TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Contabilidade

Por:   •  15/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Autores: Larissa Freitas Santos; Leonardo Luís de Sousa Alves.

Professora: Ronéria.

POMPÉU

2018

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é tão antiga quanto o ser humano, podendo associa-la ás ideias de mercado que existem desde que o homem começou a fazer suas trocas ou tomar suas posses de terras no início da agricultura, necessitando então de fazer um controle de seus ganhos.

Para estudar a história da contabilidade se faz necessário o entendimento de alguns conceitos, como: o que é a contabilidade, e qual é seu objetivo e sua importância.

Segundo CREPALDI (2002) A contabilidade é a ciência que estuda e controla os bens e as finanças de uma empresa através de registros financeiros. Podemos dizer então que seu objetivo é o gerenciamento do patrimônio, e os registros financeiros devem abranger todas as transações da entidade.

O conceito oficial no Brasil foi formulado pelo primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado no Rio de Janeiro, e diz que a contabilidade é uma ciência que estuda e pratica a orientação, o controle e os registros relacionados à administração econômica.

As informações oferecidas pela contabilidade para as empresas são de suma importância, através dela o proprietário (ou sócios), tem condições de avaliar a situação, ou saúde financeira da empresa, analisando receitas, despesas e prejuízos. Essas informações dever ser: confiáveis, trazendo segurança aos usuários; ágeis, sendo elaborados em tempos hábeis; fonte para tomada de decisões (CREPALDI, 2002).

Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve pesquisa bibliográfica sobre a história da contabilidade, e descreve-las, evidenciando os fatos históricos acerca do surgimento e da evolução da contabilidade, tanto em âmbito mundial quanto no Brasil.

  1. DESENVOLVIMENTO
  2. Como a contabilidade teve início há muito tempo, a sua história pode ser dividida em partes, começando pela antiguidade, passando pela idade média, era moderna, até ser considerada uma ciência.

  1. Antiguidade

A Contabilidade na época medieval, era um sistema bem simples, feito através de cálculos básicos apenas para ter uma noção dos bens que a pessoa possuía. Pelo fato de quase não existir dinheiro, a maioria das transações eram feitas por meio de trocas, sejam elas, trocas de serviço, alimentos, roupas, animais, tecidos e até mesmo de armamento (MARQUES, 2010).

Segundo Reinaldo Lunelli, a contabilidade, seguindo seu caminho, teve seu crescimento e aperfeiçoamento, que se deu das necessidades do capitalismo, com o aumento da produção e retenção de capital o que resultou em alterações de relações de trabalho passando de mão-de-obra escrava para assalariada, modificando os processos da época tronando-se mais complexos.

  1. Idade média

Já na idade média a contabilidade teve um longo período de estagnação, esse retrocesso se deu devido acontecimentos como, a invasão de bárbaros e hunos a Europa ocidental, acarretando na desagregação da base econômica e política criando uma terrível crise socioeconômica (HENDRIKSEN, VAN BREDA, 2009).

Reinaldo Lunelli  diz que a era medieval é considerada uma época que soube aprender e aproveitar os conhecimentos das civilizações antigas, consideradas importantíssimas para o desenvolvimento da ciência,  grandes inovações foram feitas e aprimoradas  como,  o moinho de vento, aperfeiçoamento da bussola, técnicas na indústria artesanal com sistema de mineração e metalurgia e para a contabilidade o principal foi a necessidade do comercio exterior em registrar os recebimentos e pagamentos em dinheiro diários o que resultou na ideia do  “livro caixa”. (HENDRIKSEN, VAN BREDA, 1999)

  1. Era moderna

Esse período é chamado de Renascença, e o marco desses períodos foi a primeira obra conhecida que difundiu as partidas dobradas para o mundo como a obra do Frei Luca Paccioli e foram inseridas em uma obra de Aritmética, Geometria, Proporções e Proporcionalidade, editada em 1494, por Paganino dei Paganini, em Veneza. A seguir conceituava o inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram "Pro" e "Dano"; sobre correções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc. Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Paccioli expôs a terminologia adotada: · "Per", mediante o qual se reconhece o devedor; "A", pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje. (SÁ, 2004).

  1. As mutações sofridas em sua evolução

Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutações, não apenas legais, mas também práticas. Esta evolução vem da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras.

Os métodos utilizados na era primitiva com certeza não são os mesmos de hoje, tudo naquela época era mais simples porem mais complexos. Não existiam registros das transações, tudo era feito apenas no ato, não existiam registros nem notas fiscais que pudessem comprovar nem compra nem a venda daqueles negócios.

Hoje, com a internet cada vez mais consolidada dentro das organizações, basicamente todas as obrigações acessórias das entidades podem ser cumpridas através de programas de processamento de dados que tratam as informações e as remetem ao órgão competente. É claro que com isto, a fiscalização também ganhou agilidade.

  1. Seus objetivos dentro de uma empresa

A Contabilidade é um dos principais sistemas de informações das empresas. Ela fornece várias informações e dados para as decisões dos sócios proprietários e administradores. As informações oferecidas pela Contabilidade interessam também aos bancos, às financeiras, às empresas fornecedoras e compradoras, bem como ao Governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (306.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com