TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira de Escritórios de Advocacia

Por:   •  19/5/2022  •  Monografia  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 19

Gestão Financeira de Escritórios de Advocacia

Francielle Martins Machado [1]

Elizabeth Flavia R. O. da Motta ²

RESUMO

O presente estudo trata acerca do assunto Gestão Financeira, e tem por finalidade mostrar as falhas mais comuns cometidas na gestão financeira de escritórios de advocacia que inviabilizam seu crescimento. Neste trabalho foram explorados alguns conceitos relacionados ao tema, apresentado o conceito de gestão financeira de modo geral e suas principais ferramentas e um levantamento das principais falhas cometidos na gestão financeira apontando o melhor modo de correção para auxiliar assim o crescimento do escritório. Como metodologia, foi utilizada a consulta em livros, monografias, sites de busca, caracterizando uma pesquisa bibliográfica, possibilitando assim atender aos objetivos que esse trabalho se propõe.

Palavras Chaves: Gestão Financeira. Escritório de Advocacia.

1 INTRODUÇÃO

No atual mercado os escritórios de advocacia desenvolvem as atividades mais amplas e variadas dentro do mundo jurídico, porém é necessário para seu bom desempenho uma gestão do escritório eficiente, permitindo assim atender adequadamente às necessidades dos clientes e oferecer subsídios para o processo de tomada de decisão.

Para Chacon (2014) os escritórios de advocacia não alcançam sucesso por sua expertise ou qualidade jurídica, mas, sim, pela qualidade que realizam e se organizam estrategicamente seus serviços.

Os principais problemas encontrados nos escritórios jurídicos estão ligados diretamente na administração e gestão. Os advogados, em regra, são preparados para a advocacia e não possuem o conhecimento de regras de administração. Principalmente na área advocatícia, ainda apresentam muita resistência às mudanças. Suas atividades continuam sendo desenvolvidas precariamente, perdendo principalmente tempo e consequentemente faturamento.

        Este artigo tem como objetivo geral mostrar as falhas mais comuns cometidas na gestão financeira de escritórios de advocacia que inviabilizam seu crescimento. O primeiro capítulo expõe a introdução ao trabalho, a justificativa; o objetivo geral; os objetivos específicos e a metodologia. No Capítulo dois é apresentado o conceito de gestão financeira de modo geral e suas principais ferramentas. O capítulo três mostra o levantamento das principais falhas cometidos na gestão financeira  apontando o melhor modo de correção para auxiliar assim o crescimento do escritório.

Como metodologia, será utilizada a consulta em livros, monografias, sites de busca, caracterizando uma pesquisa bibliográfica, possibilitando assim atender aos objetivos que esse trabalho se propõe, tendo como foco a área da administração financeira com estudo da gestão financeiro em escritórios de advocacia.

O referencial teórico abordará temas relevantes ao projeto, tais como; conceito de gestão financeira, suas ferramentas, e tratará sobre as principais falhas cometidos na administração de escritórios de advocacia.

Assim, com o presente estudo pretende-se melhorar a gestão dos escritórios, apontando objetivamente as falhas e as melhores ferramentas para facilitar o processo de tomada de decisão. Para justificar a sua realização, foi considerado alguns pontos, dentre os quais se destaca: a suposta falta de conhecimento de administração dos advogados para gerir um escritório.

2 GESTÃO FINANCEIRA

        A Gestão Financeira é o conjunto das operações relacionadas ao planejamento, análise e controle de todas as atividades financeiras da empresa. Para uma gestão eficaz e eficiente uma empresa, é necessário que os gestores possuam informações exatas e relevantes no tempo certo para certas tomadas de decisões (GITMAN, 2010).

        Para Bitencourt e Palmeira (2012), gestão financeira é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de potencializar os resultados econômicos e financeiros gerados pelos movimentos empresariais. As principais aplicabilidades são, operação e controle dos bens, definição das necessidades, planejamento, captação e aplicação de capital externo.

        Sobre gestão financeira, Braga (1989, p. 23) ensina que:

“Compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos

fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é

responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação

de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos.”

A gestão financeira diz respeito a diversas tarefas que envolvem grandes gastos e receitas para financiar as atividades da empresa. Na percepção de Brigham e Houston (1999), a gestão financeira é a área da empresa em que os gestores tomam as decisões que envolvem dinheiro dentro da empresa.

Todas as empresas se beneficiam com o uso das técnicas e ferramentas da gestão financeira, sendo assim um das bases de apoio de toda e qualquer empresa; uma vez bem dirigida proporciona investimentos e o crescimento dos negócios. É muito importante analisar os demonstrativos contábeis, como todas as informações fornecidas pela empresa, para que se possa apontar problemas financeiros para auxiliar na tomada de decisão (SOARES, 2013).

Em geral por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro a maioria das pequenas empresas no Brasil quebram antes do quinto ano. Para superar esse problema são essenciais as informações dos demonstrativos financeiros, no qual se computam os dados financeiros que devem ser examinados minuciosamente para a tomada de decisão. Também é de suma importante fazer uma auditoria dentro da empresa para maior lucratividade e integridade da empresa (MORAIS, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (245.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com