TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO CONTADOR GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  29/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.871 Palavras (20 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GABRIELA RUCELY SOUSA GOMES TORRES

O PAPEL DO CONTADOR GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÕES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BACABAL – MA: estudo de caso

BACABAL - MA

2017

GABRIELA RUCELY SOUSA GOMES TORRES

O PAPEL DO CONTADOR GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÕES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BACABAL – MA: estudo de caso

Projeto de TCC apresentado à Universidade Ceuma – como requisito parcial para a obtenção de nota.

Orientadora: Prof.ª Alice Santos

BACABAL – MA

2017

SUMÁRIO

Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

1.2        PROBLEMA        5

1.3        HIPÓTESE        5

1.4        OBJETIVOS        5

1.4.1 Objetivo Geral        5

1.4.2 Objetivos Específicos        5

1.5 JUSTICATIVA        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 Microempresa        6

2.2 Contabilidade Financeira versus Gerencial        7

2.3 Funções da informação contábil gerencial        10

2.5 Demonstrações contábeis        12

2.6 A importância da informação contábil para a tomada de decisão        13

3        METODOLOGIA        15

3.1 LOCAL DE ESTUDO        15

3.2 TIPO DE PESQUISA        15

3.2.1 Quanto a Natureza        15

3.2.2 Quanto a abordagem do problema        15

3.2.3 Quantos aos objetivos        15

3.2.4 Quanto aos procedimentos técnicos        16

3.3 MÉTODOS E INSTRUMENTOS DE DADOS        16

3.4 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS        16

4 CRONOGRAMA        17


1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência social que tem por finalidade analisar, controlar, organizar, registrar e interpretar os fatos incididos no patrimônio das entidades tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. Neste sentido o profissional contábil dispõe de variadas alternativas de atuação, dentre elas a contabilidade gerencial, que partir das informações contábeis geradas, avalia, decifra os dados e transforma em informações gerenciais que serão utilizadas pelos gerentes e administradores das entidades, auxiliando no processo decisório que é substancial para o gerenciamento e sobrevivência da empresa, pois possibilita a visualização da situação vivida pelo negócio e, por conseguinte, a identificação de oportunidades para alavancá-lo.

O contador gerencial é aquele com ilibado saber não só em contabilidade, mas também em outras disciplinas do setor contábil. É aquele que conhece a organização em que trabalha e sugere a tomada de decisão de acordo com os dados por ele gerados.

As microempresas desempenham um papel social e econômico importante Brasil, pois são fontes potenciais de geração de emprego e renda. Entretanto devido às altas cargas tributárias, crise financeira e má gestão, muitas dessas empresas vivem em risco constante de fecharem as portas. A Empresa que possui contabilidade financeira, mas não a usa nos processos administrativos e gerenciais da empresa não possui gerenciamento contábil, por conseguinte, está mais propícia a falência.

A crise financeira mundial, que é mais sentida em países emergentes como o Brasil, tem se expandido e abrangido todos os seguimentos empresariais, seja ele comércio, indústria ou prestadora de serviço. Para que as empresas permaneçam abertas, é imprescindível que a contabilidade gerencial seja inserida como modelo de gestão efetiva, visando garantir e direcionar como as empresas devem proceder em momentos difíceis, mostrando como aproveitar as oportunidades e como tomar as decisões, como base em dados de controle contábil rigorosos.

Um dos maiores problemas é que grande parte das microempresas não possuem administradores e são geridas pelos proprietários, os quais, muitas vezes, não dispõem de formação superior nem visão de administração ou gestão de empresas. As decisões geralmente são fundamentadas nos conhecimentos do senso comum, utilizando formas de gerenciar que coloca em risco a própria sobrevivência da empresa e em muitas situações, levam até mesmo à falência.

Outra parte das empresas conta com administradores, gerentes e proprietários que não conseguem entender a importância do contador gerencial e a sua função para a organização e consequentemente não o apoiam. Para eles a função do contador é apenas burocrática e atende apenas ao fisco e as informações geradas não têm importância decisória.

Deste modo, o estudo sobre contabilidade gerencial se tornou de grande relevância, devido à expressiva importância desta ferramenta para uso do microempresário, com a finalidade de tomar decisões mais ágeis e eficazes, visando a redução de custos, aumento da eficiência na produção e melhora na qualidade dos produtos e serviços, tornando o seu negócio mais competitivo.

As empresas de modo geral, são a base da economia de um país e por isso fortalecê-las é de vital necessidade, pois são elas que geram empregos e promovem a circulação de dinheiro. A situação econômica desfavorável não é o único fator que implica na falência das empresas, mas sim a falta de gerenciamento nos momentos em que até um ato administrativo pode alterar o patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (265.3 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com