TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira Avançada

Por:   •  27/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1]

MBA Gestão Financeira Avançada

ANÁLISE DE MERCADO

Professor Flavio Nunes de Almeida Neto

Mariana Olmedo Calixtre RA 711.219.002-79

Patricia de Oliveira Barboza RA 711.219.000-19

Tatiane Alves da Silva RA 711.219.004-46

         

CONCEITO TEORIA DE MARKOWITZ

Os estudos de Markowitz foram a base para a Moderna Teoria de Carteiras, que apresenta a diversificação como principal instrumento para a redução do risco global de um portfólio de investimentos. A eficiência de uma carteira é relacionada pelo binômio risco e retorno, ou seja, o investidor pode reduzir o risco de seus investimentos, alterando a alocação, com o intuito de manter o retorno desejado. Para resolver tal problemática utiliza – se modelos matemáticos que ofereçam suporte às escolhas dos ativos.

O economista Harry Markowitz desenvolveu, através da aplicação de programação quadrática a carteiras de ativos, um processo de otimização que permite a minimização do seu risco para um determinado nível de retorno. Ao se realizar o processo para vários níveis de retorno, cria - se a denominada curva de Markowitz, que determina a fronteira para a qual as diferentes combinações de proporções de ativos de uma carteira promovam os maiores retornos com os menores riscos possíveis. Essa teoria nos mostra que o risco de uma carteira não é dado simplesmente pela média do risco dos ativos individuais, para calcular esse risco com eficiência é preciso considerar a correlação entre os ativos. Se os Ativos não fossem correlacionados, a diversificação do portfólio poderia eliminar o risco. O fato de os retornos dos ativos terem um alto grau de correlação, mas não serem perfeitamente correlacionados, implica em que a diversificação pode reduzir, mas não eliminar o risco.

Para iniciar a diversificação de um portfólio segundo a teoria de Harry Markowitz, precisa – se determinar a fronteira eficiente do mercado, determinar o ponto  de  tangência entre o Capital Market Line (CML) e Fronteira Eficiente de Mercado  e determinar o ângulo θ que  maximiza  a  inclinação  da  CML  e  que  contém  pelo  menos  um  ponto  da  Fronteira Eficiente de Mercado.

CONCEITO TEORIA DE SHARPE

Nos anos de 1.990, William Sharpe ganhador do Premio Nobel de Economia, criou o famoso índice de Sharpe, considerado um dos mais utilizados em avaliações de fundos de investimento. De forma bem simplificada e exata, ele expressa a relação de retorno/risco a que se expõem todos os investidores.

        O índice de Sharpe além de ser um indicador que mede o retorno de uma aplicação financeira em relação à outra aplicação de livre risco é também resultado de uma divisão, onde o numerador é a média aritmética dos retornos excedentes oferecidos pelo fundo de uma certa periodicidade, durante um determinado tempo.

Segundo a teoria de Sharpe, olhar apenas a rentabilidade de um investimento não basta, é preciso comparar seu retorno com o de uma aplicação conservadora. Ele deixa claro que o Retorno excedente é a parcela do rendimento oferecido pelo fundo que ficou acima ou abaixo da rentabilidade de um indexador adotado livremente, e bem provável o CDI.

O retorno das aplicações financeiras pode sofrer mudanças dependendo das condições da economia, por este motivo o ideal é analisar o desempenho de um investimento em períodos de no mínimo 12 meses.

O índice de Sharpe nos permite considerar esse conceito em sua formula expressa da seguinte maneira:

Índice de Sharpe = (Retorno  – Taxa Livre de Risco) / Volatilidade

O desvio padrão é o padrão de oscilação desses retornos, assim pode se comparar o Índice Sharpe de quantos fundos desejam para tomar as devidas decisões de investimento, pois o mais importante que ver o Sharpe de um fundo é conhecer os números que resultam nele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com