TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Industrial

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        GESTÃO INDUSTRIAL        

3        DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTAS DAS VENDAS        

4        MÉTODOS DE CUSTEIO        

5        PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO        

6        UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO        

7        CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS        

8        PONTO DE EQUILÍBRIO        

9        A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO NA EMPRESA        

10        A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL        

11        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A Indústria Pelicano Ltda., que industrializa cuecas e calcinhas, contratou a empresa de consultoria Christ, a fim de auxiliá-los na análise da formação do preço de custo de produção e do preço de venda do produto.

Em razão das dificuldades que a indústria passa na gestão empresarial serão dados alguns esclarecimentos ao sócio administrador, Sr. Jonas Caetano, e demais dirigentes a respeito de gestão industrial através de informações conceituais e teóricas.


  1. GESTÃO INDUSTRIAL

A gestão industrial gera informações para o apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas.

Tem como objetivo principal a contabilidade de custos, tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são gerados os custos que deverão compor o preço do produto.


  1. DIFERENÇAS NA APURAÇÃO DOS CUSTAS DAS VENDAS

É necessário conhecer o custo da atividade, pois é condição básica para tocar qualquer empresa, seja ela comercial, industrial ou uma prestadora de serviços, independente do seu porte, nos dias atuais de hoje.

Convém explicar o que são custos. Para Martins (2003, p. 25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, é um dispêndio de tempo, dinheiro, esforço, etc.

Nas indústrias segundo Costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

Já no comércio varejista para a atribuição dos custos são classificados os gastos quanto ao volume comercializado no período, para isso os custos e as despesas devem se classificadas em fixas e variáveis, lembrando que o custo está voltado para os gastos originalizados para a obtenção de receita e a despesa trata-se de um gasto originado na operação da loja.

A definição do preço de venda com base nos custos incorridos para fabricar um produto ou realizar um serviço, agrega ao custo uma margem conhecida como Mark-up, expressa na forma de índice ou percentual, e adicionada ao custo dos produtos. Contudo, esse custo apresentará variações dependendo do método de custeio utilizado.

A decisão do preço de venda é uma das mais importantes para a empresa, afinal, a receita que a empresa recebe na venda de seus produtos ou serviços é a principal entrada de recursos na empresa. Recursos estes que serão utilizados para saldar os custos e despesas incorridos e apure o lucro no período.


  1. MÉTODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio determinam os valores que compõem os custos, os quais podem ser diretos e indiretos, fixos e variáveis.

Os custos diretos são aqueles que podem ser identificados e quantificados nos produtos prontos ou serviços, ou seja, estão ligados diretamente na produção. Já os custos indiretos são aqueles que necessitam de medição para definir o critério de rateio, ou seja, não são identificados perfeitamente nos produtos ou serviços.

Os custos fixos são aqueles que independem do volume de produção, estes custos não se alteram. Já os custos variáveis variam em função da quantidade produzida, ou seja, quanto mais se produz maior será o custo.

Os métodos de custeio podem ser classificados como custeio por absorção, custeio variável e custeio marginal.

4.1        Custeio Variável

Trata-se de um método que se utiliza apenas dos custos e despesas que tem relação proporcional e direta com a quantidade de produtos. (PADOVEZE, 2006)

4.2        Custeio por Absorção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com