para se fazer uma análise criteriosa de números, projeções, estimativas, desenvolver e executar um planejamento estratégico e eficaz.

Quando se fala em execução de um modelo de Gestão Financeira eficiente, podemos considerar que todas as atividades ou atribuições de quem executa tal gestão, podem e devem ser articuladas entre todos os personagens que participam dessa condição administrativa. No mundo dos negócios, a idéia de Gestão assume um papel bem amplo e importante que possibilita que se exerça uma atividade, a bem dizer, primordial para a vida da empresa ou empreendimento. A título de conhecimento, a palavra Gestão deriva do verbo Gerir, que tem por significado também: conduzir, chefiar, comandar, encabeçar, guiar, liderar,orientar, etc, só para se mencionar algumas palavras. Mas algumas me chamaram a atenção e vamos agora atribuir à questão da Gestão Financeira essas palavras, para podermos entender como realizar uma Gestão Financeira eficaz e eficiente.

Quando citamos por eficaz, podemos colocar que todo bom administrador ou gestor tem a prerrogativa de exercer sua administração e planejamento de modo correto. Em outras palavras, se tem o conhecimento do que fazer, deve fazê-lo e corretamente. A eficiência vem dos meios que utiliza para executar suas atribuições. Assim, uma Gestão Financeira deve conduzir ou ser o meio de se conduzir a um resultado eficiente, onde quem foi seu executor, o Gestor, utilizou de sua liderança, comandando, orientando e guiando os assuntos e informações financeiras no alcance de bons resultados econômicos.

Somente saber de números e cálculos, não é suficiente. Estratégias devem ser consideradas, analisadas e articuladas quando se verifica cenários econômicos e administrativos. A ciência contábil e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com