TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

1. IMPORTANCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis tem sido de grande importância hoje, diante de um mercado tão competitivo e das constantes mudanças no cenário econômico, social e político. Quando iniciadas as análises, corretamente, deixam de ser apenas dados e passam a prover informações importantes facilitando a tomada de decisões.

Hugo Rocha Braga, explica que “o objetivo da análise das demonstrações contábeis como instrumento de gerência consiste em proporcionar aos administradores da empresa uma melhor visão das tendências dos negócios, com a finalidade de assegurar que os recursos sejam obtidos e aplicados, efetiva e eficientemente, na realização das metas da organização. A atividade administrativa deve ser desenvolvida em conexão com as informações contábeis, com vistas aos aspectos de planejamento, execução, apuração e análise do desempenho.” (BRAGA, 1999, p. 166).

Para avaliar uma empresa existem várias técnicas, estas demonstrarão qual a sua rentabilidade, lucratividade, liquidez, fluxo de caixa e sua longevidade no mercado, entre outras informações. Através de índices será possível realizar comparações entre passado e atual situação da empresa e que medidas adotar para sua melhoria e crescimento.

Essa análise será possível com a participação ativa de um profissional contábil nas organizações contando com o apoio de seu Administrador. Iniciadas as medidas de análises de demonstrações, isso possibilitará aos empresários e administradores um melhor planejamento organizacional, bem como controlar seu patrimônio e suas atividades sociais.

2. ANALISES VERTICAL E HORIZONTAL

Consideradas técnicas de simples aplicação, mas ricas em informações são as analises Vertical e Horizontal. O objetivo dessas análises, vertical e horizontal, é fazer comparações dos valores através do tempo. “É recomendável que ambas as análises sejam usadas em conjunto. De fato, ambas devem ser entendidas como uma única técnica de análise.” (LEITE, 2014).

2.1 ANALISE VERTICAL

A análise vertical é um processo comparativo entre itens de uma mesma demonstração em relação a própria empresa em períodos anteriores ou com padrões do ramo de atuação. Nela é apresentada a importância de cada conta na demonstração e também torna possível deduzir quais itens estão fora de sua proporção usual.

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações contábeis. São Paulo: Atlas, 1999.

LEITE, Albert Lima. Demonstrações Financeiras - Elaboração e Interpretação de Análise Horizontal e Vertical. <https://www.linkedin.com/>. Acesso em 06/03/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com