TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.884 Palavras (20 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

Julia Rios Pereira da Silva

2139259

São José dos Campos

                                                    2022

[pic 3]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II (PIM II):

O Boticário

[pic 4]

São José dos Campos

2022

           

                                                   

São José dos Campos

                                                    2022

RESUMO

Diante da difícil situação econômica de algumas economias mundiais, o mercado necessita cada vez mais de profissionais que possam atuar na gestão financeira de pequenas, médias ou grandes organizações. Neste trabalho projeto-modal, o objetivo é apresentar as práticas, peculiaridades e características da gestão organizacional real, da empresa O Boticário. A abordagem utilizada neste trabalho é baseada nos conceitos e conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e no estudo de conteúdos específicos relacionados aos objetivos propostos pela instituição de ensino. Para entender melhor esse resultado, saindo dos estudos de mercado e econômicos e como a empresa se sustenta, investigamos como O Boticário utiliza a matemática, inserindo a história dos números e a matemática econômica como recurso interno de gestão e ajuda a entender como a empresa se comunica, qual a sua importância para os clientes e quais as estratégias de comunicação que utiliza.  O objetivo também é entender os cálculos na prática e sua importância na vida empresarial, e o Boticário está atento às mudanças do mercado, renovando e mantendo sua marca. As disciplinas subjacentes a este trabalho são: economia e mercados, empreendedorismo, criatividade e inovação e matemática aplicada.

Palavras-chave: Economia, Mercado, Fundamentos Teóricos, Empreendedorismo e Objetivos.


ABSTRACT

Faced with the difficult economic situation of some world economies, the market increasingly needs professionals who can work in the financial management of small, medium or large organizations. In this project-modal work, the objective is to present the practices, peculiarities and characteristics of the real organizational management of the company O Boticário. The approach used in this work is based on the concepts and knowledge acquired in theoretical classes and on the study of specific contents related to the objectives proposed by the educational institution. To better understand this result, departing from market and economic studies and how the company sustains itself, we investigated how O Boticário uses mathematics, inserting the history of numbers and economic mathematics as an internal management resource and helps to understand how the company communicates, how important it is to customers and what communication strategies it uses. The objective is also to understand the calculations in practice and their importance in business life, and O Boticário is attentive to market changes, renewing and maintaining its brand. The subjects underlying this work are: economics and markets, entrepreneurship, creativity and innovation and applied mathematics.

Keywords: Economy, Market, Theoretical Foundations, Entrepreneurship and Objectives.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        13

2.        apresentação da empresa        14

2.1.  GOVERNANÇA        15

2.2.  PRODUTOS BOTICÁRIO        16

3.        economia e mercado        18

3.1.  ESTABILIDADE DE PREÇOS        19

3.2.  DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE RENDA        19

4.        empreendedorismo, criatividade e INOVAÇÃO        20

4.1.  MAPA DE EMPREENDEDORISMO CRIADO PELO BOTICÁRIO        21

5.        matemática aplicada        23

3.2.  FÓRMULAS E CÁLCULOS        24

6.        conclusão        26

REFERÊNCIAS        27

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 – TABELA DE COMPARAÇÇAO DE PREÇOS ........ .................................................19


  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa, como outras, nos ajuda a compreender a empresa e a aplicação das teorias pesquisadas a ela como um todo. A escolha do Boticário deveu-se ao fato de a empresa possuir diversas franquias em diferentes pontos do país e um bom local de pesquisa que oferece condições para coletar os dados necessários para este projeto.

O Boticário é uma empresa que produz e comercializam cosméticos e perfumes para bebês, mulheres e homens para adultos. É uma empresa conhecida no mercado e focada no desenvolvimento sustentável, que já atua no âmbito internacional. Ao longo do estudo, explicaremos melhor a estrutura desta empresa, seus principais concorrentes, produtos e até mesmo sua estrutura de pessoal.

 Pereira Bresser (2006) define a economia como um conjunto de elementos que se interligam e formam um sistema. Esse sistema econômico exige mostrar como está o setor financeiro no país ou na empresa, analisaremos brevemente como estão à economia do país e sucessivamente os efeitos econômicos dentro da empresa Boticário.

Tendo entendido a importância do conhecimento para o gestor da economia e do mercado em que atua, passamos para a matemática aplicada, primeiro analisando a matemática em um contexto global e depois focando em sua importância no processo decisório dentro da empresa.

Aprendemos também como a empresa trabalha na comunicação empresarial, qual a estrutura de comunicação e formas utilizadas interna e externamente. No final das contas, o objetivo é obter clareza sobre mercado e economia, matemática aplicada e comunicação. Aprimora nossa compreensão da pesquisa e melhora o desempenho quando aplicado a uma área de negócios de pós-graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com