TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE É TÃO ANTIGA QUANTO A HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

A História da contabilidade

A história da contabilidade é tão antiga quanto a História da Civilização. Ela está revestida com fatos que demostram uma evolução muito lenta no tempo, exclusivamente, à própria história das Contas, ou seja, fazer daquilo que se tem ou daquilo que deverá ser entregue a terceiros.

O homem primitivo já praticava uma contabilidade ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos e com o passar do tempo começou a registrar em desenhos seu patrimônio. Foi pensando no futuro que o homem começou a fazer os primeiros registros a fim de poder conhecer suas reais possibilidades de uso, de consumo e produção. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, começou a se preocupar em saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Ela surgiu pela necessidade pratica, onde seu propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.

Dessa forma o gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades, e ao longo do século muitas tentativas foram elaboradas até que no renascimento surge a figura de Luca Patcolli, que desenvolveu o método das partidas dobradas – segundo o qual todo o débito em uma conta existe simultaneamente um credito. 

A regulamentação do exercício da profissão contábil apareceu em 1770, e quando a família real veio para o Brasil iniciou-se o ensino contábil com a aula intitulada "Aula de Comércio da Corte". No Brasil, a contabilidade difere-se dos demais países pela diversidade, pois os sistemas e métodos contábeis são impares, enquanto em alguns países as informações são dirigidas principalmente ás necessidades dos investidores e dos credores. Por outro lado, em vários países Sul- Americanos, está designada primeiramente para assegurar que o montante apropriado do imposto de renda seja arrecadado pelo governo.

Percebe-se que a contabilidade possui vários modelos padrão, mediante a característica dos países. No entanto, de qualquer forma tem uma dinâmica e uma maleabilidade muito grande, adaptando-se perfeitamente em qualquer contexto em que esteja inserida.

Um dos fatores que consistem na essência da contabilidade é a mensuração de dados, onde o homem possa contar desde carneiros até ouro sendo que os padrões dos registros sigam a mesma linha de pensamento, facilitando com isso as relações sociais e a troca de propriedades.

A Contabilidade nasceu com o compromisso e a necessidade de bem informar, seu progresso passou por fases conforme a evolução dos povos mas apenas no século XX os estudiosos começaram a formalizar de maneira prática e objetiva os princípios que regem a Contabilidade.

A contabilidade tem a necessidade de mudanças para acompanhar a evolução da economia, ampliando sua quantidade e dando maior confiabilidade nas informações, sendo que a função essencial da contabilidade não se alterou ao longo do tempo, visando ser um instrumento de informação, decisão e controle, fornecendo informações capazes de atender os objetivos dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com