TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Industrial

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA 4

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 6

2.3 O MERCADO FINANCEIRO 7

2.4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade de custo foi impulsionada pela revolução industrial, e desde então foi aperfeiçoando e auxiliando na tomadas de decisão por meio de seus relatórios que refletem a realidade da empresa. Com o processo de harmonização das normas contábeis no Brasil, surgindo a partir de 2008 com a Lei 11.638/07, e sendo alterada pela Lei 11.941/09, aconteceram grandes transformações na forma de avaliar os ativos da empresas. Sendo assim alterando a visão de custo da empresa. Com todo esse contexto ressalta-se que a contabilidade de custo unido com a contabilidade gerencial, auxilia no processo de tomada de decisão. Tornando a realidade da empresas mais homogenia em relação a mercado, não somente o nacional, como o internacional, por meio do mercado financeiro, pelos bancos (capital terceiros) e mercado de ações (Capital Próprio). A contabilidade de custos tem importância fundamental nas grandes indústrias, pois é por meio de uma gestão de custo eficiente, que a empresa obtém êxito em seu resultado. O custo busca métodos, para mensurar o verdadeiro custo de cada produto fabricado. O referente trabalho irá tratar da contabilidade na atualidade e a indústria, a contabilidade de custos industriais, o mercado financeiro, e a importância da gestão de custos na indústria.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade contemporânea, vem evoluindo e se atualizando, transformando de ser um mero instrumento auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais em sistemas de custeio, em um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.

A gestão financeira se constitui numa das questões mais importantes dentro do processo administrativo de qualquer organização, possuindo objetivos que focalizam lucros financeiros. Desta feita, é importante que nós reconheçamos a relevância da análise de investimentos sob o aspecto de um processo analítico que vise a otimização dos limitados recursos disponíveis. (Callado, 2000).

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

A contabilidade atualmente tem se comportado como ferramenta fundamental para tomada de decisões. Nas indústrias ela tem se destacado pelo seu papel fundamental no controle e mensuração dos custos associados a área de produção. No entanto é preciso saber que fatores diversos influenciam a contabilidade e a indústria no cenário econômico em que estão inseridos. A força da moeda, a inflação, o incentivo ao emprego, a legislação. Então para entender e compreender a contabilidade e a indústria na atualidade vai dividir em três seções:

• Setor industrial na Atualidade:

A indústria teve sua origem na Inglaterra onde aconteceu a primeira revolução industrial, onde as empresas trabalham com maquinas a vapor e ao longo dos outros países foram sendo influenciado, pela industrialização e o até então artesanato e processos agrícola foram migrando para essa área. Houve três revoluções indústrias. Sendo a que está em curso é a terceira, a partir de meados do século XX, surgiu terceira ou conhecida como revolução técnico-científica informacional tornando responsável pela informatização das sociedades e pelo desenvolvimento dos transportes, comunicação, biotecnologia e informação. Por meio disso, as multinacionais disseminaram pelo mundo, propiciando a industrialização de países subdesenvolvidos, que, antes disso, produziam apenas matérias-primas para as nações desenvolvidas.

No Brasil a indústria é considera nova, pois o processo aqui foi mais lendo e tardio, já acontecendo no inicio do século XIX, e ainda não aconteceu a nível nacional, existindo concentração de grandes indústrias em regiões mais favorecida economicamente. Atualmente devido a esforços anteriores, a indústria brasileira é vasta e hoje consegue ocupar elevados índices no ranking mundial.

• A contabilidade como ferramenta de geração de valor para a indústria

A contabilidade tornou-se um instrumento de gestão, contribuindo com informações relevantes e dando suporte no processo e concorrência, necessitando do aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim necessário para o sucesso das empresas.

Conforme Iudícibus, Martins e Gelbcke (2006, p. 48):

“A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destina a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade e objeto de contabilização.”

Portanto a contabilidade passa a ser uma ferramenta de valor para as indústrias, ajudando no processo de estabelecimento da empresa no mercado. Suas demonstrações e seus relatórios bem realizados fazem com que as empresas possam através de analises dos balanços e de resultado alcançar um custo menor, uma estratégia de mercado melhor, podendo analisar as margens de cada produto, auxiliando qual produto é mais rentável para a empresa.

• Demonstrativos contábeis obrigatórios

Com o advento da lei 11.638/07 e 11.941/09 a contabilidade brasileira vem passando pelo processo de convergência as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). O conjunto completo das demonstrações contábeis que está previsto no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com