TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício – Gestão Financeira e Orçamentária

Professora: Lana Oliveira

Calcular o fluxo de caixa relevante inicial de cada uma das alternativas de investimento a empresa ALIMENTA.

A ALIMENTA é uma empresa produtora de um suplemento alimentar para pacientes em período pós-operatório com intolerâncias severas à alimentação regular que foi notificada por órgão de fiscalização ambiental acerca da necessidade da adequação de seu processo produtivo. Os sócios não irão mudar a localização da planta, pois a mesma foi instalada a dois anos, então, terão que realizar investimentos para atender às novas exigências ambientais que irão regular suas atividades.

Um dos sócios quer, ao mesmo tempo, atender à nova legislação e expandir a capacidade de produção da empresa substituindo os equipamentos instalados por outros de maior porte. Alega que, dessa forma, os investimentos necessários para atender à nova legislação serão mais facilmente absorvidos pela empresa. O outro sócio quer apenas fazer os ajustes necessários para atender à legislação modernizando a linha de produção com a substituição do equipamento instalado por um mais moderno, porém, de mesmo porte. Alega que os desembolsos já serão altos demais e que, se o mercado não absorver a oferta excedente, a empresa acabará por comprometer sua própria sobrevivência nesse momento de transição.

Antes dos sócios decidirem pela substituição de um equipamento da linha de produção, passaram à atividade de verificar a viabilidade econômico-financeira de duas alternativas, visto que, a decisão final, está condicionada a um resultado financeiro positivo: 1) Modernização com manutenção da capacidade instalada e 2) Modernização com aumento da capacidade instalada. 

Tanto o equipamento que pode vir a ser substituído, quanto os novos, tem uma vida útil de 10 anos. Todos os equipamentos serão depreciados de acordo com a tabela linear da Receita Federal (10% ao ano) e a empresa está enquadrada na alíquota de 40% do imposto de renda. O equipamento instalado tem dois anos de uso e pode ser vendido hoje por $1.320.000. As informações de referência para determinar o valor do investimento inicial são apresentadas na tabela a seguir.

[pic 1]

A)

MODERNIZAÇÃO COM MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA

Custo do Ativo Novo: 2.000.000,00

+ Custo de Instalação: 200.000

+ Capital de giro associado ao ativo novo: 340.000

CUSTO INSTALADO DO ATIVO NOVO: 2.540.000,00

B)

MODERNIZAÇÃO COM AUMENTO DA CAPACIDADE INSTALADA

Custo do Ativo Novo: 2.600.000,00

+ Custo de Instalação: 260.000

+ Capital de giro associado ao ativo novo: 412.000

CUSTO INSTALADO DO ATIVO NOVO: 3.272.000,00

VALOR DE VENDA DO ATIVO ANTIGO

Valor de Venda do Ativo Antigo: 1.320.000

- imposto sobre a venda do ativo antigo: 528.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (467.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com