TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA AS EMPRESAS

Por:   •  20/6/2019  •  Monografia  •  4.385 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA AS EMPRESAS

SILVA, Willian[1]

FAEL. Willian.barbosa1@gmail.com

Me. ZANETTI, Elizabeth²

FAEL. Faculdade Educacional da Lapa

RESUMO

Com as crescentes transformações das obrigações fiscais no cenário brasileiro, a auditoria tornou-se um instrumento de trabalho que permite fazer uma análise de todo sistema financeiro de uma organização. Partindo deste príncipio, o presente trabalho tem como premissa fazer uma descrição desse procedimento técnico que propicia a realização de demostração contábil e financeira de uma instituição. Acredita-se que, o conhecimento das vantagens da auditoria pode desmitificar visões errôneas acerca deste trabalho.  Para realização deste trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica para definição e compreensão da auditoria, após esse trajeto realizou-se uma entrevista com um auditor externo com intuito de identificar a importância desse trabalho nas empresas bem como os desafios a serem superados na profissão. Os resultados apontados nesta pesquisa revelaram que a auditagem apresenta uma série de vantagens para as empresas, principalmente no atual cenário marcado por mudanças na economia. Entretanto, falta o reconhecimento profissional uma vez que muitos empresários não conhecem o objetivo do trabalho ou possui a crença de que a auditoria é somente para empresas de grande porte. Muito se tem a fazer para expandir o trabalho da auditoria no Brasil, isso exige o empenho de cada profissional e ainda mais pesquisas científicas sobre a área, são ações que contribuem para demistificar a visão existente.

Palavras - Chaves: Auditoria. Gestão. Economia. Administração


1  INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo relatar as contribuições da auditoria dentro do contexto empresarial, apresentando ainda os desafios existentes na atuação desta atividade. Sabe-se que, administrar uma empresa no atual cenário do país requer uma série de conhecimentos sobre administração e finanças, e muitas empresas acabam encerrando suas atividades em decorrência da falta de planejamento contábil e ainda por não conhecerem a auditoria. Assim, a escolha da temática apresentada neste artigo surgiu a partir da necessidade identificada em discutir os benefícios de uma auditoria, uma vez que muitas empresas não conhecem a função dela.

Pesquisas afirmam que a maior parte dos problemas das empresas concentra-se na organização e no planejamento dos recursos financeiros, porém nem todos possuem consciência disso. Especialistas apontam que a auditoria além de contribuir para maior transparência nas informações contábeis, aponta falhas na administração e apresenta solução para adequação dos recursos e aumento dos lucros.  Porém, a inexistência do conhecimento sobre a auditoria levam as pessoas a criarem uma série de representações sobre a sua funcionalidade, a visão equivocada consequemente impede a implantação de um serviço que poderia contribuir para o crescimento da empresa.  Alguns trabalhos já desenvolvidos e também utilizados nesta pesquisa trazem à tona como funciona a auditoria nas empresas, mas, verifica-se que ainda é preciso mais diálogo sobre o fazer da auditoria principalmente para os empresários.

Por isso, buscou-se nesta pesquisa discutir sobre a prática da auditoria nas empresas com intuito de desmistificar possíveis visões equivocadas que consequentemente impedem a implantação de um serviço.  Este artigo é divido em sete capítulos, sendo o primeiro a introdução, o segundo apresenta definição da atividade e suas categorias, bem como os preceitos teóricos que fundamentam as discussões, o terceiro aborda sobre a importância da prática no cenário contemporâneo, o quarto aponta o papel do auditor e os desafios da atuação, no quinto descrevemos os caminhos percorridos para construção da pesquisa, o sexto capítulo é um relato de uma entrevista com um auditor a fim de analisar a prática com a teoria abordada, por fim, no capítulo sete concentra as pontuações finais deste trabalho. Os resultados apontados nesta pesquisa destacou que a principal dificuldade do profissional auditor é o fato das empresas não valorizaem sua prática, e muitos também acreditam que a auditoria é direcionada somente para empresas de grande porte, não conseguem ter uma visão micro.

Assim, a partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, o presente artigo buscou formentar discussões sobre a auditoria no Brasil, sendo o objetivo desmitificar visões errôneas que possivelmente impedem muitas empresas de mudar suas práticas por não conhecerem as vantagens da auditagem nos processos gerenciais.

2   O QUE É AUDITORIA? COMO SE DÁ SUA APLICABILIDADE?

A auditoria é uma atividade que tem como premissa verificar com profundidade a administração de uma empresa, seja ela, pública ou privada, as análises realizadas por este trabalho ocorrem através das demostrações contábeis e tem como premissa a redução de custos e o cumprimento das legislações fiscais existentes.  Esse tipo de serviço é novo no Brasil, ele surgiu com o avanço do capitalismo e ainda com o crescimento das grandes empresas, e com as transformações sociais verificou-se uma necessidade de aprimorar o controle da gestão que até então não era realizado com tanta eficácia (ALMEIDA, 2012).

A etimologia da palavra auditoria tem origem no latim audire ao qual significa aquele que ouve, observa-se que o próprio termo traz à tona um pouco de como deve ser a postura do auditor em sua atuação profissional. Ou seja, para fazer uma análise financeira é primordial antes de qualquer técnica saber ouvir os envolvidos no processo para que por meio deles possa identificar o caminho para realizar a auditagem, tomando como base a realidade da empresa (ATTIE, 2009).

 

O trabalho de auditagem requer muito conhecimento do profissional, é importante lembrar que somente o contador é habilitado para exercer essa atividade.  A função de auditor é regida pela Lei nº 4.728 de 1965 ao qual propõe algumas regulamentações para o desenvolvimento da atividade, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC também possui algumas resoluções que discute as normas para a prática da auditoria no Brasil, além disso, existem alguns órgãos representativos como Ibracon, Audibra e CVM, cada um deles possui a finalidade de discutir, fiscalizar e ampliar o trabalho da auditoria em nosso país (ALMEIDA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com